quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Gelatina de ervas aromáticas com flores de sabugueiro


A única coisa que fiz foi acrescentar agar-agar àquela infusão de ervas do post anterior. Para o sorvete, adocei um pouco mais. Aqui, você pode adoçar a gosto, o que quer dizer, um pouco menos. É uma boa opção para crianças, acostumando-as assim a comer pouco açúcar - dá pra fazer em forma de balinhas de coração, letrinhas etc.  

O gerânio-cheiro-de-rosa deu sabor de rosas e o hibisco, a cor. Pode usar também malvaviscos vermelhos. As flores de sabugueiro, colhi na horta comunitária e têm perfume de cumaru, amburana, um pouco de mel. Casou bem com o chá. 

Para você que não gosta de clicar links, aqui vai de novo a receita da infusão de ervas. 

Infusão colorida com gerânio cheiro-de-rosas e  hibisco
2 xícaras de água
Açúcar a gosto
1 xícara de folhas frescas de gerânio cheiro-de-rosas
2 sépalas de hibiscos secos ou frescos (os de fazer chá, da espécie Hibiscus sabdariffa) ou 2 malvaviscos vermelhos para colorir
2 colheres (sopa) de suco de limão

Para a gelatina de ervas e flores 
600 ml de infusão de gerânio (receita acima) já adoçada a seu gosto, fria
1 colher (sopa) de kanten ou agar-agar em pó
Flores de sabugueiro chacoalhadas pra tirar insetos (e de preferência depois de uma boa chuva) 
Leve a água com o açúcar e hibisco ou malvavisco ao fogo. Deixe ferver por 3 minutos, desligue o fogo, junte as folhas lavadas, tampe e espere 10 minutos.  Escorra, espere esfriar e junte o suco de limão.  Está pronto o chá que pode ser guardado, virar sorvete ou esta gelatina. 

Coloque numa panela a infusão e a agar-agar. Misture bem e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer. Quando começar a ferver, desligue o fogo e coloque em forminhas rapidamente, já decoradas com pequenos buquês da flor de sabugueiro.  Espere esfriar, desenforme e sirva. Se quiser, faça balinhas em formas de coração.  




6 comentários:

juju gago disse...

lindo, delicioso, saudável.
e super comemorativo <3

beiju

diu disse...

Boa tarde Neide,meu neto tem alergia,eu compro faço as gelatinas,mais esta caro demais,compro em quantias boas,na liberdade,se continuar a subir tenho que pensar em plano b eu usava sabugueiro so pra chá,agora estou fazendo muitas coisas como sorvete.e vou fazer sua receita.

Juni disse...

Oi Neide, por isso amo vir aqui... A cada post aprendo algo novo.
Beijos.

Juba disse...

Neide, que coisa mais linda! Essas flores (gerânios e sabugueiro) têm alguma chance de crescer em uma hortinha de varanda de apartamento? Por aqui não há praças onde plantar comunitariamente...

Ah, outra coisa, achei um plágio descarado de receita dada no teu blog: http://www.receitascomamor.com/receita-de-mocofava/

Deixei mensagem apontando o plágio, mas não sei se a pessoa vai corrigir...

Abraços

Neide Rigo disse...

Parabéns, Juju!

Diu, esperamos que não aumente muito.

Juni, obrigada!

Juba, o gerânio pode ser plantado na varanda, sim. Já o sabugueiro é uma árvore... Obrigada pelo aviso do plágio. Eu já nem ligo mais, sabia? É tanta cara-de-pau por aí que eu não dou conta. Obrigada por ter avisado. Pelo que vi, seu comentário nem está lá. Deve ter sido excluído.

Um abraço,n

Carla M. Conceicao disse...

Oi, Neide. Aqui quem fala é uma fã do seu trabalho e do seu blog (que indico pra todo mundo! ).
Queria saber se vc conhece algum fornecedor de flores de sabugueiro. Eu não faço a menor ideia de onde possa achar e comprar. Estou doida para fazer cordial de sabugueiro fermentando com meu kefir de água. Tomei essa bebida quando estive na Inglaterra (elderflower cordial/bubbly) e fiquei apaixonada, nunca achei pra comprar aqui no Brasil. :(
Super obrigada e um bj,
Carla-RJ