quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pão de mel com doce de leite



Numa das reuniões com o grupo Piracaia Orgânica, comemos pão de mel levado pela Sonia, feito com o mel que compramos na Milena, de produção própria. Aqui em casa, Marcos é um devorador de mel (puro, com manteiga de amendoim ou com tahine).  Uso também uma colherada na massa de pão, para dar cor à crosta e conservar a umidade da massa. E agora temos a sorte de sempre termos mel produzido pelas abelhas de alguém que conhecemos. 

O da Sonia
Quase nunca uso mel nas receitas doces, mas resolvi arriscar o pão de mel da Sonia, cuja receita era feita com leite condensado. Aventamos a possibilidade de usarmos doce de leite no lugar do ingrediente da latinha e eu disse que testaria. Na semana passada ganhei da Ananda um doce de leite argentino muito bom e testei a receita. Nem preciso dizer que ficou uma delícia. Tudo o que leva leite condensado pode ser feito com doce de leite cremoso diluído, sem prejuízo algum. Em vez de uma latinha de leite condensado, usei 3/4 de xícara de doce diluído em meia xícara de leite (que aí embaixo, nos ingredientes, agrupei com o leite que já existia na receita). 

Fora esta interferência, todo o mais continuou como a receita que me mandou. Aqui vai, então, minha versão, a partir da receita da Sonia Campos. 

 Pão de mel com doce de leite 

3/4 de xícara de doce de leite
1 e 1/2 xícara de leite integral
2 colheres (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de noz moscada
½ xícara (chá) de café forte
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 e ½ xícara de mel
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata todos os ingredientes (menos o fermento e a farinha) na batedeira até estarem bem misturados. Acrescente a farinha de trigo, uma de cada vez, mexendo até ficar bem homogênea a massa. Acrescente o fermento e misture bem. Coloque em assadeira grande untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio. Deixe por 50 a 60 minutos. Retire do forno e jogue por cima do bolo ainda quente 200 g de chocolate em barra meio amargo ralado. Espalhe o chocolate cuidadosamente com uma espátula. Deixe secar e esfriar antes de partir o bolo. Se quiser, pode assar em forminhas individuais ou em assadeira redonda, partir em camadas e rechear com doce de leite. Rende: cerca de 40 pedaços. 

O mel da Milena 

6 comentários:

Kelly disse...

Nossa! Que lindos!Amei saber que essa troca é possível (do leite condensado pelo doce de leite). Amo doce de leite!
Beijinhos!

www.amenidadesdekelly.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi, Neide! semana passada dei uma de "Neide" e fiz "a olho" pão de manjericão recheado com uma mistura de ricota, queijo minas curado e gorgonzola. Ficaram lindos, verdinhos, estufados e deliciosos. Sábado, vou fazer de abóbora que eu colhi esta semana. Vou rechear de novo. (tenho mania de recheio). Quero que saiba que apesar de vc dar receitas, que sempre dão certo, aprendi com vc a utilidade de cada elemento numa massa de pão e não tenho perdido nenhuma. Já fiz de beterraba, cenoura, abóbora com queijo, abóbora com ricota apimentada, com ameixa e passas. Obrigada.
Abç
Izabel

Pedro disse...

Acho que isto é do interesse de todos uma vez que estão quase sempre com o PC ligado. Porque não ganhar uns trocos "alugando" cerca de 2% do nosso CPU?
Dêem uma vista de olhos e se quiserem registem-se.
Qualquer duvida, estejam a vontade para questionar.
https://coingeneration.com/auth/new/13514/
Registam-se;
Preencham os dados;
Por fim saquem a aplicação.
A aplicação gasta mesmo muitos poucos recursos do PC.
O programa não tem virus nem aplicações manhosas.
A empresa tem certificado digital https, é sediada na California e é um projecto de folding viável e sério.
Podem ganhar no mínimo 1 dollar por dia (24h sem terem amigos adicionados)

Debora disse...

Oi, Neide.
Como sempre, POST riquíssimo.
Ouvi, há MUITO tempo, que o dente-de-leão é aproveitado de forma integral... da raiz, faz-se um infuso, que resulta numa bebida semelhante ao café ...
Um beijo,
Débora

Gabi disse...

Neide querida!!

vou fazer essa receita! E logo!
:)

Beth disse...

Acabei de tirar do forno e cobrir os pães de mel (12 forminhas grandes de bolinhos) e uma forma pequena retangular. A massa rende bastante e deu super certo.
Ainda não provei pois está quente, mas tenho certeza da delícia!
Obrigada por compartilhar mais essa receita.
Beijinho,
Beth