Acho que a palma é so apoio para as frutas... As frutas, vou arriscar, acho que são umbus. E o bem vermelho parece um umbu que vi em uma notícia na internet uma vez. Um tipo de umbu que parece misturado com seriguela, apelidado de umburela. Afinal, é o festival regional do Umbu... :)
Sempre chamei de fruta do cactus... agora o nome certo não sei! Já provei daquela vermelinha no canto esquerdo, é um pouco doce e um pouco azeda e tem espinhos por dentro.
Neide, tive uma agradável surpresa ao ver uma receita de Doce de Maracujá Doce, postada aqui no seu blog (Post 2011). Em minha casa, tenho um belo pé desse tipo de maracujá. E a gente comia na forma natural, mas, agora, vou fazer esse doce que deve ser tudo de bom. Obrigada pela postagem. Abraços
Com toda certeza é uma árvore de natal precoce e naturalmente enfeitada! rsrsrs Se é do sertão da Bahia, deve ser fruto de algum cacto, mas não acho que seja mandacaru ou palma. Aguardo ansiosa postagens desse pedaço do Brasil, especialmente os da gente do lugar. Bjs. Izabel
A planta é uma Opuntia sp, porém o fruto não é dela. Se não forem frutos de outra planta presos em seus espinhos, pode ser uma galhas produzidas pela ação de algum parasita. Mas a fruta lembra muito o umbu (Spondias tuberosa, L.) mesmo, só a sua coloração e as formas que me deixam com uma pulga atrás da orelha, não batem! Bom essa está difícil Neide! Tiago Pilla
eu vi isso na penisula do maraú, agora no último carnaval, tinha no quintal da minha casa quando era criança, mas não sei o que é não....vou adorar saber !!!
Obrigada a todos que participaram. A primeira a acertar foi a Priya - Paula. O post-resposta está aqui: http://come-se.blogspot.com/2012/03/resposta-charada-umbu-num-cacto.html
Figo-da-indína (o do lado superior esquerdo), nasce a partir da flôr e não tem espinhos por dentro!(quem inventou essa?!), as outras duas bolinhas, se não houve flôr naqueles sitios, parece uma deformação ou reação a uma praga/insecto (quase parecem os chamados "bolhados" do carvalho, que é uma reação da planta a um insecto, e nasce uma "bolota/bola" em torno do sitio onde um insecto deixou o ovo dele, é como as "bolotas" nos castanheiros da praga da "vespa" do castanheiro(não é uma vespa, mas sim um insecto de 2mm de tamanho). Ou se houve flôr, o fruto desenvolveu de uma forma deformada e esquisita (também é estranho porque a flôr desabrocha nos vertices e topos das folhas e não na palma deles), pois também têm espinhos e o figo-da-india não tem espinhos...eu aposto que aquelas duas bolinhas do lado direito, é um deformação de uma nova folha de cato que ia nascer ali ou reacção do cacto a alguma praga...
Pitaya é que não é porque as pitayas nascem em outro espécie de cacto. É um cacto completamente diferente!
Um problema maior é haver vários nomes para o mesmo fruto, e haver pessoas/países/culturas a chamar nomes "errados" em que noutros sítios, é outra coisa bem diferente (sem falar nos "sinóminos", os nomes científicos comuns e que estão registados ou nomes que são inventados na gíria popular).
E parece que vai ser um figo-da-índia, fruta mesmo, até porque há varias especies desse cacto que parece que são cactos que dão os figos-da-india, mas depois não desenvolve fruta comestível ou fruta alguma...aquilo pode simplesmente não crescer mais, ficar preto e cair...quanto muito dá só sementes para brotar um novo cacto. Se não encontrou frutas maiores que essa, e se não provou nenhuma fruta nesse cacto, então pode ser simplesmente um cacto que não dá figos-da-india ou qualquer outra fruta comestível.
Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide
Espero que não seja um bicho!
ResponderExcluirhehehehe
Beijo e aproveite a viagem, Neide!
acho que é fruto do mandacarú...
ResponderExcluirFigo da índia?
ResponderExcluirUma árvore de Natal do deserto hahah
ResponderExcluirimagino que é parente da Palma
😄😄😄🖕👹🤬😈👏😍🤔
ExcluirNeide, não seria a Fruta do cáctus xique-xique. É comestível e tem sabor agradável.
ResponderExcluirServe de alimento para pássaros.
é o fruto do mandacaru ou do xique xique...fico na duvida!
ResponderExcluirwww.2bocas2bocas.blogspot.com
parece mandacaru, mas provavelmente não é, porque nunca acerto suas charadas, preciso urgentemente estudar botanica.rsrsrs
ResponderExcluirBjs
Fruta de Palma???
ResponderExcluirAqui na minha região e fruta de kipá
ExcluirAcho que a palma é so apoio para as frutas...
ResponderExcluirAs frutas, vou arriscar, acho que são umbus. E o bem vermelho parece um umbu que vi em uma notícia na internet uma vez. Um tipo de umbu que parece misturado com seriguela, apelidado de umburela. Afinal, é o festival regional do Umbu... :)
Sempre chamei de fruta do cactus... agora o nome certo não sei!
ResponderExcluirJá provei daquela vermelinha no canto esquerdo, é um pouco doce e um pouco azeda e tem espinhos por dentro.
Seria Figo da Índia?
ResponderExcluir(Sou fã do teu blog, leio sempre, já fiz muuuitas receitas!)
bjs!
Circe
lá nas Queimadas isso é fruto de palma. meu cunhado diz que é comida de rez, aqui custa uma fortuna rsrs
ResponderExcluireu gosto de ensopado de palma rsrs
espero que esteja gostando do sertao e nao se decepcione tanto, o 'homem chega e já desfaz a natureza' já dizia o poeta
Aposto em Palma, também conhecida por: urumbeta, cacto, cacto-de-cochonilha, palma-de-engorda, palma-miúda, palma-forrageira, palma-doce, palmatória-doce, nopal, cardo-de-cochonilha, cacto-sem-espinhos.
ResponderExcluirÉ uma aberração da natureza...fruta de umbu brotando no pé de palma...kkk
ResponderExcluirNeide, tive uma agradável surpresa ao ver uma receita de Doce de Maracujá Doce, postada aqui no seu blog (Post 2011).
ResponderExcluirEm minha casa, tenho um belo pé desse tipo de maracujá. E a gente comia na forma natural, mas, agora, vou fazer esse doce que deve ser tudo de bom. Obrigada pela postagem. Abraços
Sol
Urumbeba? Mandacaru?
ResponderExcluir"Yo soy un hombre sincero
ResponderExcluirDe donde crece la palma..."
fruto da palma
... mientras, solo lo pequeño a la izquierda.
ResponderExcluirÉ um cacto de Natal!
ResponderExcluirmandacaru com fruto!
ResponderExcluirfigo da barbaria
ResponderExcluirPrá não correr o risco de errar: Frutos de cactos.
ResponderExcluirFaustino
É o fruto do mandacaru
ResponderExcluirÉ o fruto do mandacaru
ResponderExcluirisso é pé de palma?
ResponderExcluirXique Xique
ResponderExcluirCom toda certeza é uma árvore de natal precoce e naturalmente enfeitada! rsrsrs
ResponderExcluirSe é do sertão da Bahia, deve ser fruto de algum cacto, mas não acho que seja mandacaru ou palma. Aguardo ansiosa postagens desse pedaço do Brasil, especialmente os da gente do lugar. Bjs.
Izabel
Eu diria que é mandacarú... se bem que a palma é distinta... pode ser xique xique.... acho que é
ResponderExcluirParece palma
ResponderExcluirComi um refogado de Palma em Ituaçu na Bahia, é excelente
A planta é uma Opuntia sp, porém o fruto não é dela. Se não forem frutos de outra planta presos em seus espinhos, pode ser uma galhas produzidas pela ação de algum parasita. Mas a fruta lembra muito o umbu (Spondias tuberosa, L.) mesmo, só a sua coloração e as formas que me deixam com uma pulga atrás da orelha, não batem!
ResponderExcluirBom essa está difícil Neide!
Tiago Pilla
eu vi isso na penisula do maraú, agora no último carnaval, tinha no quintal da minha casa quando era criança, mas não sei o que é não....vou adorar saber !!!
ResponderExcluirFruta de cactus
ResponderExcluirKoubo
Pitaya
Comi muito no último final de semana, no Rio Grande do Norte.
Flor, palma e fruto de alguma espécie de cactos. Não sei bem qual delas.
ResponderExcluirAbraços
Hildeny Medeiros
Pensando melhor e acho que são frutinhas de joá, espetadas numa palma. Pela flor que aparece ao lado, os frutos estão no lugar errado.
ResponderExcluirFaustino
Obrigada a todos que participaram. A primeira a acertar foi a Priya - Paula. O post-resposta está aqui: http://come-se.blogspot.com/2012/03/resposta-charada-umbu-num-cacto.html
ResponderExcluirUm abraço, N
e uma pitaya
ResponderExcluiré um Quipá
ResponderExcluirFigo-da-indína (o do lado superior esquerdo), nasce a partir da flôr e não tem espinhos por dentro!(quem inventou essa?!), as outras duas bolinhas, se não houve flôr naqueles sitios, parece uma deformação ou reação a uma praga/insecto (quase parecem os chamados "bolhados" do carvalho, que é uma reação da planta a um insecto, e nasce uma "bolota/bola" em torno do sitio onde um insecto deixou o ovo dele, é como as "bolotas" nos castanheiros da praga da "vespa" do castanheiro(não é uma vespa, mas sim um insecto de 2mm de tamanho). Ou se houve flôr, o fruto desenvolveu de uma forma deformada e esquisita (também é estranho porque a flôr desabrocha nos vertices e topos das folhas e não na palma deles), pois também têm espinhos e o figo-da-india não tem espinhos...eu aposto que aquelas duas bolinhas do lado direito, é um deformação de uma nova folha de cato que ia nascer ali ou reacção do cacto a alguma praga...
ResponderExcluirPitaya é que não é porque as pitayas nascem em outro espécie de cacto. É um cacto completamente diferente!
Um problema maior é haver vários nomes para o mesmo fruto, e haver pessoas/países/culturas a chamar nomes "errados" em que noutros sítios, é outra coisa bem diferente (sem falar nos "sinóminos", os nomes científicos comuns e que estão registados ou nomes que são inventados na gíria popular).
E parece que vai ser um figo-da-índia, fruta mesmo, até porque há varias especies desse cacto que parece que são cactos que dão os figos-da-india, mas depois não desenvolve fruta comestível ou fruta alguma...aquilo pode simplesmente não crescer mais, ficar preto e cair...quanto muito dá só sementes para brotar um novo cacto.
ResponderExcluirSe não encontrou frutas maiores que essa, e se não provou nenhuma fruta nesse cacto, então pode ser simplesmente um cacto que não dá figos-da-india ou qualquer outra fruta comestível.