Se você já parou e reparou bem de pertinho aquelas lentilhas vermelhas (ou salmão), deve ter notado alguns grãos inteiros e com película marrom entre elas. Veja aqui foto delas. Pois é, se você cutucar com a unha, vai ver que por baixo da roupagem recatada, ela é toda assanhada e colorida. Por isto que são vendidas, assim, peladinhas. Levam a vantagem ainda de cozinhar mais rapidamente. Veja aqui foto delas com a película. E o mesmo se dá com as lentilhas amarelas. Nada mais são que as nossas comunzinhas que compramos nos supermercados. Está certo que no mercado internacional há grãos pelados muito parecidos com as lentilhas amarelas, mas são metades de grão de bico ou de feijão mung (quando pelados, separam-se os dois cotilédones - bem, isto é coisa de segundo grau, lembra-se?). Uma vez li num livro que as películas eram extraídas por atrito e decidi tentar despir as tais sementes à força usando o processador, sob o risco de produzir farinha. Mas como os grãos crus são muito duros, a película sai todinha, deixando os grãos até que íntegros. Basta ligar o processador e deixar uns 5 minutos ou até que as películas estejam todas soltas. Aí é só abanar numa peneira e usar as lentilhas.
Como estou completamente sem tempo de ir à cozinha por estes dias, deixo aqui receitinhas com lentilhas coloridas das minhas amigas: Da Valentina, do Trem Bom, a Sopa de Lentilhas
Da Fernanda, do Chucrute com Salsicha, a Sopa de lentilha vermelha com maçãzinhas (a receita está no meio do texto que, sendo dela, sempre é um prazer ler inteiro)
E Neide...por acaso vc tb aproveitou as pelicolas que se soltaram? Se é que pode.
ResponderExcluirPor aqui tem uma lentilha mi-nus-cu-la, de Castelucchio, que è boa demais. Precisa sò ter atençao pq cozinha vapt-vupt.
Bjs!
Clau, imagino como deve ser boa esta lentilha. As películas aproveitei para adubar o jardim - foi onde abanei.
ResponderExcluirbeijos,
N