sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Caril. Pó de curry com folhas de curry pra fazer curry

Acho que não é novidade nenhuma dizer que pó de curry é feito com folhas de curry junto com outras especiarias e usada para fazer o prato curry. A mistura, nascida da mente inglesa, foi uma tentativa de resumir num só pó a combinação de especiarias usadas pelos indianos nos pratos de curry, onde entram também as folhas próprias para se fazer estes curries, da planta Murraya koenigii. 

Para quem quer saber mais sobre o vegetal popularmente chamado de "folha de curry", veja lá no post que escrevi anos atrás. 

Acontece que recentemente participamos de uma verdadeira operação de resgate de uma árvore já adulta e a replantamos no sítio. Dei pra minha amiga Veronika uma mudinha e esqueci de dizer que virava uma moçona grande. E que depois pode se espalhar, lançando brotos distantes da planta mãe, e que as raízes chegam a atravessar a rua, como acontece na frente da casa da Nina Horta (veja como Nina conseguiu).  Aliás, a planta dela é a mãe de todas as que já tive, tenho e presenteei, incluindo esta da Veronika, que quis transferir a planta para lugar maior antes de se mudar pra Barcelona - com medo de voltar e encontrar sua casa tomada por floresta indiana. 

Então, fomos até sua casa, podamos a árvore e conseguimos tirar a árvore toda com um torrão de terra - no outro dia levamos para o sítio e replantamos num lugar onde será útil para conter erosão (na Ásia a planta é usada com este fim para além do aroma).  O fato é que com a poda me deparei com uma baciada de folhas soltas. Ia esperar secar e usar como palhada no minhocário ou na horta comunitária. Mas tive dó. Sorte que estavam limpas, lavadas, havia caído uma boa chuva antes.  Tentei secar ao sol na própria bacia, mas era muita coisa, então meti tudo dentro de um saco de voal, fechei e coloquei na máquina de secar roupa. Ficaram sequinhas e assim pude destacar as folhas dos galhinhos e guardar para fins diversos. Se não conhece, digite aí no campo de buscas "curry" ou "caril" e veja quanta receita boa se faz com ele. Se quiser comprar mudinhas, procure o viveiro Ciprest, aí nos links. 

Com a grande quantidade que consegui, resolvi fazer uma grande quantidade de pó de curry para guardar pronto, aproveitando também para fazer uma experiência, incluindo além destas folhas outras também aromáticas que encontrei no sítio. Há ali um arbusto de canela, não sei de qual espécie, mas certamente do gênero Cinnamomum, com folhas super perfumadas, como se fosse o pau de canela mais suave. Dizem que as folhas são mais ricas em eugenol, típico aroma de cravo da índia, mas estas folhas sabem mesmo à canela e não a cravo. 

Bem, aqui vai a receita para um pó de curry delicioso, totalmente adaptado para o que tinha em mãos. Mas você pode diminuir as folhas de curry e excluir as de canela, que terá como resultado a receita clássica.



Pó de caril 

1 litro de folhas de caril 
1 xícara de folhas de canela
1 xícara de grãos de coentro 
1 xícara de grãos de cominho 
1/4 de xícara de grãos de mostarda 
1 colher (sopa) de grãos de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de feno-grego 
4 dentes de cravo 
1 colher (sopa) de gengibre em pó 
1 xícara de cúrcuma (açafrão da terra, em pó)
1 colher (sopa) de pimenta seca em flocos

Toste as folhas em frigideira só para quem fiquem bem secas e quebradiças. Reserve. Toste as especiarias (reserve o gengibre, a cúrcuma e a pimenta em flocos), mexendo sempre, até começar a liberar perfume. Misture as ervas e as especiarias tostadas e triture no liquidificador, com cuidado, desligando, mexendo, ligando de novo. Por fim, junte a cúrcuma, o gengibre e a pimenta. Misture bem e guarde em vidros.  Rende mais ou menos 1 litro



















Em breve, uma receita para usar este pó. 




5 comentários:

angela disse...

mais um post sensacional, grata por partilhar seu conhecimento e experiências, bj

Unknown disse...

Eu quero quero quero querooooo!
tava só esperando a sua receita para me inspirar e fazer o meu!
vou fazer neste finde.

Pedro disse...

Legal!

Geovana disse...

Amei!!!

Unknown disse...

Ola, onde encontro em SP, as folhas inatura? Obrigada