terça-feira, 10 de julho de 2012

Extração do óleo de patauá


Queria ter visto a aula da Ana Luiza Trajano e do Paulo de Abreu e Lima, no Paladar - Cozinha do Brasil, sobre óleo de patauá, mas foi na sexta-feira, quando eu estava aqui enlouquecida preparando a oficina que daria no sábado. Já falei um pouco de óleo de patauá aqui, quando fiz  um post sobre óleos e gorduras, e, por sorte, um leitor me mandou este vídeo muito didático sobre o demorado processo artesanal de extração. Vale a pena conhecer. Depois de assistir à trabalheira toda, tenho ainda mais respeito por cada gota do precioso nectar. O leitor, que não assinou mas a quem muito agradeço, inclui ainda a notícia sobre o breve lançamento do produto pelos Baniwa.
"Neide, parabéns pelo Blog. 
Agrego ao tema Patauá, que promete, o seguinte vídeo (fresquinho!), elaborado pelo brilhante cineasta indígena Moisés Baniwa, de São Gabriel da Cachoeira/Amazonas. 
http://www.youtube.com/watch?v=kZVb9fpSj5I&feature=plcp
Estou sabendo que os Baniwa estão se organizando para oferecer óleo de patauá extravirgem e pimentas no mercado.
abraços". 

2 comentários:

  1. Tomara, pois o óleo é sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Quanto não vale cada 100ml desse óleo!!....imagino que não é dado o devido valor

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide