segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Docinho de batata-doce roxa com flor de sabugueiro e recheio de coco

Esta não é exatamente uma receita, afinal só tinha uma batata doce roxa colhida acidentalmente na horta comunitária (sim, ela está linda com esta chuvarada) quando estávamos trabalhando em mutirão no domingo.  Uma linda batata que cozinhei sem saber bem o que faria com ela. Por fim, tinha um doce que coco que havia comprado na feira, na banca do Manuel e então resolvi juntar as duas coisas.

Ia fazer pasteizinhos também com a banana, mas ela estava madura demais
A cocada que usei como recheio 

Apenas cozinhei a batata e passei pela peneira. A massa tinha a mesma consistência daquele pastelzinho de banana-da-terra que já postei aqui. O jeito de abrir a massa também é igual ao de banana. Uma porção de massa (sem açúcar nem nada) entre duas folhas de plástico, prensagem com algo reto e pesado (o fundo de uma cafeteira serve),  tira uma das folhas de plástico, coloca no meio o recheio e fecha com ajuda do plástico de baixo. Corta com cortador ainda com o plástico, fazendo uma meia lua e já está!  Se quiser, decore com florezinhas comestíveis pressionando-as entre a massa e o plástico. Neste caso, as brancas e cheirosas flores de jasmim também ficariam lindas, mas acabei usando as flores que florescem neste momento na horta comunitária - as de sabugueiro.

Da próxima vez, vou acrescentar umas gotinhas de essência de baunilha na batata-doce. Mas ainda assim, sem nada, ficou um doce delicioso. A batata roxa não é muito doce e equilibrou a cocada bem doce do recheio.  Tentei passar na frigideira com manteiga e com azeite, mas não aconselho. Fica feio, as flores amarelam e não tem acréscimo de sabor. Então, como massa e recheio já são cozidos, é só comer os pasteizinhos ainda que com talher. Um molho inglês iria bem.

E nhac!

7 comentários:

Mari disse...

Neide: a que faz bibelôs de comer!
Meio no atraso, mas feliz ano novo!
E que bom que não vendeu o sítio!
Abç
Mari

Leticia Cinto disse...

Ha, tb estava às voltas com batata doce roxa hoje: fiz os seus pães de batata doce, uma delícia. Comprei a batata no Parque da Água Branca, bem roxinha mesmo :)

Neide Rigo disse...

Mari,
adorei! nunca mais tinha ouvido esta palavra "bibelô"! rss Feliz ano novo pra você também!

Letícia, que bom que conseguiu comprar. Não é fácil de encontrar.

Um abraço,n

Anônimo disse...

Neide,
Ficaram lindinhos demais!! No inverno, compro batata doce roxa no Mercado Municipal de Curitiba e faço a sua receita de pão...pelo menos na aparência fica igual ao seu. Acredito que seja da espécie de batata que vc usa - é roxa mas não é nada doce. Um pouco amarga depois de cozida (a mulher da banca sempre fala a mesma coisa: "só serve para fazer doce!!"
Na semana passada havia na mesma banca outra espécie que é roxa por dentro, mas tem uns veios esbranquiçados e esta é doce. Usei para fazer gnochi.
abç
marlene

analice disse...

Neide, que lindos! Dá até pena de comer. Parabéns como sempre pelas lindas e deliciosas ideias.
bj
Ana Alice

juju gago disse...

lindos demais, super deliciosos.

só você <3

Lili disse...

Neide,

Concordo: bibelô! Que delicadeza e para combinar com a palavra: quanto esmero!

bj