terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Cogumelos duvidosos e plantas comestíveis nas ruas de Curitiba

Embora tenha andado pelo campo e pela praia em Curitiba e arredores, foi andando pelo asfalto, com uma velha amiga, Magna, debaixo de sol quente depois de um dia nublado, que encontrei estes dois agrupamentos de cogumelos. O bom de andar a pé é que o caminho pode ser tão interessante quanto o destino. Às vezes, mais. 









Agora, espécies seguramente comestíveis que cruzaram nosso caminho pelas calçadas: feijão lab lab ou orelha-de-padre roxa, caruru-do-reino ou bertalha coração e caqui amasiado com maracujá em pleno passeio público. 




As três fotos: Caruru-do-reino ou bertalha coração com suas batatinhas

Feijão lab-lab ou orelha-de-padre roxa 

Caqui e maracujá 

3 comentários:

  1. hmmm, estes parecem comestíveis, de fato. Uma pena não termos conhecimento...

    Neide, a primeira foto é de bertalha? Dias desses, andando por uma rua sombreada aqui em POA, uma trepadeira num muro me chamou a atenção (muito parecida com esta da primeira foto), principalmente por ela ter um aspecto suculento e a folha em formato de coração. Dei uma de Neide e provei e achei o sabor muito semelhante a espinafre. Resolvi pegar um galho que enfiei na terra de um vaso. O galho "pegou" imediatamente e já começou a se enroscar numa vareta. Suporta muito bem o calor infernal de Porto Alegre nesta época do ano e o esquecimento de aguá-la (nunca murchou). Até agora, nada de flores ou frutinhos. Mas estou louco para comer, mas preciso saber o que é... hehehe.

    Estou viciado em omelete de caruru (bredo) e arroz branco com salada de folhas novas de dente-de-leão (mais gostosas e suaves que as chicórias-roxas, que tb adoro num risoto com bacon bem magrinho e vinho tinto, hmmmm).

    ResponderExcluir
  2. ooooooops, viajei no caruru, na verdade quero saber o que está na sétima foto (não na primeira, dãã...)

    ResponderExcluir
  3. Sou fascinada por isso: saber o que é comestível pela rua, pelo campo. Lembra de um programa na tv onde o rapaz saía andando pela cidade ou pelo campo, colhia os alimentos e cozinhava na cozinha improvisada do seu carro ? Eu adorava !!!

    Feliz Ano Novo para você !

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide