segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Beterraba em calda

Tudo começou porque queria algo de cor viva para colocar em cima do kefir. Pensava em frutas vermelhas, mas cadê? Não consigo ter coragem de comprar morangos não-orgânicos, mirtilos estão caríssimos, jabuticabas já se foram, assim como as amoras. Restou a beterraba orgânica que compro no sacolão do Seu Emílio. Cortei em pedacinhos, depois fatiei em rodelas finas, só pra ver o melhor formato. Mergulhei tudo em água com cal virgem (que compro em lojas de doces e festas no Mercado da Lapa, própria pra doce), numa proporção de 1 colher (chá) para 1 litro de água, totalmente intuitivo e baseado na experiência anterior.  Na experiência anterior, deixei cubinhos de beterraba numa solução mais concentrada e por tempo maior, cerca de 1 hora. A beterraba não soltou cor para água e perdeu a linda cor, ficando com cor de palha, um marrom claro horrível para uma beterraba.  Então reduzi a cal e os minutos.

Sei, sei, o que você quer é saber a receita, sem delongas, né?  Bem, a primeira parte, já disse. Depois de apenas 10 minutos, escorri a água com cal e enxaguei bem. À parte, fiz uma calda com 1 xícara de açúcar e 1 xícara de infusão de gerânio-cheiro-de-rosas bem forte. No meu caso, só tinha 2 beterrabas. Se quiser fazer com mais, aumente a proporção de calda - a de cal, nem precisa, a menos que ela não cubra os pedaços de beterraba que tem em mãos.

Depois de ferver a calda, com o açúcar já diluído, juntei os pedaços de beterraba e deixei cozinhar por cerca de 20 minutos. Se a calda secar, junte mais água. E aí está.  Coma com iogurte, junte uma colherada na vitamina substituindo o açúcar e acrescentando cor, coloque na salada etc.




5 comentários:

diu disse...

faço muita coisa com beterraba mais dai calda,fica muito doce não Neide.Eu amo a danada mas sou diabete e evito.

Jossara Bes disse...

Oi, Neide!
Obrigado por dividir sua sabedoria!
Me ensina tanta coisa, pois sempre que posso estou pesquisando aqui!
É muito gratificante poder preparar o alimento! Cultivar então, é uma bênção!
Beijo carinhoso, feliz semana!

Dona GAM (GAM Dolls - 2) disse...

Boa noite, cara Neide!
Que beleza de receita, adoro beterrabas! :)
Ei, moça!
Hoje meu blogue está completando 4 anos de existência. Venha seguir-me também, fazer parte desta comemoração afinal de contas, já sou sua seguidora.
Dê uma passadinha por lá. Ficarei feliz com sua visitinha e comentário.
Tenha uma linda nova semana.
Abração pra você! :)

Flávio disse...

Olá a todos. Vi esse por sobre kefir e , se me permitem, gostaria de perguntar se entre voces tem alguém que possa doar kefir aqui em Salvador ou entorno. Desde já obrigado.

Flávio disse...

Meu email é flavioedithana@Gmail.com