quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Beijus de banana da terra com outras farinhas

Nosso assunto no Paladar Cozinha do Brasil deste ano é farinha. Mara Salles, Ana Soares e eu vamos falar não de farinha de trigo, mas as de outros sacos. De banana verde, babaçu, castanhas, tapioca, jatobá etc.

E para a aula fiz estes beijus de banana da terra. Já dei versões deles aqui no blog - com abóbora e pupunha, por exemplo.

Desta vez usei farinhas outras e aí estão. Caso não tenha paciência de fazer tortilhas com milho nixtamalizado - que postei entre ontem e hoje no instagram aí do lado e cujo modo de preparo já postei também aqui no Come-se -, estes beijus são ótimos apoios para os recheios clássicos mexicanos. E, claro, gostosos, fáceis, nutritivos.

Beijus de banana da terra com outras farinhas 

Lave bem e corte as pontinhas de bananas-da-terra maduras, porém firmes. Corte cada banana em 3 ou 4 pedaços, coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo. Deixe cozinhar por cerca de meia hora ou até os pedaços de banana começarem a sair das cascas. Descasque e passe os pedaços ainda quentes em espremedor de batatas. Junte o que foi espremido com as mãos, formando uma massa coesa e espere esfriar antes de usar.
Para fazer a massa de beijus, acrescente à massa de banana qualquer outra farinha até conseguir consistência modelável. Farinha de castanha-do-pará, de jatobá, de babaçu, de beiju de tapioca, fubá de canjica ou amendoim torrado e triturado e até farinha de banana, por exemplo.
Divida a massa em bolinhas do tamanho de uma nós, coloque uma a uma entre dois círculos de plástico (cerca de 15 centímetro de diâmetro)  e abra com rolo ou na prensa até obter  um círculo com cerca de 2 milímetros de espessura. Doure nos dois lados em chapa de ferro bem quente.  Sirva só com manteiga ou com recheios doces ou salgados.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a receita, vou testar. É uma ótima opção de panqueca, e sem glúten.