Bem, para comprar licuri, azeite de licuri e outras delícias com este coquinho, incluindo granola e caramelado, é só pedir pra Josenaide (josa.alves@ig.com.br) da Coopes, que ela manda por correio. Eu conservo o meu no freezer e sempre uso direto sem precisar descongelar. Assim, dura meses.
Panqueca de licuri com banana
Massa
2 ovos
1 xícara de leite
1 colher (chá) de azeite de licuri (ou óleo vegetal, se não tiver)
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de coquinho de licuri
Recheio
6 bananas nanicas
3 colheres (sopa) de rapadura picada (ou açúcar mascavo)
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de azeite de licuri (ou manteiga)
1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de suco de limão
Para fazer a massa, basta bater no liquidificador todos os ingredientes até o coquinho ficar bem triturado. Deixe a massa descansar durante 15 minutos. Aqueça bem uma frigideira antiaderente (não precisa untar, mesmo se a frigideira não for antiaderente, pois a massa contém gordura) e coloque um pouco de massa. Espalhe bem para ficar uma massa fina. Quando estiver soltando da frigideira, vire e deixe dourar do outro lado. Deve render uma dúzia de panquecas.
Para o recheio: corte as bananas em rodelas e reserve. Coloque a rapadura numa panela e leve ao fogo. Quando derreter e começar a caramelizar, junte as bananas, o gengibre, a canela, o azeite e a água. Deixe ferver e a banana amolecer um pouco - sem se desmanchar. Se quiser mais calda, junte um pouco mais de água. Junte o suco de limão e desligue o fogo.
Monte: coloque um pouco da banana sem calda sobre a panqueca e enrole. Deixe um pouco do calda da frigideira para despejar por cima das panquecas.
Rende: 12 panquecas
Às vezes faço ela assim, mais grossinha, com banana só aquecida e temperada com mel e canela. Regada com mel.
Mais receitas com licuri Pão de centeio com licuri e nozes
Espero que a panqueca se repita - ou então terei que atrasar o consultório, esperar pela Eliana e pedir para que a faça!
ResponderExcluirisse...
ResponderExcluirQuerido, alguém tem que trabalhar nesta casa. Mas fique feliz porque sobraram panquecas pra você.
beijos, n
Neide,
ResponderExcluirque maravilha de panqueca e mais ainda saber da matéria do OESP. Vai que alguém do varejo não fareja o filão e se decide vender azeite e outros derivados de licuri para o povo urbano interessado. Está na hora do licuri, e outras maravilhas sertanejas, assumirem o espaço que lhes é de direito nas mesas de todo o Brasil.
Bj,
C.