sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Antepasto de coração de banana com cogumelos secos

Ontem Marcos abriu a porta pela manhã e encontrou um coração de banana na capota do carro. Desconfiei da minha vizinha Ana, que hoje confirmou a doação.

Não sabia ainda o que faria, mas antes de descobrir, tirei as cascas externas, não resisti e fotografei o primor do design, e botei na panela com água. Normalmente picaria sobre uma água acidificada com limão, mas estava sem tempo e resolvi já deixar o coração macio, cozido na água salgada por cerca de meia hora e, se não conseguisse arrumar tempo para prepará-lo, congelaria já cozido. Mas assim que ficou macio, resolvi já cortar em fitinhas e tratar de descobrir o que faria. Nada de mais, apenas juntei com um tanto, algo como meia mão, de cogumelo seco que deixei de molho por uma hora. Piquei bem e juntei às tirinhas de coração (que incluiu folhas e embriões de bananas). Joguei tudo sobre um refogado em bastante azeite de cebola e pimentão de duas cores, mais sal e pimenta calabresa. Juntei um pouco da água do cogumelo, só pra umedecer um pouco. Depois que estava tudo muito gostoso, desliguei o fogo, juntei salsinha e mais azeite e nhac com pão de fruta-pão (receita em breve).

O coração é meio tânico e algo amargo se consumido sozinho, mas é nutritivo, aumenta o volume de outros pratos e incorpora bem os sabores dos outros ingredientes e temperos, de modo que o resultado final costuma ser bem gostoso. Inclua-o em pratos com carne, vegetais, com cogumelos, cebolas douradas, em moquecas, fritadas etc. Marcos achou que era um antepasto de berinjelas, por exemplo. Então, colha o coração depois que o cacho inteiro já se formou e divirta-se.



Outras formas de preparo aparecem aqui e ali.
http://come-se.blogspot.com.br/2010/04/alfavacao-no-coracao-da-banana.html
http://come-se.blogspot.com.br/2009/06/receita-que-fiquei-devendo-caponata-com.html

2 comentários:

Unknown disse...

E, além de tudo, é lindo! Como dizia o velho Vina, "beleza é fundamental"!
bj

Unknown disse...

como preparar retirando a toxina?