quarta-feira, 23 de maio de 2007

Lacraias do mar


Comprei estes crustáceos no Ceagesp sob repugnante nome de lacraias-do-mar. Eles raramente aparecem por lá. Devem vir, e sempre em pequena quantidade, por engano junto com lagostas e lagostins. Quando vejo alguma coisa comestível que não conheço, tenho uma curiosidade quase histérica de chegar em casa e provar do jeito que for. Não achei nenhuma referência, mas fui pela intuição. Aferventei por uns 3 minutos, tirei a carne e passei no azeite com alho e muito manjericão picado, sal e gotas de limão. O sabor era de camarão com lagosta, carne suculenta de lembrar o mar. São parecidos com os cannocchie italiano, usados em risotos, massas, empanados e fritos etc. Isto só descobri depois. Mas o que mais me encantou foram as cores das várias partes do corpo, como se vêem na foto de scanner. Os cannocchie, pelo que vi, não tem cores vibrantes assim.

20 comentários:

  1. Neide, querida, acabei de dar uma lambidinha neste seu blog! A-do-rei!
    Supersimpático, pessoal, carinhoso. Parece comida de mãe (hehehe). Parabéns! Admiro muito quem consegue achar tempo, nesta rotina maluca que temos, de fazer uma coisa gostosa, só por prazer. Ah, gostei também de conhecer essas lacraias assanhadas, também. Mas não sei se me animaria a cozinhá-las, acho que têm muita casca para pouca carne e devem dar um trabalhão para limpar. Como vc vê, na cozinha, sou muito preguiçosa. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Wanda! que bom que gostou! Vindo de você, é um elogio e tanto. Beijos, n

    ResponderExcluir
  3. olá querida, me identifiquei mt com vc. hoje fui ao supermercado e lá encontrei a lacraia e logo comprei.
    nunca tinha visto. me diverti mt qd fui pesquisar como fazer e encontrei vc.
    tb gosto de experimentar coisas novas.
    parabéns!
    visitarei sempre.
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Amei, tb comprei a lacraia e fui pesquisar depois que comprei, nunca tinha visto.
    no começo fiquei com nojo só por causa do nome.
    mas depois consegui comer, achei estranho, mas mt gostoso.

    ResponderExcluir
  5. Neide, querida, comprei ontem mas nem sabia como fazer. São até bonitinhas! :D
    Vou correr para a cozinha e prepará-las. Mais tarde digo como ficou! :D

    ResponderExcluir
  6. querida, fiz a lacraia, mas infelizmente não consegui comer, creio que foi a pressão dos meus filhos, que ficaram com mt nojo.
    mas vou tentar novamente.

    ResponderExcluir
  7. Achei umas no mercado por R$2,00 cada, mas fiquei com medo de comprar, pois não conhecia! Na próxima vez eu que achar irei comprar com toda certeza! Obrigada por compartilhar sua experiência!
    Beijos, Luciana.

    ResponderExcluir
  8. Comprei achando que era lagostim, só depois vi na etiqueta "lacraia". Aí fui pesquisar e só encontrei algo neste blog. Por instinto ia fazer do jeito que você descreveu. Agora sei que dá certo. Obrigada por esclarecer e compartilhar!
    Marion - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  9. Leonardo Pimentel disse...
    comigo foi a mesma situação comprei no supermercado achando que era lagostim; mas com etiqueta lacraia do Mar. Então levei e fiz para ver como seria??? Fiz acabou que ficou bom, pareça camarão.. Mas perde muita comida; quando foi limpo, removendo casca e a cabeça praticamente comemos 25% do que compramos...
    Leonardo - Rio de Janeiro..

    ResponderExcluir
  10. O la amigo comprei a lacraia não porque conhecia mas por curiosidade
    fui pesquisar como fazer justo como eu pensei depois te digo se gostei-
    ou não kkkkkkkkk meu nome mariano meu email jorgedossantosmarianom@gmail.com
    rio de janeiro 12/10/2015 um abraço,

    ResponderExcluir
  11. Por que não se acha no google inteiro nenhuma receita desse crustáceo?? Qual o preconceito?? Será que ele tem outro nome?? A única referência que existe é o seu blog. Muito obrigado por esta publicação

    ResponderExcluir
  12. Estou faEndo sua receita hoje... espero que fique tão saboroso quanto descrito. Obrigada pela dica Neide

    ResponderExcluir
  13. Estou faEndo sua receita hoje... espero que fique tão saboroso quanto descrito. Obrigada pela dica Neide

    ResponderExcluir
  14. Genteee..amei este crustáceo lacraia. Que preço bom. Comi como uma rainha.

    ResponderExcluir
  15. Vou fazer pela segunda vez. Fiz uma receita parecida com a da Neide. Tem pouca carne, mas absorve bem o tempero. Sugiro colocar um pouco de manteiga no azeite, além de pimenta, e deixar a panela tapada. Os fluídos penetram bem na carne.

    ResponderExcluir
  16. Eu costumo comprar e coloco sal, alho, cebola, tomate, coentro fresco e leite de coco.depois pego parte do caldo e coloco farinha de mandioca para fazer o pirão. Hum...todos aqui adoram.

    ResponderExcluir
  17. Eu costumo comprar e coloco sal, alho, cebola, tomate, coentro fresco e leite de coco.depois pego parte do caldo e coloco farinha de mandioca para fazer o pirão. Hum...todos aqui adoram.

    ResponderExcluir
  18. Olá. Minha mãe também comprou por engano. Mas já vi que vai BOMBAR, já que todos elogiaram.

    ResponderExcluir
  19. Nos EUA ele é conhecido como "camarão louva Deus" em tradução livre.

    ResponderExcluir
  20. Olá, comprei ontem em um mercado aqui do Rio como sendo lagostim , mas desconfiado pois já havia comprado lagostim a um tempo atrás porem ao ver as suas fotos aqui vi que realmente se trata de lacraias. rsrsrs Hoje a noite vou prepara las e vê como vão ficar! Sucesso!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide