quinta-feira, 23 de abril de 2015

Favas frescas com linguiça também fresca

Já que comecei a semana falando de favas, não custa ensinar a fazer o prato de favas mais fácil do mundo.

As favas, que não são favas verdadeiras, mas feijões de lima (Phaseolus lunatus e não Vicia faba) são deliciosas e quando cozidas parecem purê de batata encapsulado. Algumas são mais amargas, outras, muito suaves. O ideal é deixar de molho,  jogar a água fora e aferventar algumas vezes. Mas quando estão muito suaves, não costumo fazer isto. Já mostrei algumas variedades e o jeito de cozinhar aqui. Aliás, veja neste link, em post de 2009, os preços das favas. Hoje custam o olho da cara. Parece que foi por causa da estiagem no Nordeste. E pensar que tínhamos tanto em Fartura..

Bem, ainda assim, vale a pena comprar um pouco, cozinhar e congelar para usar aos poucos. Quebra um galho danado numa hora de pressa. Num dia desta semana, sem tempo para a cozinha, sem nada na geladeira e sem ter tirado nada do freezer, improvisei. Botei arroz integral pra cozinhar na panela elétrica e na parte de cima, na cesta de vapor, coloquei um pedaço de linguiça congelado e um tantinho de favas frescas cozidas também congeladas. Enquanto cozinhava o arroz, o vapor descongelava os dois itens.  Quando cheguei, foi só cortar a linguiça em rodelas, dourar no azeite - só dourar, pois já estavam cozidas, juntar cebola picada e deixar até murchar. Depois juntei páprica defumada, misturei e já adicionei água quente, as favas descongeladas, sal, pimenta, folhas de cipó-de-alho - pode ser cebolinha. Deixei criar caldo e nhac com o arroz integral. Não demorei nada na cozinha e comemos bem.

As favas frescas foram presente do amigo Arnaldo Lorençato, que trouxe do Sul de Minas, junto com outros mimos. Assim que recebi, cozinhei e congelei para estas horas. Também congelei pedaços da linguiça fresca feita pelo Seu João, açougueiro excelente do Supermercado Goyos, do bairro Batatuba, em Piracaia. Quando passo por lá, compro bastante e congelo. É uma ótima aliada na hora da pressa.  E nhac!




5 comentários:

anôanimo disse...

Faça a fava com uma linguiça caseira aberta
Ingredientes
3 kg de pernil suíno cortado em cubos pequeninos na ponta da faca
Tempero:
duas colheres de sopa cheia de sal grosso
duas pimentas vermelhas frescas e finamente cortadas
duas colheres de sopa de ervas finas desidratadas
200 ml de vinho tinto seco que você bebe
duas colheres de sopa rasa de alho desidratado ou quando fresco finamente cortado
Modo de Fazer:
Misturar bem todos os ingredientes do tempero. Acrescentar essa mistura ao pernil e mexer bem. Colocar em um recipiente e fechar com papel filme. Deixar descansar, em uma vasilha fechada, por um dia na geladeira. Deixe fora da geladeira até degelar e vá mexendo suavemente. Escorrer o liquido e deixar mais dois dias na geladeira coberta com o papel filme e depois é só preparar com a fava de acordo com a sua preferência.

obat herbal asam urat tinggi disse...

hy,, i'm just blogwalking..
i'm happy to visit this page,, have a nice day :)

Abacaxi Culinário disse...

Neide, isso esta com uma cara maravilhosa! Parabéns :)

Professor Dinheiro disse...

Pare de jogar sua vida no lixo! Você levanta de sua cama e vai trabalhar. Gasta as melhores horas de seu dia fazendo algo que não gostaria de fazer... http://osegredodavidaeodinheiro.blogspot.com.br/2015/04/pare-de-jogar-sua-vida-no-lixo.html

Unknown disse...

Neide, antes de tudo, quero novamente dizer que sou muito sua fã! Me inspira diariamente! Até comprei o livro Panc, muito por culpa sua!
Obrigada por viabilizar informações tão especiais!
E a segunda coisa, (mas pro cunho de 'Utilidades"), voce sabe onde encontro folha de bananeira p/ comprar?
Um bj grande e muito obrigada por tudo!
Bianca Bertolaccini
Meu email; d.saltoalto@gmail.com
<3