As coisas começam a se acalmar por aqui e vamos fazer de conta de voltei ontem de Goiânia, onde participei da Festa Gastronômica Nossa Pitada. Só para não sentir que o assunto já esfriou, pois ainda ferve em mim a vontade de ir pra cozinha ou pra terra lidar com tudo o que pesou na mala. E o farei com o que sobrou.
Quem sabe eu possa flambar com aguardente de jabuticaba a banana-marmelo caramelada no mel de favas de bolotas da Chapada das Mesas. Ou misturar o mel de florada de jabuticaba com o açafrão-da-terra de Mara Rosa para limpar a voz. Ralar o inhame roxo comprado no Mercado Municipal na banca do Seu Agostino, fazer mingau e comer com a farinha de mandioca bijuzada. E enfeitar um bolo de merengue bem branco com as rosas de coco da Dona Doceira. Plantar a baunilha do Cerrado para com suas favas aromatizar um doce de leite bem gordo. Ou comer o doce de leite já pronto embalado em palha de milho do mercado. Plantar o chuchu, triturar a cúrcuma já cozida e seca e usar com fatias finas das chalotinhas para temperar o chuchu verde forte que já brota. E levar também pra terra jacatupé, mangarito e cará moela, todos da banca do seu Agostino, para que cresçam, se multipliquem e encham de comida minhas cumbucas pretas de barro - lá usadas para assar empadões. Ou fazer sorvete com a banana marmelo para comer com compota de jabuticaba. Ou beber a pinga acompanhada do cajuzinho do Cerrado com sal. Ou não. Isto tudo se fosse ontem, pois pelo menos o cajuzinho já comi todo de uma só sentada, que eu não sou de aço pra resistir a tanta tentação.
Neide Rigo, hj espero por suas histórias como se fossem um gibi e eu não estivesse cheia de coisas por fazer... É meu momento de ir pra roça, pras hortas, pros campinhos e caminhos que perduram na lembrança... E, de quebra, ainda faço vários pratos cujas receitas vc tem a bondade de repartir...
ResponderExcluirClarice.
Meu tipo preferido de mala
ResponderExcluirOi Neide,
ResponderExcluirque bom ter este tipo de post de volta. Aproveitei tua ausência para ver teus posts antigos e finalmente aprendi fazer a tal "panqueca de goma de tapioca".Se eu contar para vc. que estou tentando a mais de um ano, vc.acredita? Pois pode acreditar que é verdade. Depois de muitos acertos e erros, finalmente, consegui e nesta semana já fiz duas vezes!!!! A mala do meu filho que chegou semana passada veio com bastante encomendas,mas nada comparada com a sua mala .(rsrsrs) e ficou faltando a tal de curcuma que ele não achou.
Dona Neide, é sempre um prazer ler suas crônicas, fiquei imaginando o tamanho da sua mala, para caber tanta coisa boa...
ResponderExcluirA senhora fala de ingredientes que a gente nem sabe que existe, é sempre um aprendizado.
Agradeço muitíssimo, fiquei com vontade de conhecer Pirenópolis depois de ler suas postagens.
Muito obrigada por me fazer sonhar!
Ai que vontade de ter ido também!!!
ResponderExcluir:(
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Neide, mala rica e variada heim?! Jacatupé eu não conheço. Já fez algo com esse ingrediente?
ResponderExcluirabraços
or lú ciganinha Hoje à(s) 12:57 pm
ResponderExcluirOração para teu amor te procurar hoje! (alysson) neste momento onde quer que vc esteja. Neste exato instante você perderá a concentração e seu pensamento se voltará para mim. Você entenderá que não pode viver sem mim. Neste exato momento você começará a se desfazer do seu orgulho. Agora mesmo você está com vontade de me ligar/escrever. Agora mesmo você está pensando em mim. Você vai tentar resistir. Não resista. Se você não me ligar/escrever agora, vai me ligar/escrever mais tarde. Ou amanhã... ou depois. Mas neste instante você tem a certeza de que vai me ligar/escrever. Você compreenderá que está apaixonado por mim e não consegue ficar sem a minha presença. Neste exato momento você vai pensar em mim. Eu invoco os três Santos Anjos, Miguel, Gabriel e Rafael para que iluminem o seu coração e desfaça qualquer dúvida. Que Miguel expulse de perto de você todo mal espírito, toda má influência. Que Gabriel anuncie a você o meu nome, que sopre em seus ouvidos a palavra amor e faça lembrar de mim, que me anuncie ao seu anjo da guarda. Que Rafael use o bálsamo curador para curar a descrença que se instalou no seu coração mas que mantenha aberta a cicatriz do amor e do desejo por mim. Assim seja! Com todo meu amor! Quando esta mensagem for publicada, em dois minutos você terá um desejo irresistível de me ligar/escrever e terá um desejo irresistível de me ver. E vai vir, ceda a ele que estou esperando por você. Vem pra mim, só pra mim meu amor! E me telefone agora mesmo.OU MENSAGEM Amém!!! Acho que tudo que é feito com fé dá certo. Deus está no meio de nós e faz maravilhas!
Esse cajuzinho do cerrado tem q ser comido na hora mesmo. A gente não dá conta de esperar :P
ResponderExcluir