sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Cestinho pra fermentar pão feito com chapéu



Faz tempo que comprei dois chapéus pra fazer uma experiência. Poderia usá-los no lugar de banneton. Eu tenho vários cestos diferentes para crescer massa de pão. Mas não custa nada inventar moda. Ou, melhor, custa sim, mas só 5 reais cada. Suspeitava, desde que vi o chapéu, que ele serviria para uma massa com meio quilo de farinha. Hoje dei uma oficina de pães para o pessoal do caderno Paladar e foi a primeira vez que usei o dito com esta finalidade. Funciona, te garanto. 

Está certo que ter um banneton é um sonho de consumo dos padeiros amadores de plantão. Era também o meu até que minha filha me trouxe dois de viagem. São ótimos, o pão fica bonito, mas não me limito só a eles. Até escorredor de arroz eu uso como cesta. Veja aqui os que tenho. 

Bem, não preciso dizer como fazer para transformar um chapéu num cestinho fácil de manusear. É só ver as fotos abaixo. A massa cresce sobre um paninho de linho enfarinhado. 





Acabei não tirando foto do pão - mas é este aí do lado esquerdo

Um comentário:

Anônimo disse...

Neide tem um tipo de chapéu vendido nos mercados públicos de Recife que foram muito usados por Chico Science que funcionariam perfeito pra isso. Abraços e obrigada pela idéias incríveis, estou me divertindo muito. Beijos Márcia.