terça-feira, 28 de março de 2017

Bolo de laranja de liquidificador

Só pra constar. Nem precisava ter esta receita aqui porque você pode encontrá-la fartamente por aí. Porém, como perguntaram a receita no instagram, deixo registrada aqui também. Gostaria de saber quem inventou para creditar decentemente a fórmula, mas parece que isto já se perdeu. Por isto, já aviso que não inventei nada desta vez. Só copiei o que parece ser de domínio público e resisti a mudanças - não diminuí nem o açúcar. Acredita? Mas pode diminuir um pouco, sim. Vai ficar menos dourado, mas acho que ficará melhor. Uma pitada de sal também vai bem.

Com café fresco. Nhac! 
Bolo de laranja
Basta bater no liquidificador 3 ovos, 200 ml de óleo, 1 e meia xícara de açúcar e 1 laranja inteira cortada ao meio, sem sementes e sem o miolo branco. Eu usei laranja bahia e por isto ele ficou bem amarelinho e com sabor suave. Acrescente 1 e meia xícara de farinha de trigo e bata mais. Junte1 colher (sopa) de fermento em pó e continue batendo. Se seu liquidificador tiver dificuldade pra bater a farinha de trigo, deixe esta mistura pra ser feita numa tigela: coloque na tigela farinha e fermento peneirados, jogue por cima a mistura do liquidificador e mexa pra homogeneizar, sem precisar bater. Despeje em forma com buraco no meio untada com manteiga e enfarinhada. Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de meia hora ou até que ao enfiar um palito no meio ele saia limpo. Desenforme e jogue por cima uma calda feita com geleia diluída em suco de laranja ou faça como eu que simplesmente misturei um pouco de suco de laranja com açúcar - mais ou menos suco de uma laranja pera com umas 3 colheres (sopa) de açúcar. Joguei por cima enquanto ainda estava quente.  E nhac!

Obs: minha vizinha Maria faz um também delicioso usando esta mesma receita. Só que ela acha muito forte o sabor da laranja. Então, ela usa só o suco de 1 laranja e meia. O resto é igual. E fica divino de bom.


2 comentários:

Unknown disse...

Delicioso! Eu fiz com fubá no lugar da farinha de trigo (pq não tinha aqui) e ficou muito bom. :)

Maisa Ciampi disse...

A laranja é usada com casca?