terça-feira, 19 de julho de 2016

Come-se faz dez anos!



Gosto de comer e de cozinhar, mais ainda de saber o que estou comendo, de onde vem, como é cultivado, como é feito. E, sempre que possível, eu mesma faço, eu mesma planto. De turu do Marajó ao huitlacoche mexicano, tudo aqui é possível, não interessa se tem ou não no supermercado. Basta que eu tenha comido, desejado, rejeitado. Pelo menos divido com alguns leitores minguados interessados. Só não esperem regularidade nos posts, já que sou adepta do viverlentamente.
17 de julho de 2006 - Blog Come-se

Esta foi a primeira postagem do Come-se há dez anos e acho que o blog se manteve sempre com este mesmo propósito. Foi no domingo o aniversário de uma década e eu só dei conta na segunda-feira. Mas nunca é tarde para comemorar.

A foto do amendoim foi feita no scanner (lembram do Scanner?). Muitos leitores ainda eram crianças. Eu ainda nem conhecia Slow Food mas já pretendia viver lentamente e até hoje não consegui - muito pelo contrário. Agradeço a todos que vêm me acompanhando este tempo todo; aos que chegaram depois; aos que chegaram, viraram amigos e sumiram; aos que chegaram, viraram amigos e continuam amigos; aos que acompanham anonimamente sem nunca ter se manifestado; aos que tantas coisas me ensinaram; ao Marcos que durante tanto tempo vem tolerando minhas bagunças na cozinha; aos amigos que me trazem mudas e compram nas viagens comidas interessantes pra eu conhecer; aos que não se chateiam quando eu deixo de responder aos comentários por falta de tempo; e à querida Nina Horta que foi a primeira a divulgar o blog num veículo de grande circulação, a Folha. À partir daí os leitores minguados só foram crescendo e já não posso chamá-los assim. Sei que são muitos e fico feliz.

Só espero continuar ainda algumas décadas de blog com o mesmo ânimo. Assunto não me falta, o que não tenho sobrando é tempo.


19 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pra vc!! parabéns pra nós!! q data querida!! como todas as postagens do Come-se, q enxergo por todos os lugares por onde ando!!

Te amo, Neide Rigo!!

Clarice.

Anônimo disse...

Parabéns...conheço o blog a 1 ano e aprendi muitíssimo nesse tempo.
Viva lentamente, poste pouco, só não pare que aí vai fazer muita falta...bj

Dirce

Margarida disse...

Parabéns! que venham os próximos 10, 20, 30 anos de vida longa e cheia de coisas pra nos ensinar. Curto muito o seu blog. Abraços a todos.

eng, panerai disse...

Parabéns e muito mais sucesso nesta aventura de resgatar alimentos desconhecidos! Aprendi e aprendo muito com o come-se!

Marcinéia disse...

Parabéns! adoro seu blog e graças a ele já aderi ao kefir. Agora estou me preparando
para fazer o levain, fora outras tantas receitas que já fiz. E que venham mais 10, 20 anos...

Vera disse...

Neide,
Aprendo muito aqui no blog e no seu Instagram. Por mais que explore o Come-se, sempre me surpreendo com uma informação nova.
Parabéns pela perseverança e pelo conteúdo. Obrigada pela generosidade com que compartilha seus conhecimentos e experiências.
Desejo muito sucesso.
Vera - São José dos Campos, SP

Anônimo disse...

Neide, querida, parabéns!!!! Sou leitora de primeira hora do Come-se. Era uma época boa, cheia de blogs. Aprendi e aprendo muito lendo seu blog. É verdade que comento pouco, mas é a eterna correria e a gente vai deixando pra depois.
Você criou um espaço próprio e o mais legal é que ele reflete a dona.
Fiquei muito feliz em todas as vezes que nos encontramos (Rio, Paris e Torino) . Foi pena não ter dado pra nos encontrarmos em SP, mas voltarei.
Sigo torcendo pelo sucesso seu e do Come-se e, mesmo caladinha, vou continuar acompanhando tudo, enquanto não tenho o prazer de um novo encontro. Não esquece de avisar com antecedência, se vier pros meus lados.
Um bj
Gaby

Eliane disse...

Parabéns pelo data e também desejo que vc um dia consiga viver lentamente só não deixe de blogar pois nesses 7 anos aprendi tanta coisa com vc. vc virou um ponto de referencia aqui em casa. Um beijo da Eliane!

xoxotinha_azeda_e_ardida disse...

Gratidão é a única palavra que vem à mente por esta década de muitas lições de nutrição, culinária e principalmente lições de vida ensinadas com tanta generosidade...Parabéns!

Anônimo disse...

Aqui estou, minguado, mas presente. Parabéns pela paixão e obrigado pela generosidade de compartilhá-la conosco.
10 anos de 100. Bom começo.
Fernando Spalding, São Paulo

Marli disse...

Querida Neide parabéns, por seu trabalho, criatividade, HUMILDADE e SIMPLICIDADE! Sou sua fã, minhas visitas dependem do meu tempo, mas sempre dou um jeito de chegar aqui.
Continue nos enchendo de tão bom conteúdo e receitas de "matinhos". Um grande abraço..."parabéns pra você nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida" UM VIVA! para VOCÊ e outro para o COME-SE!!! SAÚDE e SUCESSOS! Da amiga Marli de Campo Grande - MS.

Anônimo disse...

Neide parabéns pelo Blog. Sempre que posso , dou uma espiada, leio, aprendo e ponho em prática algumas receitas. Ler seu blog é como estar em uma sala de "café e prosa", já escrevi algumas vezes para você, e sempre tão delicadamente você responde, continuo morando no sul de MG, perto de Campanha, onde seu antigo chefe, a fez transformar nessa querida professora de tantos que aprendem a saborear uma comida saudável, aproveitando todo seu conhecimento, simplicidade e seu "nhac" nas receitas deliciosas. Forte abraço,

Lúcia Helena

Anônimo disse...

Prezada Neide Rigo,
Parabéns por este blog Formidável.
Eu me sinto mais brasileira a cada clique no seu blog, pelo seu conhecimento profundo e inigualável generosidade em compartilhá-lo com a gente.
É uma viagem no conhecimento e na emoção aos sabores da nossa terra.
Muito obrigada.
Parabéns.
Abraço afetuoso

PS: Aguardo o crowfunding de seu Livro!!!


Nina Fonseca

Anônimo disse...

Comi letras. Crowdfunding vulgo Vaquinha Virtual!!!

Letrícia disse...

OBRIGADA. Assim, em maiúsculas mesmo. Obrigada por 10 anos de partilha tão generosa, por tantas lições, tanta inspiração, tanto conhecimento. Você é fantástica. E que venham os próximos anos, os livros e tudo mais que a apeteça.

Um abração!

Unknown disse...

Eu simplesmente adoro esse lugarzinho, esse blog casa, escola,punhado de idéias e conhecimento sem fim. Sou encantada com sua doação de trabalho e conhecimento. Sonho, como fã, em te conhecer e poder um dia aprender ainda mais com você. Quem sabe, você vem à Fortaleza e divide conosco um pouco do seu lindo mundo. Parabéns Neide Rigo!!!!

xoxotinha_azeda_e_ardida disse...

Excelente idéia!Bem que vc poderia fazer isso pra editar seu livro!Apoiadores certamente não faltarão, eu entre eles!

xoxotinha_azeda_e_ardida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Viva Neide! Como amo o coma-se, mesmo não aparecendo sempre. Beijo, Sofia Carvalhosa