segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Chutney de manga verde cru

Continuando o assunto Dia de campo urbano/ Terra Madre Day, dou aqui a receita do chutney de manga verde que fizemos para o almoço. Aproveite que a cidade (pelo menos a de São Paulo) está cheia de mangueiras carregadas. E este é um ótimo momento, porque ninguém colhe na cidade frutas que tenham que preparar em casa - nem morcegos, ratos ou passarinhos.  Já as frutas maduras, todo mundo quer, a começar pelos bichos. Então, use mangas como legumes. Ela só é ácida e perfumada. Nada de travos ou falta de gosto. O chutney é refrescante, bom para dias de calor. Sirva com arroz ou frango assado.

Chutney cru de manga verde

Polpa de 5 mangas bem verdes descascadas e picadas  (ou cerca de 300 gramas
1 cebola de 100 g picada, de preferência roxa
1 colher (chá) cheia de cominho em grão tostado
1 colher (sopa) rasa de açúcar mascavo
1 pimenta dedo-de-moça picada
Sal a gosto

Coloque todos os ingredientes no processador e bata até ficar bem triturado. Na geladeira, dura até 1 semana em pote fechado. No freezer, 6 meses.
 
Veja aqui a versão que deu origem a esta. Na outra, usei folhas de coentro e bati no liquidificador e também fica delicioso. Se não tiver processador, pique na faca, finamente ou tente o liquidificador, desligando e misturando, desligando e misturando.
 
 

5 comentários:

  1. Uhuhuuuu!!! Esse foi o meu prato favorito! Vou fazer com certeza, é delicioso, fresco e inusitado :) Bjs e obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
  2. Deve ficar simplesmente maravilhoso!
    Beijinho e Boas Festas!

    ResponderExcluir
  3. puxa, Neide! Em boa hora: semana passada vi de longe uns rosados numa mangueirinha na praça no caminho da escola do Rô e trouxe para casa, verdinhas, pensando em comer com sal. Como o tempo é escasso, elas ainda estão por aqui - acho que vou testar essa receita! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, é bom demais. Fiz e amei

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide