segunda-feira, 27 de junho de 2016

Tortillas de banana verde

Claro, tortillas deliciosas são aquelas feitas com milho nixtamalizado, especialmente quando você mesmo planta o grão, colhe, nixtamaliza e tritura. Eu já fiz tudo isto e o resultado já mostrei aqui anos atrás. Essencial ler os dois: aqui e ali.  Perfeição seria mesmo comê-las no México.

Mas por enquanto ficamos por aqui  e com o que temos de mais farto - bananas. Bananas verdes não servem apenas para fazer polpa de banana a que chamam biomassa.  Há uma infinidade de pratos a serem feitos com bananas verdes amassadas ou picadas e cozidas.  As tortillas foram feitas com a polpa cozida e passada no espremedor de batatas de modo a não ficar tão homogênea. Por isto, não é bom bater no processador. Neste caso a polpa ficaria mais mole, difícil de amassar pra tortillas.

Tortillas de banana verde. O que você tem a fazer é colocar as bananas verdes com casca bem fechadas (sem cortes ou machucados), bem lavadas, numa panela de pressão, cobrir com água fria, fechar e levar ao fogo. Quando a válvula começar a apitar, desligue o foto e espere acabar a pressão. Deverá estar bem macia, com a casca partida. Se não, cozinhe mais.  Descasque, passe por espremedor de batatas enquanto ainda está quente, tempere com sal a gosto e espere esfriar.  Retire bolas da massa e prense entre duas folhas de plástico até a massa ficar fina para tortillas. Use duas tábuas para fazer isto ou uma prensa para tortillas. Retire a folha de cima, segure a parte sem plástico com a palma da mão, tire o outro plástico e passe a massa para uma frigideira antiaderente já quente. Deixe dourar de um lado, vire com uma espátula e doure do outro. Simples assim.

Sirva com abacate, guacamole, peixe, carne, o que quiser.  Fica com sabor bem neutro e é boa opção para crianças com intolerâncias, para celíacos, para quem não quer comer trigo, gordura, leite, ovo. É isto. Nhac!




Nenhum comentário: