quinta-feira, 17 de maio de 2007

Sugoli e chá de hibisco



Chá de hibisco
Leve ao fogo meio litro de água com uns 12 hibiscos frescos sem o miolo, picadinho (ou use hibiscos secos, vendidos em lojas de temperos), uns 3 dentes de cravo e um pedaço de canela. De preferência, use chaleira ou canela de ágata ou inox, porque o hibisco é muito ácido e reage com alumínio. Deixe ferver uns 5 minutos. Na hora de servir, torça uma casquinha de limão e coloque na xícara. Adoce a gosto, se quiser.
Sugoli
Faça o chá como expliquei acima, mas bote junto a casquinha de limão. Coe, junte 2 colheres (sopa) de açúcar e junte 2 colheres (sopa) de farinha de trigo diluída num pouco de água. Cozinhe por cerca de 5 minutos e está pronto. Sirva frio ou gelado. Obs: O sugoli original é feito de mosto de uva, uma sobremesa italiana típica da época de vindima. Deixava-se alguns dias guardada e protegida até formar uns pontinhos bem brancos de mofo. Eu já comi, é muito bom. Só não sei de que bolor se trata, mas certamente não é patogênico. Deve ser como aquele do camembert . Hoje ele é feito em qualquer época, com suco de uva, mas há quem se aventure a fazer com outras frutas. Aliás, me inspirei num sugoli de pitanga feito pela Ivanilda Perissinotto no último evento do Slow Food de Piracicaba. Sobremesa simples e de efeito.

8 comentários:

  1. oi neide, me diga uma coisa, além de lindo o seu colorido, quais as vantagens do chá de hibisco pro organismo, hein/ Adorei a foto, senti saudades de nossas produções. Beijão

    ResponderExcluir
  2. O, Inês! Obrigada por perguntar. Além de ser nutritivo - vitamina C, caroteno, antioxidantes, o hibisco tem ainda ações farmacológicas. A mucilagem tem propriedades antiinflamatórias (aí, tem que comer inteiro e não só tomar o chá)e as antocianidinas, que dão a cor, pode ter efeito vasodilatador periférico e angioprotetor. O chá pode ter efeito hipertensivo. Mas tem mais coisa. E o bom é que é gostoso.

    ResponderExcluir
  3. Oi Neide

    Adorei o seu Blog! Espero que você sempre tenha tempo para alimentá-lo mais e mais!
    Bjs
    celso f

    ResponderExcluir
  4. Oi, Celso! Pode ter certeza disso. Estou adorando isso! Obrigada, beijos, n

    ResponderExcluir
  5. olá, estou fazendo um trabalho de cincias sobre esse assunto, e desejo saber porque o fosforo acende no oléo quente.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anônimo,
    imagino que seja porque a temperatura suba muito e as moléculas de pólvora entram em atrito e se incandeiam. Puro chute. Na verdade, não sei. Acho que um físico poderia te ajudar melhor que eu.

    ResponderExcluir
  7. ceciliar canavezi@hotmail.com26 de abril de 2011 às 17:58

    neide depois de muitos anos e muita procura ,ouvi falar em sugoli,minha mãe fazia.,mas ninguem na familia tem a receita ,do verdadeiro de vinho.... ai que vontade.................e que saudades......por acaso vc tem a receita do sugoli de vinho? em tempo amo seu blog sempre visito. bjão.

    ResponderExcluir
  8. Olá Neide,
    Aqui na minha região não é muito comum o uso do hibisco(culinária).
    Todos os hibiscos sao comestíveis,ou há especie venenosa?Estes hibiscos que tanto vejo nas cercas,em jardins...Podemos usá-lo na cozinha?
    Obrigada.
    Abraços
    Silvânia

    email: silvania_rma@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide