quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mais Salvador. Pousada Boqueirão

Pois é, andei sumida. Fui fazer um curso de dois dias em Piracaia, oferecido pelo Senar, sobre manejo de formigas saúvas, como aquelas servidas pelo Alex Atala. Elas estão no nosso sítio por todos os lados e as cabeças espremidas rescendem a capim limão e citronela e fazem ótimo tempero. Mas quis aprender tudo sobre elas não para criar e oferece-las a restaurantes (bem que podia), ou só pra comer içás - içá é a saúva recheada de ovos fabricada para virar rainha de um novo formigueiro caso a deixemos se aprofundar na terra em vez de comê-las depois da revoada. Por favor, vamos comer içás. É um bom controle das formigas cortadeiras. Só quis aprender tudo para saber como desarticular o inimigo que tem dificultado nossa tarefa de repovoar de plantas o sítio. Mas deixemos as formigas para outro post e fiquemos aqui só com estas últimas fotos da minha estadia pela Bahia. 

Antes de vir embora, passei rapidinho na pousada da italiana Fernanda Cabrini, lider do Slow Food de Salvador. Fomos lá, minha amiga Silvia Lopes e eu, para conhecer o espaço e encontrar com o casal de amigos Marcelo e Janaína, também do Slow Food.  A pousada Boqueirão é mais frequentada mais por estrangeiros, fica a poucos metros do Pelourinho, no centro histórico, e ocupa um prédio antigo todo reformado com vista estupenda para o mar e coberto de muito verde e flores coloridas. Na decoração, muito artesanato baiano, muitas panelas de barro, peças decorativas e utilitárias feitas por artistas locais, além de ingredientes de agricultura familiar e produtores orgânicos. Fernanda muitas vezes viaja para comprar determinado produto e, claro, aproveita cada viagem para trazer o que encontra de especial. Não conhecemos os quartos nem provamos o café da manhã, que tem a maior fama de excelência, mas enquanto esperávamos Fernanda que vinha chegando de uma expedição também à caatinga (com a mala cheia), companhamos a cozinheira Graça fazendo o bolo para o dia seguinte. A cozinha é linda, toda organizada, limpa, com frutas frescas. Tudo condizente com a beleza da cozinheira. Saí de lá com presentes da Fernanda e do casal e com vontade de estar lá no outro dia pra comer aquele bolo de maçãs batido com tanto esmero. 

Aqui, algumas fotos e o site da pousada: http://www.pousadaboqueirao.com.br/



Graça, a cozinheira


Janaína, Marcelo, Fernanda e eu

Adorei a ideia do porta bandejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide