quinta-feira, 8 de maio de 2014

Quinta sem trigo: massa versátil de polvilho com queijo

 

Citei esta massa quando mostrei os presentes dos amigos de Fortaleza, Hermano e Manoela e o que cozinharam aqui em casa.  Também mostrei a massa quando falei de Fortaleza, onde, na casa deles, comi um tipo de beiju-pizza de frigideira feito com ela. Foi Hermano quem inventou de modificar a massa de pão de queijo para cozinhá-la no fogo. Já repeti a massa, mas também fiz como ele, sem medidas, pois o ponto é dado pelos ovos.

Basta misturar o polvilho já hidratado em um pouco de água, ou goma já pronta para tapioca, com ovos até formar uma massa pegajosa. Aí é só juntar temperos e queijo ralado a gosto. O queijo que tiver e o tempero que quiser.

Hermano costuma fazer a massa numa frigideira como um grande beiju ou panqueca ou pizza, a depender do que vai acompanhar. Na casa deles comi a delícia coberta com queijo e ficou como uma pizza. Aqui em casa,  Hermano resolveu usar minha frigideira de ferro para takoyaki, que comprei no bairro da Liberdade, não sei mais em que loja. Fez a massa com uns pedacinhos de queijo manteiga e pimenta e cozinhou em fogo super baixo, virando a massa com palitos,  para cozinhar por igual.  Os meus, fiz sem pimentas e usei 70 g de queijo manteiga para 3 ovos.  Se não tiver esta frigideira, é só fazer mesmo como pequenas panquecas. E, seja lá que frigideira escolher, não precisa untar, pois esta mistura de polvilho com ovo solta-se facilmente da placa quente, mesmo que não seja antiaderente.

E com a massa você pode ainda ir brincando na frigideira fazendo riscos e formar uma panqueca rendada. A Dendê preferiu os bolinhos redondos e bem recheados.  Espero que também explore a massa e me conte como ficou.
 
Estes são os meus, mais branquinhos, mas gostosos. Dendê está de olho
Vejam aqui algumas fotos da massa em Fortaleza e aqui em São Paulo.

A massa nasce assim. A partir do polvilho já hidratado
como se fosse fazer tapioca

Hermano mostrando a consistência da  massa
Na frigideira 
Com queijo e outros temperos
Com cobertura
Virando os bolinhos na frigideira de takoyaki
Brincadeira minha com a massa 

2 comentários:

  1. Muito bom. Bom mesmo.
    Como boa mineira, AMO ! por aqui chamamos de biscoito de goma, quando feito sem o queijo.
    Essa semana assisti a um vídeo da Dona Dida em Gonçalves - MG, fazendo seus famosos biscoitos.
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Neide

    Descobrimos que minha filha é celíaca (esse o nome?)e vivemos procurando coisas novas pra fazer.
    O seu blog é um maná...Uma pergunta: quanto mais ou menos de polvilho para os três ovos? ou de goma da feira?

    abraço
    Pedro

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide