terça-feira, 3 de dezembro de 2013

No Restaurante Jiquitaia com Ana Rita Suassuna

Tradição jovem de três ou quatro anos, quando Ana Rita Suassuna - autora de um dos meus livros preferidos, Gastronomia Sertaneja - vem para São Paulo a gente combina junto com Mara Salles de se encontrar para atualizar as conversas e matar a saudade. E o tempo corre rápido. Ana tem sempre muita história para contar e a gente, ganas de ouvir. 


Janice e Ana
Mais Mara e eu
O isqueiro 
 Desta vez, uma amiga comum, a jornalista Janice Kiss, se juntou a nós no restaurante Jiquitaia. Ana nos trouxe uma porção do seu "bolo de noiva" de aniversário de oitenta anos,  delicioso, perfumado, úmido e denso como um bolo inglês, já que não estivemos em sua festa. E, para tornar a mesa ainda mais barulhenta e animada, tirou da bolsa, não para agitar mas só para mostrar,  apitos imitando pássaros, chamados de remedos, usados pelos caçadores antigos. Quem resiste a ouvir o canto dos pássaros? E ainda um isqueiro sertanejo e primitivo. Todas quiseram tentar fazer faísca por atrito de uma chapinha de metal numa pequena pedra de fogo, mas só a Mara conseguiu. Se dependesse do trabalho que dá fazer o algodão do isqueiro pegar fogo para poder fumar, seu uso obrigatório seria um bom incentivo para deixar o cigarro. Talvez venha desta dificuldade o fato de o povo do sertão pouco fumar. Mas a gente se aquietou um pouco para comer. 

Arroz de suã
Linguiça feita ali
Moqueca

A pimenta indígena que dá nome ao restaurante. Sobre a mesa
Queijo com goiabada
Brigadeiro
Agora, quero falar do restaurante Jiquitaia. Não poderíamos ter feito melhor escolha na região da Paulista (fica a duas quadras do Conjunto Nacional). O Tordesilhas, que seria um forte concorrente, não abre no almoço. E se a própria chef Mara que o comanda estava ali e foi quem indicou, podemos encará-lo como concorrente à altura, que corre junto, par a par. Nunca tinha ido, uma vergonha. E não sei como deixei passar tanto tempo sem conhecer. O restaurante é pequeno, elegante,  tocado por dois irmãos, Marcelo e Carolina, com cardápio enxuto, atendimento gentil e eficiente. Tem menu executivo a preço convidativo e pratos deliciosos feitos e montados com zelo. É o meu sonho de restaurante. Do que mais a gente precisa pra comer bem e sair de um restaurante feliz? Eu não sou de ficar falando dos restaurantes por onde passo, mesmo porque não tenho talento para a crítica e são raros os que me empolgam, mas este  está para mim no mesmo compartimento de entusiasmo que o Kidoairaku, o Mocotó, o Maripili e o Tordesilhas. Se não conhece ainda, vá lá e me conte (Rua Antonio Carlos, 268. Telefone: (11) 3262-2366)



E do bolo tradicional da elite pernambucana, que ainda não fiz, já deixo a receita aqui, pois pode ser uma ótima opção como bolo de natal. A Janice passou a limpo a receita escrita à mão pela própria Rita no restaurante. Aqui vai:

Bolo de Noiva (ensinado por Ana Rita Suassuna)

Cinco dias antes, coloque mais ou menos 300 g de passas sem caroço de molho, em vinho moscatel.

Com antecedência, faça um doce com 400 g de ameixa seca sem caroço com pouco açúcar e um pouco d´água para ficar cremoso.

Algumas horas antes de bater a massa do bolo, coloque mais ou menos 200 g de frutas cristalizadas (laranja e abacaxi) no mesmo vinho moscatel das passas.

Ingredientes
250 g de manteiga
250 g de açúcar
5 ovos
250 g de farinha de trigo
100 g de chocolate em pó
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
Doce de ameixa feito com 400 g de ameixa seca sem caroço, um pouco de açúcar e água, até ficar cremoso ou com a ameixa despedaçada.
300 g de uvas passas e 200 g de frutas cristalizadas hidratadas em moscatel (junto com 1 xícara do vinho que usou para hidratar - complete, se for preciso)

Modo de fazer: na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme lisinho. Junte os ovos aos poucos, sempre batendo. Adicione a farinha, o chocolate e o fermento e incorpore bem à massa. Devagar, despeje lentamente o doce de ameixa para que a massa o envolva. Acrescente as passas, as frutas cristalizadas e 1 xícara do vinho que pode ser completado caso as frutas o tenham absorvido por completo. Coloque de forma mais superficial possível para que as frutas não afundem na massa. Unte uma forma redonda com manteiga e forre-a com papel manteiga (fundo e bordas). Em seguida, unte o papel manteiga com manteiga e polvilhe com farinha. Despeje a massa na forma preparada. Leve para assar em forno muito baixo e coloque na mesma hora um recipiente com água para manter a hidratação interna. Renove a água enquanto o bolo estiver assando. Pode demorar várias horas. Deve estar firme no final.

Observações da Ana: "Pecado, pecado!!! As passas e as frutas cristalizadas vão com o vinho para incorporar à massa. Se a hidratação tiver absorvido todo o vinho e não tiver ficado nada de líquido, faz-se necessário acrescentar mais uma xícara do vinho, sacolejar as passas e frutas e depois acrescentar tudo à massa.
Esse é um bolo do tipo que nós chamamos "pesado". Em nada altera a consistência dele o abrir e fechar o forno para ir renovando a água que fica hidratando o forno. O formato da forma é quem define o tempo de forno. Em forma grande redonda leva no mínimo de cinco a seis horas de forno. Em forma retangular, com a massa mais espalhada, leva metade desse tempo. Mas, ele sempre é feito em forma redonda. O dos oitentinhas foi para 120 pessoas, em forma redonda, alta, levou quase nove horas de forno."

5 comentários:

  1. Neide do céu nove horas, tem que fazer no forno de lenha. é isto mesmo nove horas?mas vale a pena a cara dele tá boa.(Diulza)

    ResponderExcluir
  2. Diulza, mas o que levou 9 horas foi o grandão, pra 120 pessoas! É isto mesmo, bem devagarinho.

    Um abraço,n

    ResponderExcluir

  3. Amigas boas, comida ótima e fartas risadas. Encontro mais do que perfeito! Gracias, flor. Bjs, Janice.

    ResponderExcluir
  4. Relembrei a minha infância agora com esta receita! Parece que estou sentindo o cheiro do bolo quente saído da cozinha de alguma de minhas tias avós, eximias cozinheiras. É encomenda certa quando vem algum parente de Pernambuco.. . Alguém sabe se tem pra vender em São Paulo?

    ResponderExcluir
  5. Neide minha cabeça é uma confusão nem vi que era o de +kg.pra saber o tempo do pequeno vou fazer uma divisão. (Diulza) bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide