quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Oficina sobre plantas comestíveis não convencionais e ervas espontâneas na Horta das Corujas


Foi assim:  Cláudia Visoni me perguntou se eu poderia dar uma oficina pra comemorar o aniversário na Horta das Corujas no dia 27 de setembro. Não, não podia. Só se for agora. E assim combinamos uma oficina na horta de uma semana para outra. O Marcos faria uma cirurgia de joelho na sexta à noite e então estaríamos em São Paulo no sábado.  E como eu adoro improvisos, adoro a Claudia, adoro matinhos, adoro a horta das corujas e adoro aulas ao ar livre, adorei também a experiência. Só não gostei de deixar o amor sozinho, mas ele entendeu. 

Minha vizinha Ana Campana me ajudou, a amiga Ana Perin e muitos voluntários da horta também. E lá fomos nós andar caçando matinhos de comer para depois cozinhar. Claro, levei a massa do spatzle de mato pronta. O molho de tomate também. Foi só aquecer a água, demonstrar como fiz (usando bertalha-coração, trapoeraba, folhas de capuchinha e de batata-doce)  e cozinhar os nhoques, que servi com molho de tomate e queijo da Canastra. Levei também refresco de hibisco com folhas de gerânio-de-cheiro. E muita gente levou comidas e frutas que encheram uma mesona.   

No sábado de manhã o dia estava lindo e ensolarado e as pessoas animadas, descansadas, iluminadas. Meu amigo Guilherme Ranieri me acudia quando esquecia um nome científico ou deixava de notar um matinho escondido. Eram dentes-de-leão, capuchinhas, buvas, serralhas e serralhinhas, mentruzes e tantas outras espécies não convencionais (afinal as hortas urbanas são as guardiãs destas espécies esquecidas).  

Não fiz fotos, mas não faltaram colaboradores. Recebi fotos da Pops, da Júlia e do Sérgio.  Vejam aí embaixo, com devidos créditos. 

Foto: Sérgio Shigeeda

Foto: Sérgio Shigeeda
Foto: Júlia Kuk

Spatzle de mato 

Quanto à receita do spatzle, que todo mundo está pedindo, nem achei que precisasse de tanto que já fiz aqui este nhoque. Mas seguem aqui alguns links onde explico passo-a-passo, onde mostro improvisações para a nhoqueira, um jeito de fazer com a frigideira, um spatzle vegano, spatzles coloridos etc. 


De qualquer forma, a receita exata do que foi feito na horta é assim: numa xícara de 250 ml coloque 1/4 do volume de folhas verdes cozidas  (trapoeraba, folhas de batata doce, de ora-pro-nobis e de bertalha coração). Coloquei um ovo e completei com água. Bati no liquidificador, temperei com sal e noz moscada e juntei farinha até ficar uma massa bem pegajosa. O resto é igual aos spatzle que mostro nos links acima. Ou como ensinei no dia da oficina; 

O molho de tomate fiz assim: Cozinhei os tomates sem a pontinha no vapor (na cuscuzeira) até que ficassem bem molinhos, soltando a pele. Esperei esfriar, tirei as peles, bati todas as peles no liquidificador e juntei aos tomates cozidos e picados ou esmigalhados. Reservei. Fritei alho e cebola no azeite. Juntei os tomates e as peles batidas, temperei com sal e páprica doce defumada. Deixei cozinhar uns 10 minutos (lembrando que os tomates já tinham sido cozidos no vapor), só até ficar com uma consistência boa de molho, juntei folhas de manjericão-cravo, corrigi o sal e pronto. 

Refresco de Hibisco com gerânio. Foto: Sérgio Shigeeda
Refresco de hibisco com gerânio-de-cheiro e manjericão-cravo

Ferva tudo junto, hibisco, gerânio-de-cheiro e alfavacão ou manjericão-cravo.  As ervas, em porções de tempero. Adoce, espere esfriar, deixe gelar e sirva. 

Uma outra receita já dei aqui: e aqui uma geleia.
Bem, fica aqui o registro da iniciativa dos hortelões da Horta das Corujas como ideia para oficinas deste tipo, ao ar livre, grátis, sem frescuras nos campos frescos da cidade. Um bom jeito de celebrar as hortas comunitárias urbanas. Simples assim. 

As fotos que me mandaram estavam tão legais que não consegui escolher poucas.  Se quiser ver mais, entre no blog da Horta das Corujas ou no facebook dos Hortelões Urbanos. Tem mais fotos do Sérgio, que é colaborador da horta da Saúde, nestes links: https://www.facebook.com/groups/hortadascorujas/?fref=ts
 https://www.facebook.com/groups/467181830063730/?fref=


 



 
Fotos acima: Pops Lopes

Epazote

Bertalha coração

Fotos acima: Pop Lopes



















Fotos acima: Sérgio Shigeeda. Clique e amplie

9 comentários:

Anônimo disse...

Neide, foi tudo ótimo!! A identificação das plantas, a massa verde, a mesa farta, e as pessoas muito, muito legais. Beijo, Perin.

Anônimo disse...

Neide, obrigada pelo carinho, por passar adiante tantos ensinamentos e por cozinhar aquele almoço perfeito na Horta das Corujas.
Claudia Visoni

Unknown disse...

Neide,

Obrigada por sua generosidade!
Tudo estava maravilhoso: o dia, o grupo, o almoço, o passeio para aprender na horta.

Roseli Righetti

Só Oferta Boa disse...

Gostei do Blog!!!
Voltarei mais vezes.

www.soofertaboa.com.br

So Oferta Boa
SoOfertaBoa
#soofertaboa

obat kista alami disse...

nice page and post. please visit back for walking :D

Itamar disse...

Que lindo trabalho!!!

Da próxima vez quero participar.

Abraços

Itamar Latorre

Itamar disse...

Que lindo trabalho!!!

Da próxima quero participar.

Abraços

Itamar

Anônimo disse...

Que lindo trabalho!!!!

Da próxima.....quero participar.

Abraços


Itamar

Layd Sodré disse...

Boa tarde, muito bom este blog vou explorar o máximo que puder.