segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Amanhã é o Terra Madre Day

Amanhã, no mundo todo, convívios do Slow Food e associados costumam comemorar o dia da terra, Terra Madre Day, celebrando o que ela nos dá. Há um ano, o Come-se comemorou com alguns leitores uma colheita urbana. Neste ano, vou estar com amigos na cidade onde tenho uma chácara. Para quem estiver por perto, transmito aqui o convite do Slow Food Piracaia: 

Convidamos a todos a se juntarem a nós em um
Almoço Comunitário no Parque Ecológico, em Piracaia-SP, para celebração do Terra Madre Day

O que levar?
A ideia é que os participantes levem um prato preparado
com alimento local para ser compartilhado e sua bebida.
Não esquecer de prato, copo, talheres, guardanapo
e toalha para colocarmos na grama. Lembramos que deve ser evitado o desperdício, o uso de utensílios descartáveis de plástico e que se deve dar preferência para produtos não industrializados.

Quando?
Terça-feira, 10 de Dezembro de 2013
Que horas?
Das 12:00 às 14:00

Onde?
Parque Ecológico de Piracaia
Rua Sebastião Ferreira de Araújo Filho
Bairro de Santo Afonso
Piracaia - SP

E aqui umas palavras sobre o evento que todos associados receberam por email do Slow Food Brasil. Junte-se a nós! 

"Terra Madre Day 2013
Celebrando o alimento local e protegendo a biodiversidade

Todo dia 10 de dezembro o Slow Food comemora o Terra Madre Day que é uma celebração mundial do alimento local.
Onde? Como?
Onde quer que você esteja, pode participar de um TMD.
Clique aqui e descubra os eventos registrados no Brasil e procure pelo mais próximo.
Você também pode fazer o TMD no seu próprio estilo. Pode ser um piquenique ou uma janta familiar, com os amigos, comunitária ou até uma festa. Pode ser grande ou pequeno. O importante é celebrar o alimento e a diversidade, do alimento e das pessoas.

Local
Valorize o alimento local.
Prefira consumir alimentos produzidos próximos de você.
Quanto maior a proximidade, mais você valoriza o entorno e tem garantia maior de um alimento fresco. Procure conhecer um pouco da biodiversidade local.

Indique um produto para a Arca do Gosto
O TMD sempre promoveu o uso de produtos da Arca do Gosto, que são alimentos em risco de extinção. Este ano queremos ir além e incentivar não apenas o uso deles, mas que as pessoas indiquem alimentos para que esta Arca cresça e proteja toda agrobiodiversidade com risco real ou potencial de extinção.

O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo e é de se supor que muitos alimentos tradicionais e silvestres estejam se perdendo junto com nossos biomas.
Indique alimentos de sua memória.
Aqueles que não se encontram mais.

Baixe o formulário de inscrição, preencha e envie para a comissão da arca (arcadogosto@slowfoodbrasil.com)

Participe e convide um amigo para se associar
(para mais informações escreva para contato@slowfoodbrasil.com)"
Slow Food Brasil

Só para ter uma ideia, dê uma olhada nos eventos que acontecem aqui no Brasil: (vá ao site para mais informações sobre estes e eventos no mundo todo) 

Data
Evento

2 comentários:

  1. Querida Neide, sou portuguesa, moro em Coimbra, não sei se conhece. Sigo o seu blogue há já bastante tempo e, apesar de não conhecer muitos dos alimentos de que fala, adoro a forma como se interessa por tudo. É um conceito que gostaria muito de ver ser aplicado em Portugal, aos nossos produtos e alimentos. Quem sabe um dia não possa fazer a mesma coisa. Hoje resolvi comentar porque, veja só, é o dia do meu aniversário, e que dia melhor que o Terra Madre Day! Tenho muito gosto em acompanhar o Slow Food já existe em Portugal o Slow Food Algave com muito que aprender acerca dos nossos produtos. Dê uma olhada no facebook. Beijinhos de Coimbra e continua o bom trabalho. Cila

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cila!
    Que emoção ter notícias de uma leitora de além-mar. Não, não conheço Coimbra, mas adoraria conhecer. Quem sabe um dia.. Eu não tenho facebook.
    Um abraço,
    N

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide