▼
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
Caipirinha pra refrescar
Para a caipirinha, o limão que tiver, do rosa, do tahiti, do galego, do siciliano, umas 8 fatias, de um só tipo ou misturado. Ou umas rodelas de lima da pérsia. Sozinha ou com limão. Ou frutas ácidas e de preferência bem coloridas como a jabuticaba, o kiwi, a uvaia. Soca cada quem num copo com uma colher de açúcar ou, melhor ainda, com xarope de açúcar feito com 1 quilo dele e meio litro de água no fogo, só até derreter. Guarda na geladeira pra usar em sucos e caipiras. Eu uso do açúcar orgânico cristal e na forma de xarope fica mais fácil dissolver. Então, pressiona sobre a fruta a mão de pilão de vidro ou acrílico com delicadeza, fazendo peeling, pra sair o sumo da casca, o suco da polpa. Uns cinquenta mililitros de cachaça bem boa por cima, mistura bem. Muito gelo em cada copo e glupt. Um só copo pra refrescar e alegrar, que ninguém quer ficar cambeteando. O repeteco é igualzinho, mas uma limoneide bem colorida e suada sem cachaça, pra enganar. Já a de de jabuticaba, é só pegar um tanto, quanto mais melhor, da fruta do freezer - congelei um monte na safra pra isso-, cortar ao meio, socar com açúcar e o resto é igual. Depois é só encontrar um jeito de aguentar firme e forte sem reclamar e sem desperdiçar água enquanto as chuvas não vêm.
8 comentários:
Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide
QUE CACHOEIRA HEM ! FAÇO MINHA CAIPIRINHA COM MEL E LIMÃO FICA BOM DEMAIS.
ResponderExcluirHum... adoro caipirinha,bem fraquinha pra beber várias!!! Kiwi, umbu, seriguela,acerola, pitanga...o que tiver, o négocio é aproveitar! Gostei da ideia do xarope, vou fazer.
ResponderExcluirObrigada pela generosidade.
Sucesso sempre!
Bjos
Hum, que delícia! E que boa ideia a do xarope de açúcar! Eu tb uso o açúcar orgânico (demerara) e é bem demorado de dissolver mesmo, vou adotar a ideia :)
ResponderExcluirAi, meu Deuso... a Dendê ficou branca!
ResponderExcluirDercília, a cachoerinha está fraca com esta estiagem.
ResponderExcluirAguiar, eu também adoro.
Letícia, xarope é muito prático pra drinks, refrescos e bebidas em geral.
Anônimo, a Dendê continua preta acinzentado e fica sempre bem longe da água, com medo. A mulher da foto não sou eu, é minha irmã, e a cachorrinha não é a dendê, mas a Bruma.
Um abraço,
N
Que delícia, Neide! Você, como sempre, alegrando nosso paladar e nos desafiando a experimentar a vida em mil formas :) Um abraço!
ResponderExcluironde é essa natureza?
ResponderExcluirÂngela, lá no sítio, em Piracaia. bj,n
ResponderExcluir