Agora com esta coisa de plantar no sítio e também na hortinha comunitária, não há recipientes e vasos que cheguem. Aí, outro dia, andando pela rua, vi as folhas de sete-copas no chão. Pensei: se embrulham peixe que vai ao forno porque não embrulhariam um pouco de terra. Pronto, foi chegar em casa e testar. Vale pra estas pequenas transições do tipo tirar da terra e levar pra outra terra. Nossa horta/ jardim tem sido assim, com mudas a partir de outra planta adulta ou espontâneas arrancadas do quintal e frestas das ruas ao redor. Nestes casos, o ideal é passar para um vasinho e ambientá-la primeiro antes de ir para o lugar definitivo. É por isto que digo que não há vasinho que chegue. Meu quintal virou um verdadeiro viveiro. Os bancos e cadeiras já viraram apoio pra vasos. E o pequeno jardim já não existe mais. Acho que pelo menos o viveiro ficará mais verde e biodegradável. Poderei enfiar o vasinho inteiro na terra sem machucar a raiz e sem sobras.
Como fiz: peguei duas folhas frescas de amendoeira - podem ser as recém caídas verdes ou amarelas. Elas são firmes e flexíveis. Coloquei as duas em cruz dentro de uma xícara que usei como molde. Enchi de terra, plantei a mudinha de pimenta que arranquei do chão - nascida espontaneamente a partir de sementes caídas - e com cuidado puxei. Amarrei com fibra vegetal de fórmio (um excelente planta para se ter por perto) para dar firmeza. Já tem uma semana que fiz o vaso e a planta ainda está saudável. O excesso de água sai pelas frestas. Logo o conjunto todo vai pra horta. E logo teremos pimentas como aquelas da pimenteira mãe de todas.
Sobre a folha de amendoeira ou sete copas, já falei aqui e mostrei ela sendo usada na tapioca acolá.
Então, se não tinha o que fazer no feriado do trabalho, já arrumei trabalho pra você. Até segunda e bom feriado! (hoje tem sesc consolação e domingo tem sesc interlagos - veja aí na página Próximos Passos).
Use um molde - depois é só puxar |
Muda de pimenta e jambu |
Com a doação e venda de mudas, também estou ficando sem vasos. Vou utilizar as embalagens de leite ou cortar garrafas pet. Gostei desta ideia de utilizar folhas!!
ResponderExcluirsucesso!!
Cara, essa sua ideia é GENIAL! Irei a usar na próxima vez que eu for na faculdade pegar mudas e não tiver vasos. E o mais legal é que pode plantar com o "vaso" e tudo.
ResponderExcluirGenial!!!
ResponderExcluirOlá! Gostei muito do seu blog! Queria convidá-la a ler o meu:http://visaocinetica.blogspot.com.br/ e se possível, me dar a sua opinião! obg! (:
ResponderExcluirAdorei os vasinhos folhas, como disse o meu xará: genial.Beleza, praticidade e sustentabilidades juntas.
ResponderExcluirOlá Neide!
ResponderExcluirEsta de aproveitar as folhas para fazer o vaso foi uma idéia muito boa!
Não tenho tais folhas aqui por perto, assim, costumo usar as caixinhas de leite ninho para fazer minhas mudas. Elas resistem um bom tempo e é fácil "desenvasar" quando for plantar no local definitivo. ;)