Fico muito mais tranquila de catar goiabas empoeiradas na beira de uma estrada de terra onde raramente se vê um carro, como foi o caso destas de Piracaia. E muito mais feliz que comprar goiabas nos supermercados - grandes, limpas, sem bichos nem bicadas. E insípidas ou sabendo a BHC.
Marimbondo, se tinha eu não vi na goiabeira da beira da estrada. Mas bichadas, estas goiabas públicas e orgânicas, sempre estão. No campo ou na cidade, os bichos chegam sempre na frente. Neste caso, basta descascar, partir ao meio e tirar o miolo. Se as goiabas são brancas como estas que colhi, você pensa que está vendo uma semente quando de repente ela se mexe.
Na dúvida se tem ou não bicho, descarte todo o miolo e pronto, é só usar a parte densa da goiaba, que conserva todo o sabor e ainda poupa seu trabalho de coar a bebida. Os moranguinhos silvestres - Rubus rosaefolius, também de Piracaia, só entraram pra fazer festa de pó de arroz, dar um quê de ar de bosque e um tantinho mais de vitaminas. Um pedaço de banana, aí sim, contribui com a doçura e sabor. Adocei o kefir com mel, juntei pedras de gelo, bati tudo no liquidificador até espumar e, como diria meu amigo Luiz Horta, Glupt.
oi Neide. Passeando pelo mundo virtual me deparei com o seu blog. Gostei das coisas deliciosas q tem por aki. Estou levando seu link p o meu p acompanhar de pertinho cada novidade.
ResponderExcluirEstá convidada à visitar o meu qdo desejar.
nacozinhacomateia.blogspot.com
Um abraço e uma ótima tarde.]
Téia
...tá bichada Zé, ou tem marimbondo no pé...
ResponderExcluiroh:( nao conheço a goiaba..tenho pena..
ResponderExcluirbjus
Cila
linda, esta foto sua de cogumelos nos dentes. Pirata da botanica!
ResponderExcluirTem problema não de ver bicho na goiaba, problema é só quando vê a metade dele...mas de qualquer maneira, bicho de goiaba se alimenta de goiaba, entonces...
ResponderExcluirEu tenho e sempre bichos.. ah.. mas a parte gostosa é exatamente a com bicho!! e tenho muitos desses negócios que você chamou de moranguinho.. eu achava que era framboesa, amora silvestre.. sou burra pacas.
ResponderExcluirNunca me esqueço uma vez que eu, minha mãe e meu irmão fomos para Jaguariúna, na mini-chácara de uma amiga da minha mãe. Lá em Jaguariúna colhemos goiaba a doidado, mas eram das vermelhinhas. Trouxemos para casa e fizemos doce de goiaba cascão! E ficaram umas casconas deliciosas! Saudades!
ResponderExcluirBeijos!
Adorei essa "vitamina" adoçada com mel!Tenho goiabas brancas aqui, mas por gostar mais das vermelhas, nem olho pra elas, vou me redimir e colher algumas!
ResponderExcluirUm abraço...