Estavam congelados os toletes e assim ficaram até recentemente quando resolvi cozinhá-los. Era querer demais que ele me trouxesse também manivas de Campo Grande, lugar de origem do exemplar. Por isto, me contentei em comer as rosadas sem saber quando terei acesso a similares novamente.
Deve ser a BRS Rosada, selecionada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura a partir da coleta em Ibiassucê, na Bahia. Imagine quantas variedades havia por aqui, com diferentes cores. Esta é apenas uma delas.
É rica em carotenoides, especialmente licopenos, que lhe dão a cor rosada. Apesar de estar congelada, cozinhou muito bem e ficou macia, sem se desmanchar. O sabor é suave, gostoso e a cor, que fica mais alaranjada, contrastou com a mandioca branca de Piracaia, plantada pelos caseiros, e a amarela, mais comum, que comprei na feira, do Manuel. Se estivesse fresca teria feito com ela bolos, bolinhos e bijus. Devem ficar lindos. Mas, cozida e servida com peixe ou com melado, é tão boa que conforta a alma.
Enquanto não tenho mais, procuram-se suas manivas!
A rosada, a branca, de Piracaia, e a amarela, do Manuel da feira |
Ah, que coisa mais linda! Em um só prato, três cores de mandioca diferentes, é de se agradecer a tanta diversidade :)
ResponderExcluirTô doidinha aqui Neide salivando, A manioca da casa da mani. A índia nasceu branca e faleceu com idade de um ano, enterrada foi dentro da sua Oca, de sua sepultura nasceu a a mandioca conta se esta lenda em todo alto e baixo Amazônico. Hoje o pais que mais produz mandioca e a Nigéria.(Diulza)
ResponderExcluirBom dia.
ExcluirIsso é mito.
Lindo, o aipim rosa,nunca tinha visto...
ResponderExcluirQue coisa linda, nunca vi!! Bjs
ResponderExcluirOi Neide,
ResponderExcluireu tinha ouvido falar e visto uma foto de mandiocas com um laranja intenso. Quem apresentou estas mandiocas foi a Virgina Coelho PInto que é sócia do Slow Food em Gonçalves. Ela conheceu estas mandiocas e um assentamento rural em Campo Verde (MT). aA Virgínia é uma pessoa sensacional e faz um trabalho de resgate do artesanato tradicional e de utilizo de fibras naturais.
bjs
Mariana G. Weiler.
Neide,não me encho de alegria cada vez que vejo tuas comidas nas louças de nosso atelier.Você foi a melhor herdeira de nossas peças!!!!
ResponderExcluirNeide pelamor, aquele "não" depois do teu nome não vale,claro, eu deletei parte do comentário e deixei o mardito ali,desconsidere e vale o resto hahaha!!!!!
ResponderExcluirOlá meu pai acabou de arrancar um pé dessa mandioca e achamos muito estranho pois na roça todas as ramas foram plantadas das mesmas q arrancamos e esta é a primeira vez que isto acontece.
ResponderExcluirSandra seu pai tem as manivas para vender dessa Mandioca?
ResponderExcluirmeu WhatsApp (82)988455623
SE QUISER TENHO BASTANTE E VENDO PELO MERCADO LIVRE
ResponderExcluirMEU EMAIL:rohdentnn@gmail.com.br
Ganhei umas mudas do esperando, só não sei quanto tempo para colher.
ResponderExcluirAlguém sabe?
Meu marido comprou ontem na feira. Achei estranha pois nunca tinha visto aipim Rosa.
ResponderExcluirBom diaaaaaaaaa onde encontrar essas maravilhas,tenho um quintal enorme e pra não dar muito mato estou plantando vc sabe onde posso encontrar essas blz
ResponderExcluirSe vc souber por gentileza mande no meu imail ficarei grata bom dia
ResponderExcluirGanhei umas raizes de mandioca,so que a casca interna e Rosa,e a poppa e branca,que tipo de mandioca e essa?
ResponderExcluirComprei numa feira um pouco dessa mandioca parecendo ralada e o vendedor me disse q era pra beiju. É possível?
ResponderExcluirTo a procura a tempo dessa mandioca casca cor de rosa?lembra da minha infância.043 99128 1005
ResponderExcluirA mandioca também e rosa...Lindas eu tenho alguns kgs...
Excluir