sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Kuppacheera thoran ou caril seco de caruru

Um pouco do tempero de coco separado e umas sementinhas
do caruru tostadas na manteiga sobre o arroz e nhac! 
Continuando a postagem de ontem, dou aqui uma receita indiana, típica de Kerala,  feita com o caruru (Amaranhus sp) que encontramos fartamente em todo o país. Se não quer saindo colhendo caruru  por aí, há algumas feiras onde pode ser encontrado. No Ceagesp, já vi, assim como na feira de orgânicos da Água Branca. Na Bahia não é difícil de encontrar nas feiras com o nome de bredo. Em Goiânia o encontrei em feira de produtores orgânicos. 

As folhas jovens são melhores para se comer e contém menos oxalatos - presentes também em outras folhas como espinafres, por exemplo, diminuem a absorção de nutrientes como cálcio e zinco e podem estimular a formação de cálculos. Mas toda a planta pode ser consumida, especialmente se as folhas forem cozidas antes em água fervente que deve ser escorrida. E de qualquer forma, o teor de oxalatos é menor que nas folhas de espinafre que todo mundo come. 

Na Índia e na África estas folhas são apreciadas e entram em muitos pratos vegetarianos ou com carne de porco - na África do Sul, esta erva, assim como outras que também crescem silvestres por aqui, como a beldroega e serralha são chamadas de morog e podem entrar num cozido de carne de porco chamado Bredie, que pretendo fazer em breve. 

Por enquanto, fique com o thoran indiano (cheera, em hindu, quer dizer espinafre - como há vários tipos incluindo os lindos vermelhos e de espécies distintas, o caruru é chamado de kuppacheera, seja lá o que queira dizer kuppa). A receita original que segui mais ou menos está aqui.  Este tipo de caril seco pode ser feito com várias folhas e legumes diferentes, como repolho, folhas de moringa/ drumstick (Moringa oleifera), cenoura, jaca-verde, feijões verdes etc, sempre bem temperado com especiarias que também podem variar. Como eu não tinha caruru suficiente, usei também folhas de moringa (receitas com esta folha aqui e ali). Mas você pode fazer usando só caruru, claro. Ou uma mistura de outras verduras. 

Caril seco de caruru

Ingredientes: óleo de coco, pimentas, cebola, alho, sal,  folhas
de caruru e de moringa, folhas de curry, cúrcuma, cominho, mostarda, coco

Cozinhei as folhas com galhos em água fervente levemente salgada por três minutos - até que ficassem macias.

Escorri, esperei esfriar um pouco e tirei os galhos. Piquei e medi - duas xícaras. Reservei. 
Ralei o coco sem pele e medi meia xícara. Num pilão, soquei as duas pimentas com 1 dente de alho, 1 pitada de sal e meia colher (chá) de cúrcuma, juntei ao coco e soquei mais, misturando.  Reservei. 

Aqueci numa frigideira 1 colher (sopa) de óleo de coco. Juntei, nesta ordem:  1/4 de colher (chá) de mostarda, 1/4 de colher (chá) de grãos de cominho e um galhinho de folhas de curry (aliás, se quiser comprar a mudinha, aqui tem). Quando os grãos começaram a pipocar, juntei uma cebola pequena picada. 

Quando a cebola começou a querer dourar, juntei as folhas picadas e o tempero de coco. Mexi bem e deixei ficar bem quente. Conferi o sal, retoquei, enfeitei com uma pimenta, servi com arroz branco e nhac! 


Um comentário:

Dricka disse...

Neide eu amo comidas salgadas com coco, meu pai fazia um repolho com coco divino, nunca me passaria pela cabeça que meu pai nascido no sertão do nordeste estava praticando a culinaria indiana.rsrs
Bjs