quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Bolo azul jenipapo com mangas


Mangas, continua tendo lá no sítio. Mas quis usar umas fatias que congelei na última colheita quando decidi fazer um bolinho rápido de frigideira para receber a nutricionista Irany Arteche que vive em Porto Alegre e veio me visitar (foi ela a coordenadora do projeto Panc e soberania alimentar, em 2008, que deu origem ao acrônimo PANC usado no livro do Valdely Kinupp e Harri Lorenzi e que graças a eles a sigla e o assunto continuam fazendo fama por aí).

Só pra contar rapidamente como fiz: untei uma parte da omeleteira com manteiga e polvilhei farinha. A outra parte, untei com bastante manteiga, polvilhei açúcar cristal e espalhei por cima umas fatias de manga (as minhas, congeladas, mas claro que pode ser com qualquer manga fresca). Depois fiz uma massa de bolo comum - 1 ovo, 1 xícara de leite azul (aquele com jenipapo que já mostrei aqui), 2 colheres de manteiga, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1/4 de xícara de açúcar, 1 pitada de sal e farinha de trigo até ficar com consistência de massa de bolo densa (cerca de 1 xícara). Coloquei sobre as fatias de manga e levei ao fogo bem baixinho. Antes que começasse a dourar a manga e grudasse no fundo, virei a massa e cobri a manga com um pedaço de folha de cúrcuma. Virei de novo a massa e deixei dourar mais um pouco, agora já com a folha. Deixei cozinhar do outro lado e virei sobre um prato. E nhac!

Só pra lembrar que isto é uma cozinha circunstancial, portanto, a receita não existe (se encontrar algo parecido, me mostre!). Fiz assim pela primeira vez e posso fazer de outro jeito na próxima. Ou não fazer nunca mais. Mas gostei do resultado de cor e sabor e queria deixar registrado. Da próxima vez, talvez já coloque no início a folha e passe a manteiga diretamente sobra ela, assim como o açúcar polvilhado. E também vou espalhar sob a manga um pouco de cardamomo triturado. Acho que vai combinar. Fica então a ideia.

Tem outro bolo azul aqui no Come-se.  E também no meu instagram: https://www.instagram.com/p/BWIojzbhVP2/ e  https://www.instagram.com/p/BWIpcFGhxXl/





















Um bolo azul e amarelo para a querida Irany! 

8 comentários:

Pelis disse...

You can visit us and find the best on our page related to online entertainment visit us here Fuga de Pretoria pelicula gratis for more fun with movies.

Muito bom disse...

Top

Receitas disse...

Receitasbolo

curso Confeitaria saúdavel disse...

curso Confeitaria saúdavelgarantia de sucesso

Curso Panetone Gourmet disse...

curso Panetone gourmet Faça venda e lucre

Camila Silva disse...

Eu gostei muito do seu conteúdo parabéns.

Lais disse...

Bolo Azul incrível meninas. Essa receita não se ver aqui em são paulo. Eu amei muito mesmo gratidão sucesso com o seu blog.

Flavia disse...

Olá eu amei sua receita obrigada por comparitlhadar.