segunda-feira, 27 de junho de 2016

Tortillas de banana verde

Claro, tortillas deliciosas são aquelas feitas com milho nixtamalizado, especialmente quando você mesmo planta o grão, colhe, nixtamaliza e tritura. Eu já fiz tudo isto e o resultado já mostrei aqui anos atrás. Essencial ler os dois: aqui e ali.  Perfeição seria mesmo comê-las no México.

Mas por enquanto ficamos por aqui  e com o que temos de mais farto - bananas. Bananas verdes não servem apenas para fazer polpa de banana a que chamam biomassa.  Há uma infinidade de pratos a serem feitos com bananas verdes amassadas ou picadas e cozidas.  As tortillas foram feitas com a polpa cozida e passada no espremedor de batatas de modo a não ficar tão homogênea. Por isto, não é bom bater no processador. Neste caso a polpa ficaria mais mole, difícil de amassar pra tortillas.

Tortillas de banana verde. O que você tem a fazer é colocar as bananas verdes com casca bem fechadas (sem cortes ou machucados), bem lavadas, numa panela de pressão, cobrir com água fria, fechar e levar ao fogo. Quando a válvula começar a apitar, desligue o foto e espere acabar a pressão. Deverá estar bem macia, com a casca partida. Se não, cozinhe mais.  Descasque, passe por espremedor de batatas enquanto ainda está quente, tempere com sal a gosto e espere esfriar.  Retire bolas da massa e prense entre duas folhas de plástico até a massa ficar fina para tortillas. Use duas tábuas para fazer isto ou uma prensa para tortillas. Retire a folha de cima, segure a parte sem plástico com a palma da mão, tire o outro plástico e passe a massa para uma frigideira antiaderente já quente. Deixe dourar de um lado, vire com uma espátula e doure do outro. Simples assim.

Sirva com abacate, guacamole, peixe, carne, o que quiser.  Fica com sabor bem neutro e é boa opção para crianças com intolerâncias, para celíacos, para quem não quer comer trigo, gordura, leite, ovo. É isto. Nhac!




4 comentários:

Lua disse...

Fiz exatamente a tortillas com biomassa massa, definitivamente não deu certo, grudou em tudo, no plástico, na tábua, no aparelho nas mãos, espero mente colocar óleo, farinha de triGO pra desfriar do plástico. ..em fim nada deu certo.

Alicia en el país de las maravillas disse...

Los invito a visitar mi web para encontrar una película espectacular con opción de encontrar cualquier otro título

Neide Rigo disse...

Resposta ao primeiro comentário. Não pode ser feito com a biomassa pronta. Tem que fazer com as próprias bananas, como orientei, espremidas enquanto ainda estão quentes.

Anônimo disse...

Dá pra fazer com banana da terra verde?