quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Pão de batata-doce com figo

Não publico todos os pães que faço aqui pra não ficar repetitivo, já que faço pão toda a semana e cada um sai de  um jeito, de acordo com o que tenho na dispensa ou na geladeira. Às vezes misturo farinhas, acrescento tubérculos, raízes, o que tiver, enfim.

A fórmula é sempre mais ou menos a mesma, só vou mexendo na água de acordo com o que acrescento.

Este é de batata-doce com figo, não porque segui uma receita, mas porque me deu na telha vendo umas batatas-doces já cozidas esquecidas no freezer. Descongelei, juntei água, o levain (fermento natural, já reformado), farinha, sal. Pra não ficar muito sem-graça piquei uns figos e juntei também. Ficou muito bom, com casca dourada mas macia.

Veja o jeito de fazer em outros posts, como este. Mas vou explicar aqui rapidamente.


Um dia antes, reformei meu levain que estava na geladeira. No outro dia, ele estava super aerado e foi uma parte dele que usei (o restante, deixei sobrar só uns 100 g, guardei na geladeira).

Coloquei no liquidificador 400 g de batata-doce cozida, 250 ml de água e 175 g de levain. Bati bem até ficar cremoso. Passei para a tigela da batedeira de bolo com a pá para pão (ou pode fazer isto na mão), juntei 500 g de farinha de trigo orgânica branca, misturei e esperei 10 minutos. Bati por uns 10 minutos - se a massa ficar muito mole, junte farinha aos poucos (não é pra ficar uma massa dura, hem?). Se estiver muito dura, vá juntando água. No final, juntei uns 6 figos secos picados - mas nem precisa, ou podem ser substituídos por passas. Passei para uma tigela, cobri com filme plástico e esperei meia hora.

Você pode continuar assim: faça dobras na massa, formando uma bola - assim, vai esticando o glúten e aprisionando umas bolhas de ar que vão se expandir ao assar o pão. Passa mais meia hora e você dobra de novo. Quando começar a crescer a massa, modele e passe para uma cesta bem enfarinhada, com as dobras pra cima. Deixe crescer. Assim que a massa estiver levedada, coloque no forno uma panela de ferro ou barro com a respectiva tampa (usei duas assadeiras compridas de ferro, uma se fazendo de tampa), deixe no forno ligado a 250 ºC por cerca de 10 minutos. Emborque o pão na forma bem quente e enfarinhada (ou com folha de sete-copas, esta é a técnica que eu uso), faça cortes e deixe assar por 45 minutos a 1  hora (este era menor dos que costumo fazer e por isto deixei menos tempo), sem mexer na temperatura nem na tampa. Desenforme com cuidado e só corte depois de frio. Aí está:

Dendê só no aguardo...

11 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Adorei a receita e vou fazer! Minha mãe anda testando receitas com o inhame e ela sempre fala que a massa fica meio mole, e que é assim mesmo. Vou passar a receita para ela e vamos fazer esse pão de batata!
Beijos!
CamomilaRosa

juliana disse...

ficou uma delíiicia a massa desse, úmido, uma textura ótima.
delicioso, muito obrigada :)

Biti Averbach disse...

Olá Neide, tudo bem?

Caí aqui no seu blog ao pesquisar sobre ora pro nobis. Depois fui navegando mais e gostei! Você saberia me dizer onde se encontra a planta em pó? Estou querendo fazer umas experiências culinárias ;-)
Obrigada,

Neide Rigo disse...

Olá, Biti!
Nunca vi pra vender. Talvez possa desidratar as folhas e triturar.
Um abraço,n

Neide Rigo disse...

Juju,
obrigada! Você é suspeita pra falar, tá?
Bj,n

Neide Rigo disse...

Camomila,
então depois me conte.
Um abraço,n

Neide Rigo disse...

Camomila,
então depois me conte.
Um abraço,n

Biti Averbach disse...

Obrigada pelo retorno. Vou tentar assim que parar de chover torrencialmente.
:-)
abs.

Dona GAM (GAM Dolls - 2) disse...

Boa noite, cara Neide!
Ficou supimpa, parabéns! :)

Isis Vieira disse...

Olá como ele fica com esses risquinhos por cima?

Isis Vieira disse...

Olá como ele fica com esses risquinhos por cima?