▼
quarta-feira, 21 de maio de 2014
Tinta de lousa fácil pra cozinha e hortas urbanas
Quem me deu o caminho foi a amiga e leitora Ana Laura. A receita está lá no Manual do Mundo, de um maluco que ensina em vídeo muitas coisas legais e úteis. Entre elas já testei a tinta de vidro, uma beleza, e esta de lousa, afinal temos deixado vários recados na horta comunitária. Claro, já existe a tinta pronta, mas você pode não precisar de um pote inteiro e pode gastar muito menos além de guardar os ingredientes para misturar quando quiser pintar apenas um pedaço de papelão. Ou dividir com a vizinha (de vez em quando empresto meu kit pra minha vizinha, outra Ana, e ela repõe a cola por gentileza, que nem precisava). Você pode encontrar estes ingredientes em qualquer loja de materiais para construção. Já usei como suporte jogos americanos de plástico - estes são ótimos para pendurar em postes. E papelão, tábua, azulejo, balde. Dá pra pintar uma parede inteira na cozinha, deixar um recado no quintal, decorar a sala com desenhos, fazer graça. E se você tem talentos, poderá deixar sua cozinha linda, como podemos ver aqui.
De minha parte, tenho usado para deixar recadinhos na horta e na porta de casa, como por exemplo "mudas de jabuticabeira, pode levar" (desta não tirei foto) ou limpar uma viela viciada em entulhos e colocar um lembrete para não jogarem lixo ali (funcionou!), para regarem a hortinha com água de lavagem de verdura etc. Enfim, tenho usado para fins utilitários mesmo.
Como se faz: basta misturar um pouco de pó de rejunte cinza (ou qualquer outra cor que combine com o tom que você quer) com cola branca até dar o ponto de massa de panqueca. Aí é só ir acrescentando pigmento para tinta na cor preta e misturando. Escolha a superfície e use uma esponja de espuma para espalhar. Deixe secar por um dia à sombra. Se houver sol, em poucas horas já poderá usar. Para apagar, use um pano úmido. E, pra deixar no tempo, tenho usado giz de cera.
Mas não deixe de ver o vídeo.
Algumas fotos:
8 comentários:
Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide
Genial!!!!!
ResponderExcluirTenho tudo isso em casa dando bobeira e quase sai pra comprar a tinta de lousa que é cara por aqui!!!! Brigadão e muitos beijos da Eliane!
Genial!!!!!
ResponderExcluirTenho tudo isso em casa dando bobeira e quase sai pra comprar a tinta de lousa que é cara por aqui!!!! Brigadão e muitos beijos da Eliane!
Oi, Neide
ResponderExcluirEssa tinta de lousa não sai quando molha com a chuva? Afinal a cola branca e lavável, não é?
Neusa
É isto aí, Eliane! Fácil e barato.
ResponderExcluirNeusa, a cola é solúvel mas o rejunte quando endurece, não. As que tomaram chuva permanecem inalteradas.
Um abraço,n
Que show ! Adorei aprender a fazer a tinta, mas mais ainda adorei a iniciativa dos recados na horta, das mudas pra doação,etc, etc. Um beijo.
ResponderExcluirAdorei!!! Neide bom para fazer plaquinha e colocar no canteiro com o nome da erva.
ResponderExcluirBjs
Adorei Neide! Muito obrigada pela dica!
ResponderExcluirDa pra fazer com outras cores mais claras?
ResponderExcluir