Filé de peixe galinho com licuri crocante
4 filés de peixe galo ou galinho (400 g)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1,5 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de coquinho de licuri finamente picado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de suco de limão rosa
Tire a pele dos filés e faça uns cortes rasos transversais para ele não enrolar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e frite na metade do azeite, em frigideira antiaderente. Vire os filés, junte o azeite restante e deixe dourar. À parte aqueça a manteiga com o licuri e deixe começar a dourar. Junte o suco de limão e uma pitada de sal e distribua por cima do filé.
Purê de banana da terra com leite de coquinho licuri
3 bananas-da-terra (900 g)
3 bananas-da-terra (900 g)
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de raspas de limão rosa ou Taiti (opcional)
Lave e corte as bananas ao meio e cozinhe no vapor por meia hora ou até ficarem bem molinhas. Descasque e bata com mixer ou no processador até ficar cremosa. Junte o leite de coquinho aos poucos. Tempere com sal e leve ao fogo. Mexa até começar a ferver Junte a pimenta e as raspas de limão, se for usar, e sirva com peixe.
Rende: 6 porções
Nota: Bata no liquidificador 1/2 xícara de licuri com 180 ml de água quente até formar uma pasta. Coe no pano, espremendo bem (use o leite e reserve o farelo para usar em outros pratos como pães, farofas etc).
Ontem eu estava mais para purezinho que para peixe, daí a desproporção. Mas este peixe de carne saborosa, firme, suave, vai bem até a gente muito enjoada.
Nossa, eu nunca tinha visto esse peixe. Agora, estou com vontade de experimentar, tem até água na boca. Mas estou numa dieta rígida, comendo canja há dias. Bjos e obrigada por nos brindar com essa receita divina.
ResponderExcluirmelhoras. isso é tao comum por aqui neste tempo horrivel, o bom é que apesar de intenso é rápido.
ResponderExcluiradorei a receita do purê de banana da terra, oh coisa gostosa é banana da terra.
bj
nossa,tive um chilique de vontade de comer esta banana,que eu tanto gosto.Por aqui,não existe,só fica na saudade,beijo!
ResponderExcluirTenho acompanhado seu blog há tempos. Até pretendia ter ido a sua aula na WK, mas tinha uma aula marcada para aquele mesmo dia e horário.
ResponderExcluirEstou interessada no licuri, pois conheci em uma aula do Edinho.
Dá pra vc dizer onde existe aqui em SP? Mercadão, Sta Luzia ?
Essa tal Coopes é super complicada.
Agradeço e abraços....Paulina
Eu também tenho tido esse probleminha de estomago. Já precisei ir ao médico mais de uma vez e o mesmo disse se tratar de uma virose, me receitou um remedinho que melhora em 7 dias...muito chato. Se acontecer de novo vou tomar esse chá. Mudando de assunto, estou passando uns dias em Campos do Jordão e tive a aportunidade de colher, cozinhar e comer uns pinhões, gostaria que você falasse um pouco sobre eles. Propriedades, etc...Bjs. Fique com Deus.
ResponderExcluirNeide, peixe-galinho é denominação regional, muito restrita. Da Bahia pra baixo, até o Rio Grande do Sul, o nome oficial é peixe-galo mesmo!
ResponderExcluirSou fã deste peixe desde que pesquei um, meio sem querer, aos 14 anos, na Barra da Tijuca. Bom e barato!
Adoro banana da terra e esse purezinho parece muito gostoso. Pena que não acho essas bananas por aqui! Vou tentar na feira hoje, quem sabe.
ResponderExcluirJuliana
Neide,
ResponderExcluirJá vi outros textos seus sobre o licuri e fico me perguntando se é o mesmo que chamávamos (pelo menos lá em casa) em Ituaçu, na minha infância de "coquinho". Na feira vendiam colares de coquinho que minha avó comprava e dava para os netos brincarem de colocar no pescoço e comer ao mesmo tempo. Também comíamos cozido, com um pouco de manteiga, no café da manhã. Mas acho que era hábito restrito da minha avó.
Abraços,