sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Blackfriday ou blackfood day

Se você acha que viu isto aqui no Come-se, tem toda razão. Hoje estou muito ocupada e não vou conseguir postar nada. Se você é leitor antigo, volte na segunda. Se está chegando agora, é só pra se divertir um pouco nesta sexta de loucura total, o horror. Veja aí o que tem de preto na despensa, chame os amigos no final da tarde, faça um happy hour temático acompanhado de cerveja preta e pronto, terá um funny e não dispendioso day. O texto abaixo é de 2012, quando a sexta de ofertas foi vizinha do dia da consciência negra, mas a loucura aumenta a cada ano.  


Içás
 


No dia da Consciência Negra a Igreja do Rosário, aqui em São Paulo, ficou fechada. Mas depois de todo mundo comer o peru na quinta de ação de graças, afinal todo brasileiro comemora dia de ação de graças, certo?, nossas lojas resolveram abrir os estoques e festejar com os grandes descontos. Então, como nos faltam palavras, nos falta cultura própria, vamos lá à black friday, off,  sale, of course e outras papagaiadas eleitas pelo comércio. De minha parte, a contribuição é abrir a despensa e mostrar tudo o que temos de negro para comer e a economia que podemos fazer. Comida negra é geralmente magra, então economizamos calorias. E são ricas em antioxidantes antocianinas, caso das uvas, jabuticabas, amoras, feijão preto, arroz negro etc, que nos fazem economizar remédios.  Ou são fermentados. Ou são secos. Todos tão saudáveis. Se de longe estas comidas são negras, de perto são de todas as cores. A chia tem grãos acinzentados;  a pimenta é verde;  a berinjela, roxa; o arroz, vinho;  a ameixa, púrpura; mirtilos e maria-pretinhas, azuis; a papoula é cinza; o shiitake é marrom etc.  O que mais? Lembra de mais alguma coisa? 


Ameixa seca
Amora
Ameixa preta
Alga hiziki

Amburana

Arroz negro

Arroz selvagem

Azeitona

Bananada

Baru

Baunilha

Berinjela 

Café seco não torrado

Chia

Chá 

Cogumelo trombeta da morte (catalão, comestível)

Cravo

Sementes de cupuaçu

Fava negra

Feijão preto

Geleia de amora

Gergelim

Goji

Grumixama

Casca de jabuticaba passa

Jabuticaba

Milho preto

Molho de ostra

Molho de soja

Orelha de pau

Papoula 

Pimenta longa

Pimenta de árvore

O grão preto é sal negro do Himalaia

Shiitake

Uva passa



5 comentários:

Anônimo disse...

Jambolão http://www.wikiwand.com/pt/Jamel%C3%A3o

Anônimo disse...

Faltou a soja preta ja viste,(Diulza)

adelia sylvia penna ramos disse...

Neide,
um dia, o Universovai dar uma virada e não teremos mais Black Fridays, Haloweens, Sales, % Off, e outras americanices ridículas, que nada têm a ver conosco!E se é pra ser "black", que seja o Saci!
beijo,
adelia

Denise Winimko disse...

Tinta de lula (para fazer risoto).

Claudia disse...

Alga para sushi (nori)