Até hoje só encontrei uma pessoa que conhece jiquiri além da minha família. É a Nira, paranaense que trabalhou aqui durante um tempo e que nunca mais viu a plantinha. E eu ainda não paguei a promessa de dar a ela umas sementes, que já estão aqui guardadas.
Minha mãe, Olga, e irmã, Fátima, lidando com a plantinha espinhenta
Minha mãe sempre disse que quando criança comia o refogado da erva que crescia espontaneamente na roça. Que era feito um refogado com alho e servido com angu temperado com banha. E que era uma delícia, tinha saudade, embora fosse daquelas comidas trabalhosas para dias menos abastados. Para mim, este tal de jiquiri era um fantasma pois nunca tinha ouvido sequer a palavra da boca de ninguém nem tampouco soube de alguém que comesse a tal iguaria.
Em mutirão, o trabalho é rápido Mesmo quando meus pais se mudaram para o sítio, em Fartura, continuei achando que isto tudo era invenção. Nunca achei sequer em livros. Mas, assim que resolvemos construir uma casa lá no alto do morro, notei a plantinha espinhenta tateando o pé de gueroba. Minha mãe logo a identificou como o tal do jiquiri. Esperamos crescer e sempre ficamos de prepará-lo num dia em que eu estivesse lá. Nunca dava certo, já que a oferta de comestíveis de gostosura certa por lá é de tanta fartura que sobra pouco espaço para os gostos duvidosos.
Afinal, o que levou o homem a identificar aquela planta de aspecto repelente e nada amigável como comestível? Talvez a fome. Ou talvez seus lindos frutos atrativos. Só que, ao contrário do que se poderia pensar, os frutos rajados de verde e branco como pequenas melancias (cerca de 3 centímetro) são horríveis como juás bravos para se comer (sim, eu tentei), cheios de ácido oxálico, que é como morder uma almofada de agulhas. Já as folhas, são protegidas por espinhos não só nos galhos mas nas próprias nervuras e elas, sim, são comestíveis e gostosas. Eu já havia provado, mas pouca coisa. Meus irmãos desconheciam. Gostaram muito, mas não conseguiram descrever o sabor erbáceo. Tem um quê das solanáceas como folhas de batatas ou de tomate. As folhas tornam-se aveludadas com o calor úmido. Mas o gosto é mesmo de jiquiri. Quem não tem por perto a planta dificilmente vai ver algum dia no mercado, pois a danada é difícil no trato. Vai enroscando em tudo, nos dedos e nos panos. Tem que usar luvas e tesouras e talvez por isto tenha desaparecido das mesas. Mas, no fim, achei que todo o trabalho valeu a pena. Depois de cozido, seus espinhos se abrandam e os dos brotos já são naturalmente macios. E o sabor é, sim, delicioso, como dizia minha mãe.
Foto dos frutos: Inês Correa. Os frutos são lindos e rudes Agora, como esta planta nasce por aí espontaneamente é que é o mistério. Quem será que consegue se alimentar daquele fruto enganador e rude? E a casca não é fininha com a do tomate, por exemplo, para que um pássaro consiga bicar facilmente. Mas em algum momento, algum bicho come e descome, se não não nasceria assim sem ser semeado.
Foto dos frutos: Inês Correa. Os frutos são lindos e rudes Agora, como esta planta nasce por aí espontaneamente é que é o mistério. Quem será que consegue se alimentar daquele fruto enganador e rude? E a casca não é fininha com a do tomate, por exemplo, para que um pássaro consiga bicar facilmente. Mas em algum momento, algum bicho come e descome, se não não nasceria assim sem ser semeado.
Desta vez aproveitei que o pé estava cheio e vistoso e a presença das irmãs para fazer um mutirão e cortar folhinha por folhinha com tesoura. E também agora sei um pouco mais sobre a planta. Sobre o Jiquiri Solanácea como o jiló, a jurubeba, a berinjela, a planta é nativa das áreas de floresta das Missões na Argentina, além do Brasil (Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo) e Paraguai (Alto Paraná, Canindeyú, San Pedro). Diferente das parentes citadas, esta é trepadeira. Em latim, é Solanum alternatopinnatum Steud (sinonímia botânica: Solanum juciri Mart. ex Sendtn.). Outros nomes: pode ser chamado também de Juciri e no Paraguai responde por yuá pará. Para saber mais, leia AQUI. Segundo o dicionário do Houaiss: Juciri ■ substantivo masculino
Rubrica: angiospermas. trepadeira (Solanum juciri) da fam. das solanáceas, nativa do Brasil (RJ a SC), com folhas compostas, flores brancas e bagas globosas; caruru-de-espinho, jequirioba, jiquirioba, juá, juqueri [As raízes são us. como desobstruentes e calmantes.] Etimologia segundo Nascentes, do tupi yusi'ri; JM identifica o el. inicial tupi yu 'espinho'; cp. juquiri. Fiz a receita simplória seguindo as orientações da dona Olga.
Jiquiri com mingau de fubá
Ingredientes
4 pratos cheios de folhas e brotos de jiquiri
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
6 dentes de alho finamente picados
1 colher (chá) de sal
2 xícaras de água quente
Para o mingau de fubá (angu)
2 xícaras de fubá
3 litros de água
1 colher (chá) de sal ou a gosto
1 colher (chá) de banha de porco
Modo de fazer: lave bem as folhas e brotos de jiquiri (tirados com tesoura). Escorra e reserve.
Numa panela coloque o óleo, junte o alho picado e leve ao fogo. Deixe dourar. Junte 1 colher (chá) de sal, mexa e junte, em seguida, a água. Junte o jiquiri, mexa, tampe a panela e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até as folhas ficarem bem macias. Prove o sal e corrija, se necessário.
À parte, faça mingau ou angu. Dilua o fubá em 2 xícaras de água e leve o restante ao fogo alto. Quando ferver, junte o fubá diluído e mexa bem até engrossar. Junte o sal e a banha, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora. Deve ficar bem cremoso e aveludado. Sirva em prato fundo com o jiquiri por cima.
Rende: 6 porções
Notas Se quiser aproveitar esta receita e não tiver o jiquiri, substitua-o por folhas de mostarda, serralha, catalonha, dente de leão, almeirão (não que tenham sabor parecido, mas o modo de preparo pode ser o mesmo e também funcionam com o mingau).
Se gostar, pode servir também com uma colherada de feijão e pimenta-cumari.
E para deixar o prato mais completo, momentos antes de desligar o fogo, despeje sobre o mingau, com cuidado, 1 ovo por pessoa. Não mexa para que ele não se quebre.
Com feijão e pimenta
Pedido: vou adorar ter mais notícias sobre esta erva na cozinha. Na sua, da sua mãe, da sua avó... Quem aí conhece jiquiri?
nunca vi,só em Fartura mesmo,acho até que colocaste foto no post de nossa visita?? saudades da dona Olga e daquele paraíso. Beijo!!
ResponderExcluirEu ja tive um pe de giquiri mas meu esposo deixou morrer ,vivo atraz de encontrar quem tem pois quando criança minha vovó tinha e fazia a gente comer e eu comia a força,porq achava ruin,pous fiquei sabendo q é muito bom para garganta emframada.
ExcluirEu tenho e acabei d fazer um mingauzinho. rs
ExcluirSou de Itaperuna RJ
ExcluirQd criança, passamos dificuldades financeiras e apareceu esse Jiquiri no nosso quintal... comi mt isso na infância... tenho saudade... mas agora... como achar essa gostosura?!
Carlos Filho eu tenho jiquiri e tenho a semente se vc quiser?moro em Fernandes Tourinho MG
ExcluirMinha mãe comeu quando criança,disse que e muito bom,nunca mais vou a planta por aqui,se puder mandar semente,ficarei agradecido.
ExcluirOlha muito fácil vc fazer a muda vc pega o broto aquela ponta bem nova com uns 20 cm a rama e coloca terra fértil numa sacola drena a sacola e plante com uns 8 dias sua muda está cheia de raízes dai vc deixa ela crescer hum pouco e leva pra terra
ExcluirEm plena quarentena de 2020 achei aqui o informaçoes sobre o jiquiri. Bora fazer o Chá e comer refogado para aumentar a imunidade
ExcluirEm plena quarentena de 2020 achei aqui o informaçoes sobre o jiquiri. Bora fazer o Chá e comer refogado para aumentar a imunidade
ExcluirSim isso também só faço muda com o broto
ExcluirOiii
ExcluirHj comendo o Oraorosnonis me lebrei da mha infancia na cidade de Ponte Nova Mg
Eu comia mto o jiqueri
Q sdss daqele tempo
Nunca mais achei nem pra comprar
Vc me enviaria as sementes?.se puder ficarei inensamenta grata
Também sou de Ponte Nova e comia o mingau pra melhorar dor na garganta!
ExcluirMari,
ResponderExcluiré mesmo. Nem me lembrava. Incluí o link no final. Pena que não comeram o jiquiri. Perderam.
Beijos, N
Jiquiri é primo do orapronobis?
ResponderExcluirtem cara!
um beijo
livia
Não. São familias diferentes. O Jequeri é Solanacea e o ora pro nobis Cactaceae.
ExcluirLi,
ResponderExcluiro jiquiri não é parente do ora-pro-nobis, não. É, sim, parente do tomate, da jurubeba, do jiló etc. Uma Solanácea.
Um abraço,
N
Com a casca grossa e espinhos internos, parece que deve ser daqueles frutos que se dispersam agarrados em pelos ou penas de animais. Posso imaginar que a casca resiliente (como a do joá) deve ser mesmo para evitar ser comida facilmente. Talvez as sementes não suportem a passagem intestinal. Depois, raciocinando, fruta verde e variegada lembra mesmo uma camuflagem, não? Mas é tudo especulação minha.
ResponderExcluirConheço"jiquiri", ou jequeri (como no topônimo mineiro) que sempre estava nas cercas das hortas, ou por perto de casa. Era comida do povo da roça...
Luiz,
ResponderExcluirNão vi espinhos internos nos frutos. Deve ser comida de lobo e por isto só muito raramente se vê disperso por aí. Ah, que bom saber que conhece a planta! Um abraço, n
Neide, sobre o assunto "sementes orgânicas", meu professor de horta natural na Igreja Messiânica me ensinou o seguinte truque: você tem que procurar ver no pacotinho de sementes se tem uma CAVEIRINHA. Medonho!! É isso mesmo, as sementes não orgânicas têm caveira e não podem ser mastigadas de tanta porcaria que contém...Se não tiver caveirinha, está limpa. Se tiver, não chegue perto!! Aliás, outra boa dica pra quem quer aprender a cuidar de horta é procurar a Igreja Messiânica. Eles costumam promover cursos e não tentam fazer a cabeça de ninguém, é muito legal.
ResponderExcluirOi, Luciana! Obrigada pelas dicas. De fato, sementes de plantar não são boas para fazer brotos. Mesmo as que não têm caveirinha não devem ser compradas para consumo. Só as que tem indicações para isto. Ainda assim saem muuito caro. Prefiro comprar grãos orgânicos normais e fazê-los germinar. Um abraço, N
ResponderExcluirNeide,
ResponderExcluiradorei a história do jiquiri e a lógica para entender o consumo de certos alimentos é a excassez e a fome mesmo. Aqui onde vivo tem uma planta detestável que queima e cresce como ninguém em todo canto, no meio das flores e das plantas. Eu e as crianças sempre nos queimamos e para limpar o jardim desta desgraça tem que usar luva grossa pois ela queima até com luva. Chama-se brenn-nesle. Descobri faz pouco, com uma amiga francesa que vive aqui, que a tal desgracinha serve para fazer umas sopas e ensopados fantásticos e que depois de cozida não queima, ele cresceu comendo no interior da França. Falei com meu marido que na França se come a tal planta e ele falou que a avó dele servia muito durante a guerra e que a mãe dele sempre falava da tal sopa como comida de dias ruins, mas ele não me disse isto até que minha amiga me contou e eu fui falar para ele. Enfim, a tal planta, que eu detesto, ganhou um pouco o meu respeito mas colher a danada é um sufoco. Ela cerca as framboesas silvestres de um jeito que as vezes fica difícil colher framboesas sem se queimar. Diz que não há framboesas sem a tal planta. Enfim, a brenn-nesle divide o mesmo fardo com a jiquiri,.
Beijos,
C.
Kkkkk conheço uma danada assim mas aqui em minas com nome de cansansão será que é a mesma ?
ExcluirPois é, Claudia, também nunca tomei esta sopa de urtiga, que me parece ainda mais tinhosa. Mas sempre tive curiosidade.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário. Beijo, n
nunca vi, mas achei os frutos bonitinhos!
ResponderExcluirO fruto é só semente,pelo que sei só come a folha.
ExcluirGostaria de ganhar uma muda !
ExcluirNeide,quanto tempo que não passo por aqui.
ResponderExcluirOlha, estão lindas as galinhas que agora "botam ovos" gigantes no come-se.
Eu me lembro dessa plantinha sim, de quando criança, mas nunca comi.
Quanto às formas dela se reproduzir e o fato da frutinha ser dura, não se esqueça que as cutias conseguem abrir o ouriço da castanha do pará, portanto não duvido que as sabiás (essas comem mesmo de tudo) não tenham um jeito de romper a casca. E se são trepadeiras, de repente até os periquitos e familiares que têm o bico mais poderoso acho que conseguem.
Um beijo. Tudo continua lindo e gostoso por aqui.
Oi, Ana!
ResponderExcluirBoa lembrança. Devem mesmo ser os sabiás e os piriquitos que pouco se importam se o fruto é amargoso ou não. Que bom que gostou das galinhas. Beijos, n
Moro em Santa Luzia/MG, essa gostosura nasce igual mato em todo canto do lote. O fruto uso para fazer suco, muito bom
ExcluirMoro em Belo Horizonte e ganhei uma muda exatamente de Santa Luzia.
ExcluirOlá, pensei que somente minha familia conhecesse o "tal" jiquiri!
ResponderExcluirNem outros mineirinhos que conheço sabem sobre a tal verdura espinhenta....
Faz muito tempo que não como mais dele, uns 20 anos......
Abços.
Meiroca!! Até que enfim alguém que conhece jiquiri! Obrigada por comentar. Como costumava comer?
ResponderExcluirUm abraço,
n
Olá fiquei conhecendo está semana. Estava com infecção na garganta e um cumpadre meu trouxe para eu fazer tipo uma salada e também o chá.
ExcluirÉ muito gostoso e o efeito anti-inflamatorio também..
Aqui em casa também, moro em Lagoa Santa, MG tem o bendito cansanção que foi falado aqui e garanto pra vocês que é uma delícia feito com costelinha de porco e angu
Muito bom mesmo,hj mesmo já colhir Aki no meu quintal para fazer chá para garganta inflamada...
ExcluirO mingau com jiquiri é delicioso,sou Aki de BH,se precisarem
Nossa, difícil encontrar alguém que conheça o jiquiri. Não sabia que usava na culinária. Na casa dos meus pais usava para tratar dor de garganta. É muito bom...
ResponderExcluirabraço,
Karla
Hoje eu moro em São Paulo,mas até minha adolescência vivia numa cidade de Zona da mata mineira de nome Jequeri.
ExcluirOrigem do nome da cidade: a planta espinhenta e um ferreiro que morava na entrada da cidade próximo da sua casa tinha um pé da planta.
Tínhamos em casa.
Hoje estou em busca da muda ou sementes para comprar.
Fiquei com vontade de comer jiquiri. Meus avos espanhois moravam em um lugar de Sao Paulo (Franco da Rocha), cujo hospital Juquery ...dizem que se inspiraram em uma planta que era comum na regiao. Por isto comecei a pesquisa. Se eu soubesse onde encontrar....gostaria muito de comer a folha. Marina Moreno (Salvador-Ba) dagazema@gmail.com
ResponderExcluirVç faz a muda da rama a ponta da rama enraíza com usn 8 dia numa sacola ou copo com a terra fértil só manter a terra sempre úmida lembre de drenar a sacola com um mês a muda está enorme ponto de passar pra terra
ExcluirAdorei a história sobre o "jiquiri". Conheço como Jequeri. Me faz lembrar da minha infância, quando morava na roça e tinha esta planta. Hoje, não se vê mais o jequeri. Minha terra natal chama-se Jequeri por causa desta planta.
ResponderExcluirComo adoro minha Jequeri/MG, adorei a história.
Gostaria de saber como conseguir sementes ou mudas.
Abraços.
Marcia
meu e-mail lm.girardi@bol.com.br
Tambem conheço o jiquiri e otimo para dores de garganta
ResponderExcluirpode ser usado como gargarejo com o cha e tomar a sopa
nossa adoro jiquiri,hoje mesmo estou morrendo de vontade de comer.
ResponderExcluirna casa daminha avo tem, so que meu tio deu uma podada no pe e vou ter que esperar um pouquinho.
e tao raro encontrar pessoas que cinhecem esta delicia.
Da pra comer a folha cozida
ExcluirEu. Não. Sei
ExcluirOlá Neide! Que saudades do meu tempo de jiquiri, estava procurando pelo nome nem no wiki encontrei, mas que bom que encontrei aqui, pois é uma delícia e aprovo já comi tanto no mingau dde fubá e refogado com ovos e cebolinha de folhas. Tanto as folhas, mas os brotos são muito mais gostosos é de dar água na boca só de lembrar... que saudade do meu tempo de jiquiri.... Acredito que possa ter até um efeito afrodisíaco ou medicinal. alem de gostoso até pelo sabor nos deixa alegre e mais feliz... valeu mas me deu mais saudades ainda, pois não conheço ninguem que o cultive na minha região.Alem de gostoso os brotos os fruto substituias bolinhas de gude nas brincadeiras de crianças.Valeu! mas judiou e só fiquei na saudade, mas juro que vou procuar e onde encontra arranjarei uma muda, pois a muda tambem pega. Eu o considero como uma planta trepadeira, pois se agarra num toco qualquer e se estende pelos arames.
ResponderExcluirAté mais... valeu...um forte abraço.
amiltorresilva@hotmai.com
Boa tarde! gostaria de saber os beneficios medicinais desta planta, onde posso encontrar?
ResponderExcluiragradeço,
sayonara
Neide,
ResponderExcluirQue bom saber que mais alguem conhece esta planta!!!!
minha mãe cultiva o jequiri principalmente para uso medicinal.
É ótimo para tratamento de amigdalitis, ela usa tanto as folhas em gargarejos como as raizes na preparação de um açucar.
É fantástico, deveria ser estudado.
Rose,
Sericita/MG
como faço pra achar essa planta, não é tão fácil de achar alguém pode me dizer é caso de doença é fiquei sabendo que ela é medicinal.
ResponderExcluirComprei sementes na internet e já cultivei estão é grandes já. Aqui em Goiás ninguém conhece
ExcluirPois é, aqui na UFMG tem um pé dessa frutinha linda, descobrimos outro dia, não sei se o pessoal responsável pela nossa mata sabe dessa planta... fica ai o meu comentário!
ResponderExcluirAna
nooossa achei essa materia na net e fiquei surpresa, pois eu conheço jiquiri dos meus tempos de roça, mas nunca mais vi. É muito gostoso mesmo........
ResponderExcluirCaramba!!!Sou do interior de Minas e essa é minha verdura predileta, não fico sem essa verdura em casa, eu amo Jiquiri, como a folha e flor, como ele de diversas forma tipo: no mingau de fubá, cozido no arroz, no emsopado de frango caipira e ele refogado com um caldinho servido com angu, feijão e pimenta.tenho um monte de fotos..E eu achando que era maluca porque não conseguia falar dessa verdura para ninguem pois, ninguem nunca ouviu falar..
ResponderExcluirAbraços
Cida
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirCaramba!!!Sou do interior de Minas e essa é minha verdura predileta, não fico sem essa verdura em casa, eu amo Jiquiri, como a folha e flor, como ele de diversas forma tipo: no mingau de fubá, cozido no arroz, no emsopado de frango caipira e ele refogado com um caldinho servido com angu, feijão e pimenta.tenho um monte de fotos..E eu achando que era maluca porque não conseguia falar dessa verdura para ninguem pois, ninguem nunca ouviu falar..
ResponderExcluirAbraços
Cida
Jequirioba Solanum altemato pinnatum, uso analogo. Jamais encontrei tais plantas mas o profo Pizarro assevera que existiam em São Paulo
ResponderExcluirÉ realmente uma delícia o jiquiri , principalmente se for feito com carne moída , costelinha de porco ou pedaços de frango com mais ossos . Eu coloco tbm tempero verde e cebola . No meu quintal tem bastante e está bem alastrado . Eu fiz ontem , pra tia do meu esposo e ela catou e picou tudo , porque dá um trabalho danado , devido os espinhos que tem em toda a planta .
ResponderExcluirOi, Elisete! Obrigada pelo comentário. De onde você é?
ResponderExcluirUm abraço, N
ola a todas vcs, eu sou a joana uma mineira de caputira , na minha infacia minha mae fazia jequiri tabem , eu gostava muito , pois ja faze ums 27 anos que nao avejo mas , tabem gostaria de ter sementes , pois moro na alemanha e gostaria de ver se aqui nasce jequiri se vc tem semente podemos fazer um trato .. marcia esta pranta brenn-nesle tabem tem aqui na alemanha .eu nunca esprementei a fazer mas vou tentar fazer um dia ..ate mas joana
ResponderExcluirpolyana35br@hotmail.com
ResponderExcluirjoana
No Instituto Hélio Amaral tem um teimoso pé de jequiri. Por que não tem dado fruto? A cidade de jequeri tem esse nome tirado de um sobrenome e não da plantga. Vou experimentar o jequiri com angu. Abraços.
ResponderExcluirAmei a receita do angu com jiquiri, eu não conhecia essa planta até 1974 quando morando em Belo Horizonte, fui morar nima´chácara onde plantávamos e vendíamos verduras e legumes. Perto da casa tinha um pé de abacate e um cipó estranho cheio de espinho começou a subir pelo abacateiro sem ser plantado. Foquei intrigada, comentei com uma vizinha que ia cortar e ela me disse pra não cortar que era jiquiri. A moradoura anterior tinha pa=lantado la. Deixei crescer um pouco e pra minha surpresa todos que iam la comprar verdura perguntavam o preço do molho de jiquiri. Vendia mais que qualquer outra verdura. Fiquei sabendo ainda que ele é depurativo do sangue, age nas inflamações de garganta e tantos outros problemas de saude. Hoje tenho um pé enorme no meu quintal. E,bora não more mais em BH. Voltei pra minha terra, interior do Espírito Santo.
ResponderExcluirAmei a receita do angu com jiquiri, eu não conhecia essa planta até 1974 quando morando em Belo Horizonte, fui morar nima´chácara onde plantávamos e vendíamos verduras e legumes. Perto da casa tinha um pé de abacate e um cipó estranho cheio de espinho começou a subir pelo abacateiro sem ser plantado. Foquei intrigada, comentei com uma vizinha que ia cortar e ela me disse pra não cortar que era jiquiri. A moradoura anterior tinha pa=lantado la. Deixei crescer um pouco e pra minha surpresa todos que iam la comprar verdura perguntavam o preço do molho de jiquiri. Vendia mais que qualquer outra verdura. Fiquei sabendo ainda que ele é depurativo do sangue, age nas inflamações de garganta e tantos outros problemas de saude. Hoje tenho um pé enorme no meu quintal. E,bora não more mais em BH. Voltei pra minha terra, interior do Espírito Santo.
ResponderExcluirLeci Araujo Santiago
Leci, que história linda. Obrigada por ter contado aqui. Um beijo, N
ResponderExcluirJiquiri,é muito bom pra garganta inflamada,além de ser muito gostoso.Mas eu gostaria de saber se come o fruto,pois em Minas Gerais meus avós falaram que era veneno.Muito obrigada
ResponderExcluirAs folhas eu sei que é remédio, as raizes tb. Quanto aos frutos não sei, nunca ouvi nada a respeito. Mais na dúvida, prefiro não arriscar.
ResponderExcluirNeide seu post me deu saudades de minha mãe. E o jequeri não era o caso de dias ruins não. Esta receita era para o inverno já que não havia vacina contra gripe. Ela melhora a imunidade e é um potente anti-inflamatório. Tem muitas vitaminas principalmente do complexo B.
ResponderExcluirBjim
celeste matos
A propósito fica uma delícia misturado ao feijão preto.
ResponderExcluirconheci jiquiri na minha infancia, se eu a ver hoje, nem sei se a reconheço, mas realmente a planta nunca apareceu no mercado pra ser comercializada, é como voce disse: é muito trabalhosa pro preparo da mesma, meu pai fazia muito a mistura dela com sarsa parrilha pras crianças, é um ótimo depurativo do sangue e lombrigueiro pros barrigudinhos, la em casa éramos sete crianças, ninguém tinha o tal do verme por causa dos cuidados de meu pai usando essas plantas. é isso aí valeu...
ResponderExcluirEngraçada a história do jiquiri né, tão pouca gente a conhece, as gerações mais recente então nem se fala, eu a conheci porém se eu a ver entre várias plantas, não a separo e se a ver sozinha não sei se é...
ResponderExcluirMorava na "roça" quando era criança e brincava com jiquiri, porém faz algum tempo que não vejo essa planta e seus frutinhos. Vou fazer um "tur" pelo sítio para tentar encontrar as bolinhas verdes e relembrar minha infância.
ResponderExcluirMinha mae conhece essa planta deste crianca onde morava na roca depois que mudou para Minas Gerais consegui algumas mudas por aqui essa planta e mesmo uma delicia, sempre procurei em livros de botanica essa plantinha chamada jiquiri e nunca encontrei , fiquei feliz em encontrar informacoes sobre esta planta e as informacoes estao correta adorei. So nao vi onde estao os espinhos na semente eu nunca os vi, Obrigada
ResponderExcluirAmigos o jiquiri até onde eu sei só se come as folhas, e se usa a planta toda, rais e folhas para purificar o sangue, curar infecção de garganta etc. Os frutos não são comestiveis e os espinhos são encontrados nas costas das folhas que se tira com uma tesoura para ser consumidas,. Tenho muitas sementes, se alguém se interessar pode entrar em contato comigo por email e eu mando as sementes, elas são de ótima germinação.
ResponderExcluirleci.santiago@gmail.com
Olá, Leci.
ExcluirEstou há tempos procurando sementes de jiquiri. Se você tiver, informe o custo de envio, por favor.
Agradeço antecipadamente.
Abraços,
Fátima
queria saber como faço pra consseguir sementes desta planta pois conheci em minas gerais era ainda criança se pude me dar informação meu email étoninho_bar@hotmail.com
ResponderExcluirVc pode fazer a muda do broto corta uns uns 20 cm da ponta da rama coloca numa sacola drenada com terra fértil e molhe sempre deixando a terra úmida com uns 8 dias já está cheia de raiz com uns 30 dias tá uma bruta muda já pode levar pra terra com uns 6 meses já está colhendo as folhas em abundancia
ExcluirMingau de jequeri,feijao,angu e ovo eram constantes nas marmitas que os fazendeiros da região de Abre Campo - MG, mandavam servir para os trabalhadores que cuidavam de suas lavouras. Mesmo assim muita gente do interior desconhece a planta.
ResponderExcluirola tenho 32 anos desde de minha infancia conheço jiquiri,e uma tradição que vem desde de meus bisavos,e uma delicia, dizem que e um otimo antiflamatorio.mas infelizmente so encontro a planta em mantena minas gerais.
ResponderExcluirEu twenho aqui. Moro no ES e tenho muita semente. Se vc quizer deixe um recado no meu email e eu entro em contato, e posso te mandar as sementes. Elas são f´ceis de germinar.
ResponderExcluirMoro em Mg e gostaria de receber as sementes.
ExcluirFavor entrar em contato:
claudinhacecre@hotmail.com
Obrigada
Esqueci o email:
ResponderExcluirleci.santiago@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirTentei aqui várias vezes com entanto se alguém poderia me dar ou vender uma muda do jequiri,mas ninguém me respondeu,muito pouco caso eu achei ,mas já sei onde vou encontrar ,minha família que mora no ES tem é vou trazer de lá e quando eu tiver mudas não vou negar pra ninguém,inclusive eu tenho BERTALHA E trouxe de la
ExcluirMELLO SOUZA LIMA.
ResponderExcluirÉ UMA DELICIA ASSIM FALA MINHA FILHA VICTORIA 7 ANOS, COMEMOS AS FOLHAS E O FRUTO TAMBEM QUANDO MADUROS É UMA DELICIA; GOSTARIA DE SABER ONDE COMPRAR.
Ola! Vi a postagem e achei interessante, pois nela, afirma-se nunca ter visto uma só pessoa falar sobre essa erva(jiquiri), pois hoje 05/03/2012, estava justamente conversando sobre ela com um senhor muito amigo meu, falavamos justamente onde eu e meu encontravamos essa erva, que era em derrubadas de matas, que logo depois a queimada,queimadas essas para o prepara da terra para o cultivo, onde nasciam essas ervas e muito mamoeiros. Parabens pela postagem.
ResponderExcluirOla! Vi a postagem e achei interessante, pois nela, afirma-se nunca ter visto uma só pessoa falar sobre essa erva(jiquiri), pois hoje 05/03/2012, estava justamente conversando sobre ela com um senhor muito amigo meu, falavamos justamente onde eu e meu encontravamos essa erva, que era em derrubadas de matas, que logo depois a queimada,queimadas essas para o prepara da terra para o cultivo, onde nasciam essas ervas e muito mamoeiros. Parabens pela postagem.
ResponderExcluirOlá ,meu nome é Zilda justamente hoje quando acabei de jantar vim p/ o computador procurar alguma coisa que falasse sobre jiquirí,porque fui na casa da minha mãe e trouxe muito, e fiz p/ o jantar comí d + até desanimar,é bom saber que outras pessoas conhecem esta planta. só não gosto de limpar as folhas por causa dos espinhos kkk,minha mãe me ajuda quando ela pode ,porque ela mora um pouquinho longe da minha casa, não tem uma vez que vou na casa dela /p não trazer essa delícia .
ResponderExcluirobrigada por este espaço.
ResponderExcluireu sou de sao pedro dos ferros mg e comi muito jiquiri minha mae fazia muito era uma delicia neusa maria reis da silva
ResponderExcluirneusaeoswaldo@yahoo.com.br
eu sou de sao pedro dos ferros mg e comi muito jiquiri minha mae fazia muito era uma delicia neusa maria reis da silva
ResponderExcluirneusaeoswaldo@yahoo.com.br
Obrigada, Alessandra!
ResponderExcluiradorei saber que posso comer esta fruta de jequiri, pois na minha vizinha tem um pé carregadinho e ela só usa as raízes. m cecilia- pedrinópolis\mg
ResponderExcluirDayane.conheci jiquiri atraves da minha mae que conhece desde pequena.Ela sempre disse que jiquiri e um otimo antibiotico eles sempre usava para inflamaçao na garganta.E so fazer o mingau de fuba e colocar a folha no meio e um otimo antibiotico.Estou cuidando de uma muda na minha casa.Amei este site. um abraço.Dayane
ResponderExcluirinteressante,quando menino meu pai fazia chá de jiquiri com um pouco de sal para fazer bochechos quando tinhamos dor na garganta. Alem é claro do mingal de fuba com jequeri.
ResponderExcluirnunca mais vi falr em jequeri, hoje lemebrei e resolvi pesquisar no google....
antonio raimundo
ResponderExcluirJiquiri é mesmo uma delícia.
ResponderExcluirAqui na minha região (Afonso Cláudio, ES) as pessoas não gostam muito dele, pois ele cresce no meio das lavouras de café e aí a colheita é difícil.
Na verdade não conheço ninguém por aqui que aprecie a culinária com jiquiri, só eu mesma e minha mãe, o que é uma pena, pois não sabem como ele é delicioso.
Fico feliz em saber que mais alguém além de mim conhece e aprecia o jiquiri.
Raquel
jiquiri, essa minha preferida comeria todos os dias. Muito bom
ResponderExcluirNa minha infancia minha mae sempre fazia jiquiri e achava um delícia com com angu minha mae refogava como couve era muito bom,dia 5 de maio foi aniversário dela e fui passar uns dias por la com ela e fomos na casa da minha irmã que mora na roça, comentei com ela que tinha vontade comer jiquiri ,ela me levou até o quintal dela ,que tinha muito mas muito jiquiri fizemos para o almoço estava delicioso amei comer novamente.Beijos luzia
ResponderExcluirola minha querida Neide! fiquei muito feliz em ver essa maravilhosa materia , sob jiquiri, pois vinha avó faleceu com 92 anos , e ela veio trazendo com ela , uma muda , tenho ela ate hoje , mesmo já idosa , tinha que fazer mingau e era sagrado as folhas de jiquiri , os médicos pedia ela para levar uma galha para ele ver , por que só conhecia nos estudos por sua eficaz medicinal . ela fazia questão de levar , fico triste por poucas pessoas não conhecerem , uma planta tão maravilhosa e com grande importância. adorei seu blogger . abraços de um amigo de minas gerais . mauricio
ResponderExcluirUbiraci Menezes disse ...
ResponderExcluirConheci essa trepadeira quando tinha dez anos . As propriedades citadas e modo de preparo nunca mais esqueci .
Acredito que equivalem ou superem o ora-pro-nobis.
Parabenizo pela postagem . Vou procurar por estudo cientifico a respeito .
ubiracimm@ig.com.br
Na casa da minha vó como jequiri faz anos adorei a reportagem dizem que é bom para o sangue
ResponderExcluirQuando criança, me lembro de ter uma planta assim no quintal, porem, esta tinha umas florezinhas brancas que apanhávamos e minha minha mãe colocava em cima do arroz quase cozido. Espero não estar errado, pois me trouxe muitas saudades. Obrigado. Jair (jairsen@gmail.com.br)
ResponderExcluir... desculpe, digitei meu e-mail errado, o correto é jair@senhorini.com.br
ResponderExcluirOlá,que bom conhecer outras pessoas que também aprecia o jequeri ou jiquiri como queiram.Segundo a minha mãe que conhece como jequeri desde criança no interior de Minas (São Félix de Minas)é muito bom com mingau de fubá de moinho d'água ,também cozido como couve bem cozido.também faz omelete com as flores.(Minha mamãe cozinha suas folhas picadinhas na panela de pressão.Morram de inveja;Tenho um pé em minha casa.Caso queiram sementes ou o galhos para mudas ,posso mandar pelos Correios.O meu email é izaias.as@msn.com.
ResponderExcluirHoje estava comentando com o vizinho que na minha infância a minha mãe fazia um tal de jiquiri e que nunca mais eu havia comigo. Ele me disse: - pois eu tenho uns pés da planta na minha horta. Não perdi tempo e saborei de depois de muitos anos esta espécie tão esquecida e tão saborosa. A população de hoje só degusta comiga industrializada. É por isso que os hospitais vivem cheios e as farmácias faturão alto. Um abraço!
ResponderExcluirsuper.martinez@yahoo.com.br
Boa noite, aqui na minha região, zona da mata mineira, tem jequeri e comi alguns esta semana, só que são amarelos com riscos pretos, quando maduro. Acho o sabor muito diferente, uma mistura de maracujá com tomate de árvore.Abraços Jair
ResponderExcluirGente,minha familia inteira ama o jiquiri! somos apaixonados! a gente corta bem fininho igual couve! e comemos com canjiquinha! Eita trem bão!!!
ResponderExcluirMuito interessante o jiquiri. Não conheço mais gosto muito de culináriamineira.e aaproveitando. Alguém pode me enviar as sementes pq.gosto de plantas pra mim desconhecidas e exóticas como o ora pro nobis. Taioba. E agora o mais recente jequiti. Meu email é
ResponderExcluirmaurij.nogueira@gmail.com. Abraços.
Comi muito na minha infancia realmente é uma delicia só que agora nao encontro mais se alguem puder me doar ou vender sementes ficarei grata moro em Belo Horizonte minas Gerais sonia_crislem@hotmail.com
ResponderExcluirSou de BH,e tenho jequiri em kasa
Excluiroi,minha família todos conhecem esta plantinha diga se maravilhoso sabor e sempre cultivamos desde eu menina,tambem usamos cozinha lo junto com as partes magras do frango fica muitooooooooo bom bjos,meu nome e leia
ResponderExcluirTenho sementes de jequirí para vender, quem se interessar, tenho anúncio no mercado livre.
ResponderExcluirMeu pai gostava muito de jiquiri, como é chamdo aqui na minha região. É delicioso o jiquirí. Fiz uma linda muda para replantar. O lugar ideal para uma boa forma do jiquiri, é perto de um amontoado de paus, como pés de café cortado secos e amontoado. Ali por perto voce planta o jiquirí. Mas fica uma belaza. Mas tem que jogar uma aguazinha de vez em quando.
ResponderExcluirOi Neide!
ResponderExcluirUma amiga, a Margarida que é lá de Angelim, na zona da mata de MG próxima da cidade de Ipanema, me mostrou hoje o jiquiri. Ela conta que sua mãe sempre usou o jiquiri em refogados,mingaus e chás das folhas e flores. Usava sempre que a pessoa estivesse com dores de garganta. Eles colheram no mato e plantaram na horta para uso sempre que preciso!
Um abraço! Guadalupe.
Medina
ResponderExcluirAdorei essa matéria conheço demais jiquiri sou da cidade de Teixeiras zona da mata de MG. Moro em São Paulo já comi muito adoro. Tenho uma chácara uma hora de são paulo pela rodovia Regis tenho um pé. Obrigada
Meu E-mail é medina.1709@hotmail.com
Nossa....Bom saber que ele ainda existe. É um sabor que deixa saudade.
ExcluirAdorei saber que mais alguém conhece o jequiri. Sou de uma cidade que fica na zona da mata mineira e cresci comendo serralha,lobrobô,jequiri. Interessante que ,eramos nós as crianças que iamos pegar as folhas para as mães fazerem o almoço,e aproveitávamos para brincar com os frutos que são lindos. Pra quem já comeu mingau de couve nas minas gerais,sugiro substituir a couve pelo jequiri,fica delicioso. Ainda hoje qdo vou a minha cidade natal,aproveito pra comer essas estranhas delícias difícieis de srem encontradas nas grandes capitais,ou impossíveis como é o caso do jequiri. Adorei o post. Sandra RJ
ResponderExcluirQue surpresa saber que tem muitas pessoas que conhecem jequiri! Estou eacrevendo um blog com causos de minha infancia só pra desabafar,exorcisar meus fantasmas,rsrs. Quando quis falar dos refogados bizarros que era obrigada a comer,fiquei em dúvida sobre como se escreve o nome da planta espinhenta. Consultando o Google,me deparo com seu blog e os comentários de conhecedores do jequiri. Foi um prazer. Obrigada!
ResponderExcluirLamento mas não vou elogiar a tal "verdura". A danada descia arranhando minha garganta! Bye
Ainda tem Jequeri por aí, Neide?
ResponderExcluirEstava lembrando de um mingau feito com as folhas, com pesquisar e caí aqui novamente! Boas lembranças de infância ligadas a essa planta e seus preparos quentinhos feitos quase sempre no inverno!
Enfim, se não tiver mais a plantinha e quiser sementes é só dizer, aqui na roça tenho bastante.
Abraços, Vah
Olá, eu amo jiquiri, aprendi a comer essa verdura, la nos idos anos 60, quando ainda era criança, morando na roça. Hoje, aos 60 anos e morando na cidade, tenho no meu quintal essa maravilha.
ResponderExcluirConsumo sempre em forma de mingau, porém um guisado de jequeri, quiabo, taioba e ora pro nobis é top viu. Experimente e depois me conta.
Eu sou de Minas Gerais e conheço jequeri aprendi a comer com minha mãe e a familia toda gosta e cultiva em casa, além de ser delicioso é um remédio pra infecção na garganta, a gente come em refogado ou em mingau de fubá cozido, fica delicioso eu adoro. Pena que pouca gente conhece, devia ser cultivado por muitas famílias pois é rico em vitaminas.
ResponderExcluir+Luzia Couto Esse é o nome que deu origem da cidade onde moro Jequeri minha terra.
ResponderExcluirEu, não apenas conheço, mas também amo. Faço a maior propaganda do Jiquiri, porque é com ele que eu cuido da minha coluna quando ela inflama. Se deixar, fico descadeirada, e a dor de uma coluna inflamada a esse ponto, é a mesma do parto. Homens que ficam descadeirados por causa da coluna, apresento-lhes a dor de parto! Graças a Deus, descobri que o jiquiri é bom pra isso também, desde então, nunca mais fiquei descadeirada! Minha coluna inflama porque uma das vértebras de aproximou da outra. Viva o jiquiri!!! Sou Conceição de MG.
ResponderExcluirEstou há muito procurando sementes de jiquiri, pois é o melhor remédio para amigdalite que existe (Uma vez se alimentando deste vegetal, fica-se vacinado contra inflamações de garganta!), e minha cunhada e sobrinhos às vezes sofrem com isso. Além ser muito gostoso, né?
ResponderExcluirSe alguém puder enviar sementes para mim, agradeço muito. E pago por isso, via depósito bancário.
Jaime Lisboa Rocha
Quadra 9, Gleba C, Chácara 12. Vale das Macieiras - CEP: 73.700-000 - Padre Bernardo - GO
Moro no Distrito de Ravena,Município de Sabará/Grande BH; Tenho 02 pés de Jequiri, carregadinhos de frutos. Quem quiser, os frutos bem como mudas é de graça. As mudas podem, também serem feitas, através de estaquias. Se alguém tiver condições de informar, gostaria de saber se os frutos são comestíveis, cozidos e/ou saladas? Meu email neuracivieira@hotmail.com. Fone 031 985860144.
ResponderExcluirBoa noite, tive problemas de infecção de garganta com mta frequência, uma senhora do interior de minas ensinou a minha mae que comer as folhas do jequiri eram um otimo antibiótico natural. Começamos a procurar a planta aqui em belo horizonte so consegui a muda no mercado centrao eu consumia as folhas e em poucos dias eu ja estava restabelecida.mas nao soubemos cultivar a planta corretamente e o folhagem morreu. comecei a procura novamente e hoje consegui a nova muda.
ResponderExcluirCaso alguém tenha interesse tem que encomendar a muda na loja do mercado central casa das raízes medicinais 3274-9499
3274-9704.
Estou postando essas informações pq o planta é um excelente alimento. Os médicos nao gostam de passar informações sobre plantas medicinais pq o comercio de fármacos e que gera rios de dinheiro enquanto a população se torna refém do mercado farmacêutico.
O jequiri aumenta por completo toda a imunidade do corpo.
Abraços
Boa noite, tive problemas de infecção de garganta com mta frequência, uma senhora do interior de minas ensinou a minha mae que comer as folhas do jequiri eram um otimo antibiótico natural. Começamos a procurar a planta aqui em belo horizonte so consegui a muda no mercado centrao eu consumia as folhas e em poucos dias eu ja estava restabelecida.mas nao soubemos cultivar a planta corretamente e o folhagem morreu. comecei a procura novamente e hoje consegui a nova muda.
ResponderExcluirCaso alguém tenha interesse tem que encomendar a muda na loja do mercado central casa das raízes medicinais 3274-9499
3274-9704.
Estou postando essas informações pq o planta é um excelente alimento. Os médicos nao gostam de passar informações sobre plantas medicinais pq o comercio de fármacos e que gera rios de dinheiro enquanto a população se torna refém do mercado farmacêutico.
O jequiri aumenta por completo toda a imunidade do corpo.
Abraços
Vou procurar lá,porq comprei 3 sementes e não nasceu,estavam verdes ,digo na casa das raízes no mercado Central
ExcluirAcabei de comer agora no almoço. Só pra tirar todos espinhos demora mais que o tempo de fazer todo almoço. Mas aqui em casa tem uma rama de jequeri e todos apreciamos bastante. P.S. adorei a matéria. Bjks
ResponderExcluirMeninas, o jequiri é muito apreciado em minha familia, aprendemos a usá-lo desde cedo, ele nasce nos pastos, não exige cuidados, e é resistente ao fogo, ao roçado ao sol escaldante... o tempo passa e o jequiri reaparece lá no mesmo local. Em nossa casa ele sempre foi apreciado no mingau, bem temperadinho puro acompanhando o angu, e preferimos que seja feito com gordura e comido na hora, mas também usamos com o óleo na ausência da gordura. Em casa de minha vó não usávamos alho no jequiri e eu continuo a não usar em casa minha, pois acredito que o sabor do alho abrande o sabor rústico do jequiri, prefiro só o sal. Por aqui usamos o jequiri como remédio quando temos problemas na garganta, consideramos um ótimo remédio e um rico alimento, tenho um pé no meu quintal e as pessoas param na rua pedem um pouco vez em quando.
ResponderExcluirNa minha casa tem jiquiri
ResponderExcluirOi ganhei umas ramas de jequiri como se planta nunca tinha visto ou comido mais sei q vou adora gosto muito de comida exóticas.obrigada se puder responder
ResponderExcluirBom dia gostei do giquiri sempre tomamos mingual de jequiri sim porque não tinha mto coisa olha hoje fiz o suco do fruto é bom não sei a propriedade obrigada
ResponderExcluirConheço o jiquiri e aqui usamos muito pra fazer chá e excelente pra garganta infamada cura mesmo
ResponderExcluirAmei esse texto sobre o jiquiri,com ele pude voltar a minha infância, onde conheci essa planta através da dona do sítio em que morávamos no interior de Rondônia. Ela nos apresentou o vegetal como comestível, tinha um pé enorme nativo dele na roça , onde diversas vezes colhi as folhas para ela fazer refogadas e eu comia aquele refogado me deliciando.Depois mudamos do lugar, o tempo passou e nunca mais vi nem ouvi falar do jiquiri e a alguns meses sempre tenho me lembrado dele, comecei até duvidar que existisse mesmo uma planta com esse nome,então hoje resolvi pesquisar para saber se ela realmente existia e me deparei com essa história linda, e tantos relatos de pessoas que a conhece.Como gostaria de conseguir sementes ou muda dela.
ResponderExcluirLeila
Pois é Carlos eu também andei procurando,comprei até umas sementes no mercado Central de Belo Horizonte mas não nasceu.vou no ver se acho no ESanto por lá deve ter
ResponderExcluirComi muito jiquiri la no mato grosso, regiao de juscimeire, proximo de jaciara, pouca gente conhecia essa planta mas meu pai conhecia e assim nós tinhamos muita fartura dessa planta
ResponderExcluirA pouco tempo comprei uma mudinha na feira e plantei num quintal emprestado,já está subindo pelo muro,já já vou experimentar essa iguaria,pois até o momento só vi falar que é muito bom,espero que seja mesmo,ainda hoje peguei umas folhas e fiz um chá para minha filha que estava queixando dor de garganta.
ResponderExcluirum abraço.
Pedro Jones.
V
espasiano MG.
Oi amo Piquiri ,mas ainda não consegui encontrar mudas,um dia comprei 3 bolas que são as sementes,mas estavam verdes e não nasceu
ResponderExcluirÉ uma delícia, não fico sem o Jiquirí de jeito nenhum.
ResponderExcluirenira , morou na casa dos meus pais por 50 anos fazia um jiquiri perfeito .
ResponderExcluira diferença e´que ela tirava os espinhos do meio da folha. uma mão de obra sem igual.
mas delicioso
ola eu amo jikiri,eu tenho em minha casa , nao perco a essa planta ,alem de um santo remedio e muito gostosa.
ResponderExcluirEu conheço jequiri.como muito quando criança minha mãe fazia pra nós.traziam da lavoura de café.Nunca mais vi. Ela me dava pra comer quando a garganta estava inflamada.Não sei se tem algo a ver.
ResponderExcluirO Jiquiró além de muito gostoso, é depurativo do sangue, é ante inflamatório e tem muitas outras qualidades medicinais.
ResponderExcluirTenho dois pés desse fruto e mudas tambem
ResponderExcluirTenho dois pés desse fruto e mudas tambem
ResponderExcluirEu sempre tenho pé dessa pranta e ótima pras vias respiratórias alem de uma ótima sopa....
ResponderExcluiroi bom dia gostaria de saber como e onde adiquir essa planta preciso dela para fazer um remedio de garganta urgente obrigado neide por postar e mostrar esta linda e util materia abraçao quem souber onde eu posso encontrar deixo meu contato aqui watzap 021.974151932desde ja obrigado
ResponderExcluirA muda vc faz da rama pega o uns 20 cm do broto e plante numa sacola drene a sacola com uns 8 dia sua muda está cheia de raízes deixa crescer hum pouco e lava pra terra obs irrigue sempre
Excluirindiapenaazul1920@gmail.com esse e meu gmail
ResponderExcluirMinha mãe, Qnd adolescente teve problema de rachaduras nas mãos e "curou" com fruto do jiquiri, passava e aplicava nas mãos.
ResponderExcluirHoje meu marido está com o mesmo problema e estou a procura do fruto para usar nele.
Sua postagem foi muito esclarecedora, obrigada!!!
Corretor me trolando.
ExcluirMinha mãe assava o fruto e passava nas mãos!
Boa tarde!Eu conheço essa planta do enterior de Governador Valadares ,anos 6i .Minha mãezinha, fazia com torresmo dentro da canjiquinha,uuu quê saudade!!!!!
ExcluirMinha família sempre usou pra remédio, mas nunca tinha comido. Interessante. Vou fazer um refogadinho hoje pra experimentar :🥰
ResponderExcluirDesde pequeno conheço o jiquiri, realmente muita gente não conhece, fico impressionado com isso kkkkk. Quem tem aí por perto, fazem com costelinha de porco, vcs vão amar. Cortem os talinhos, cozinhar o Jiquiri na panela de pressão de 7 a 8 minutos para os espinhos das folhas ficarem molinhos( pode se tirar os espinhos da folha também, mas dá um trabalho danado, rsrsrs), depois de feito isso, misture na costelinha que vc fez do seu jeito. Abraços
ResponderExcluirAmo jiquiri. Dos frutos maduros faço suco, que fica amarelinho e muito gostoso.
ResponderExcluirHoje conheci a tal plantinha jiquiri, nunca tinha ouvido falar dela.
ResponderExcluirMe animei, acho que vou pedir uma muda pra minha amiga mineirinha.
Foi o nosso almoço hoje. Mingau de jequiri. É uma comida da nossa família. Muitas recordações. Somos da região de Ponte Nova, zona da Mata de Minas Gerais, também adoramos labrobó, taioba, cansanção,etc.
ResponderExcluirComo consigo essa planta?
ResponderExcluirConheço comia muito quando era criança! Época que as coisas não eram fáceis!
ResponderExcluirMinha querida Mãe fazia de tudo pra comermos bem! Fazia com banha de porco! Nunca mais vi um pé
Ao ler essa publicação eu voltei aos tempos de criança onde meus pais tinham uma cerca com essa planta e minha mãe fazia muito dela para nós e assim mesmo com esse creme de milho. Nunca imaginei ler esse artigo e encontrar pessoas que conhecem e saboreie essa planta. Nunca mais eu vi...saudades de minha mãe e meu pai e de ter conhecido um prato tão simples mas de sabor único! Obrigado por essa matéria!
ResponderExcluirMoro em IBiRITE MG mas conheci está plantinha milagrosa e.saborosa Jequeri em Bicuíba de Raul soaris onde naci tínhamos ela hoje acabrei de fazer com fubá de angu mas fica muito bom com frinha de milho Beju mas não esqueci de colocar um pouquinho de sobra de carne que fica melhor ainda /tenho 2 pés de Jequiri aqui nu meu quintal Fasso sempre que posso,muito booooooo mesmo pra mim e uma iguaria flor da juventude eu acredito Antônio Justino (Bicuiba de Raul Soaris) zona da mata MG
ResponderExcluirNo sítio de meu pai tem essa deliciosa plantinha,é me recordo muito de minha mãe preparando pra eu e meus irmãos comermos feito no fogão a lenha ha! Quanta saudade tras, é o bom que agora em pleno 2020 com essa pandemia nada mau alimentar se dessa preciosidade levantando a imunidade...
ResponderExcluirOi gente eu tmb amo jiquiri mas assim como eu ne vi aki que algumas pessoas perdeu o contato com essa planta ainda quando criança. Faz mto tempo que eu nao vejo mais acho q uns 18 anos .mas caso alguem tiver sementes ou mudas e puder me arrumar eu compro pois tenho mto vontade conseguir novamente.
ResponderExcluirEntrem em contato comigo
Meu whatsaap 69993903640
Meu e-mail lobosolitariojipa@gmail
Sou de Rondonia
Nossa adorei a explicação é a receita.. estava fazendo uma pesquisa pois ganhei uma muda do jiquiri é não conhecia .. agora já quero fazer esse ensopado é descobrir esse sabor que dizem ser maravilhoso!
ResponderExcluirSou de Itabira Mg
Vc pode me vender as sementes
ExcluirEu tenho um pé na minha casa e consumo quase que diariamente.minha mãe me ensinou a gargarejar para inflamação na garganta,mas hoje consumo suas folhas refogadas ou no mingau de fubá,também costumo misturar com almeirão e couve refogando tudo junto.
ResponderExcluirhoje enquanto redijo esta postagem estou mastigando um pedaço da bolinha de onde saem as sementes o gosto se assemelha muito com o pepino.tambem ja cortei parte da trepadeira e plantei la no fundo da prefeitura onde trabalho,pois quando dá fome como até cru.
Então. Eu gostaria de sementes dele
ExcluirAlguém poderia me vender
Eu quero c
ResponderExcluirEu quero sementes de jequeri
ResponderExcluirObrigado
Eu quero sementes de jiquiri
ExcluirEu quero sementes de jiquiri
ResponderExcluirQuando criança sempre comi jiquiri,minha mãe fazia refogado,depois nunca mais ouvi falar dessa planta,fiquei feliz de saber que ainda existe, gostaria de conseguir sementes ou mudas.
ResponderExcluirBom dia, na minhacasa éramos 10 irmãos e nós comíamos mingau de fubá com jiquiri, infelizmente não se acha mais , sou de Volta Redonda rj, se alguém tiver sementes ou mudas eu aceito.
ResponderExcluirBom dia. Alguém sabe onde posso encontrar muda ou sementes de Jiquiri?!
ResponderExcluirAqui em Ipatinga, MG,tem ..Sempre faço e todos comem.É uma benção.
ExcluirBoa Noite!
ResponderExcluirAcabei de ler essa matéria sobre o jiquiri
Por favor pode me enviar uma muda ou sementes?
Meu e-mail é genysouza1951@gmail.com
Hoje comi jiquiri.Aprendi comer com minha mãe. Nasceu no meu quintal e fiquei muito feliz. Deixei espalhar e colhi. Eu tbm procurava em livros sobre a planta e não encontrava. É bom a gente começar a divulgar como é feito com oropronobre. Pela cor e textura da planta da p observar que tem muitas propriedades benéficas á saude.
ResponderExcluirA ultima vez que comir jiquiri foi a 55 anos atras foi na minha infancia e comir cansansao a 24 anos atras na minha ultima gravidez pesquises sobre jiquiri e amei te encontrado
ResponderExcluirMeu nome é terezinha sou BH MG
ResponderExcluir