quarta-feira, 4 de julho de 2007

Acelgas

Five Color Silverbeet Swiss Chard
Pacote com 100 sementes $2.75

Esta foto é de uma ong americana, Seed Savers Heritage Farm (http://www.seedsavers.org), que ajuda a preservar a diversidade produzindo sementes de variedades raras. Entrem aqui http://www.seedsavers.org/departments.asp?dept=8 e vejam a imensidão de formas e cores de milhos, abóboras, cenouras e outros vegetais. É encantador. E quem estiver pela região, ainda pode visitar a fazenda (mais um objeto de desejo).
Como chegar: 3076 North Winn Road, Decorah, Iowa. From the junction of US Highways 9 & 52, drive 5.5 miles north on Highway 52, then turn right on North Winn Road (W-34). Drive on mile and look for the "Visitor Parking" sign on the right.
Mas, por enquanto, fiquemos com a linda variedade de talos vermelhos encontrada na Casa Santa Luzia:


Estas e todas aquelas coloridas são acelgas verdadeiras (Beta vulgaris), da mesma espécie que a Beterraba (aliás, as folhas das duas têm sabor muito parecido), mais comuns na Europa e Estados Unidos. Nossas acelgas (Brassica campestre Var. Pekinensis), pelo menos as chamamos assim, aquelas de folhas mais claras e justapostas, são verduras da família da couve, do repolho e da mostarda. Particularmente gosto mais destas, mas aquelas são lindas e mais nutritivas. Nem sempre são tão atrativas. Podem ser verdes com talos brancos bem contrastantes, mais fáceis de ser encontradas nas feiras-livres e no Ceagesp. Como a beterraba, a de talos vermelhos solta o pigmento para o meio, tingindo tudo ao seu redor. E se cozida em muito caldo acaba por ficar, ela própria, desbotada. Então, atente para estes detalhes na hora de prepará-la. De resto, se comporta como a nossa velha acelga de todo o dia.

Onde encontrar
Casa Santa Luzia - Alameda Lorena, 1471/ São Paulo-SP/ Cerqueira César
Tel: (11) 3897-5000
http://www.santaluzia.com.br

Um comentário:

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide