terça-feira, 2 de abril de 2013

Peixe quilômetro zero

Não que eu faça questão de comer peixe na sexta-feira da paixão ou que tenha restrição a outros tipos de carnes neste dia, mas por tradição e respeito acabo fazendo uma refeição vegetariana ou comendo peixe mesmo. Bacalhau, só quando passo o dia na casa dos meus pais, onde o peixe seco não pode faltar.  

Para esta última sexta, que passamos no sítio,  encomendei peixe da represa de Piracaia de um pescador artesanal.  O que mais se pesca naquelas águas é mesmo a tilápia que foi trazida de fora e tomou conta do espaço. Mas pelo menos o peixe estava super fresco e viajou bem pouco até chegar ao nosso prato. A encomenda chegou pelas mãos da Milena, jovem bióloga paulista que trocou a cidade pelo campo, onde, ali em Piracaia, junto com o marido, cultiva orgânicos em sistema agroflorestal,  cria animais, tira leite, faz queijos. Bem, ela ainda tem a sorte de ter um vizinho pescador e foi ele quem pescou o peixe que comemos.  As portas e janelas que substituímos durante a reforma de nossa casa, além de uma pia grande,  vão para a casa que seus caseiros estão construindo. E foi por isto que Milena e a caseira Solange foram até nossa chácara, de modo que o peixe apenas pegou carona. Estamos começando a conhecer bons vizinhos por lá. Que assim seja.  

Da nossa chácara vieram a folha de bananeira e parte dos temperos:
pimenta dedo-de-moça, cebolinha, manjerona, além de sal, alho e limão
socados juntos. 
Empanei em farinha de mandioca fina, mas não precisa
Embrulhei e assei na chapa do fogão de lenha
Servi com pesto feito com folhas de mostarda da horta, sal, mel, limão e
azeite (a foto poderia estar melhor, eu sei...)

6 comentários:

  1. Não precisa de foto melhor, minha boca já inundou só com o que vi e a descrição :)

    Bons vizinhos sempre! :)

    ResponderExcluir
  2. Neide, achei isso a sua cara.
    http://www.mymodernmet.com/profiles/blogs/nosigner-hatch-rebirth

    ResponderExcluir
  3. Trocaria fácil, fácil qualquer bacalhau por esse peixinho

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmm... devia estar divina!
    Desejo que vc conheça muitos e bons vizinhos e suas produções. Abç
    Izabel

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Mil vezes o peixinho de Piracaia. Deu água na boca. Que vc passe muitos bons momentos em sua propriedade. Liliana :)

    ResponderExcluir
  6. A foto até poderia estar melhor, mas o peixe eu aposto que estava maravilhoso! Queria achar um lugar com peixe fresco assim em BH, mas é tão difícil!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide