sexta-feira, 21 de julho de 2017

Bolo azul jenipapo com manjericão anis e azeite

Não é porque já escrevi a coluna pro Paladar que vou parar de fazer comida azul. Ainda tem muita coisa por vir.  Às vezes as coisas acontecem numa velocidade maior que o tempo que tenho para postar no blog. Então, o que faço é fotografar e postar no instagram que é mil vezes mais rápido, instantâneo. Se você não tem conta lá, não tem problema. As fotinhas aparecem no blog do lado direito - é só clicar que você cai lá na minha conta e pode ir espiando o que tenho feito. Ou acesse clicando aqui: https://www.instagram.com/neiderigo/

Bem, este bolo não postei lá ainda. Então, o leitor e a leitora do blog estão sabendo em primeira mão. Peguei uma daquelas receitas que a gente tem na cabeça desde sempre e só troquei manteiga por azeite, batedeira por liquidificador, leite branco por leite azul e erva-doce por sementes e folhas de manjericão anis. Bebidas sabor anis são às vezes azuis, assim como balas e sorvetes, não sei porque mas resolvi embarcar nesta pelo caminho inverso e dar um sabor anisado ao bolo que fica azul por causa do jenipapo imaturo e tem que estar bem firme ainda  - em pequena quantidade não altera em nada o sabor natural do bolo. Tenho usado um pedaço pequeno para bater junto com o leite, ferver e coar. No post de ontem ensinei a fazer o leite. Veja aqui.


Sobre o jenipapo verde você pode ver no post de ontem ou no blog do
caderno Paladar. 
Bolo azul-jenipapo com manjericão anis e azeite 

Coloque no liquidificador 1 xícara de leite azul fervido com umas 20 folhas de manjericão anis  (também conhecido como Atroveram) e resfriado, 3 ovos, meia xícara de azeite, 1 xícara de açúcar e uma  pitada de sal. Bata bem e passe para uma tigela com 2 xícaras de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento em pó. Misture bem e junte sementes e flores de manjericão-anis. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de bolo inglês. Coloque no fundo mais folhinhas e flores com sementes da erva. Despeje a massa, que estará meio esverdeada, e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C. Deixe assar até crescer e dourar - cerca de meia hora. Espere esfriar e sirva com nata. Nhac!
Se não tiver a erva, use o leite azul frio e acrescente uma pitada de sementes de erva-doce na massa.




3 comentários:

Unknown disse...

Descobri seu blog procurando informações sobre o kefir. Achei seu post de 10 anos atrás mas super atual. Amei sua didática de explicar! fui fuçando o restante do blog e achei esse sobre cogumelos,muito interessante também. Amei essas receitas super diferentes. Parabéns pelo blog, com certeza farei mais visitas.

Unknown disse...

Olá Neide, geralmente uso limão pra fixar a cor nos bolos de beterraba e couve, no de jenipapo não precisa? Eacha qye funciona fazer o leite azul com leite vegetal?
Obrigada! ;)

Luciano Vidal disse...

Bom dia!! Não ficou claro o 1/8 pra 1 xícara, teria como colocar em gramas? Tenho um jenipapeiro em casa e os frutos não tem tamanhos uniformes.