quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Um domingo com Mari Hirata, parte 6 - Salmão


Continuando o jantar com Mari Hirata, o salmão foi o último prato a ser feito e foi à mesa quentinho e fragrante. O preparo começou um dia antes com o marinada de misso, que deve se infiltrar no peixe de maneira suave, sem agredir e descaracterizar o sabor do salmão. Por isto, Mari usou um pano de gase para isolar o peixe do contato direto com a pasta. As tramas largas do algodão permitem a passagem do tempero na medida exata. Maravilhoso. E na brasa deve ficar muito bom.

Salmão marinado no misso

Cerca de 1 kg de salmão com pele
5 colheres (sopa) de shoyu
5 colheres (sopa) de sake,
5 colheres (sopa) de mirim
500 g de misso branco
500 g de misso vermelho
Manteiga (suficiente para grelhar na frigideira)

Comece o preparo um dia antes. Corte o salmão em pedaços. Numa tigela, misture todos os ingredientes restantes para formar uma pasta. Espalhe a metade desta mistura no fundo de uma travessa de louça ou vidro. Cubra com uma camada de gaze (algodão de tramas largas) e coloque os pedaços de salmão ajeitados numa só camada. Coloque outra camada de gaze e espalhe por cima a pasta restante. Cubra a travessa com filme plástico e mantenha na geladeira. Na hora de servir, derreta manteiga numa frigideira antiaderente e grelhe os pedaços de salmão, até dourar dos dois lados. Se puder, grelhe na brasa. Espalhe por cima um pouco de cebolinha em tirinhas e sirva com legumes cozidos.

3 comentários:

  1. A Mari é Maravilhosa né. Muita competência.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Neide! Fiquei esperando e imaginando o que ainda podia vir dessa dupla depois de tudo de bom que vc descreveu, mas esse salmão... O que é isso????

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide