segunda-feira, 21 de julho de 2014

Como fazer chocolate a partir das sementes do cacau. Ou resposta à charada


Um a sete pra  mim. Desta vez facilitei demais a charada. E, fora um embondeiro ou baobá, um cupuaçu, araruta e as desconfianças comuns, o acerto foi geral: polpa de cacau. Parabéns, leitores!

Outro dia fui na casa de minha amiga Veronika e ela me ofereceu uns nibs que ela própria tinha preparado. Simplesmente torrou as sementes de cacau e triturou. O perfume era de chocolate. Mas a lembrei que precisava fermentar, ficaria melhor. Não só para eliminar o resto de polpa, mas também porque o calor gerado no processo fermentativo inativa a germinação, evita ranço e intensifica substâncias aromáticas.  Saí de lá com dois de presente. Veronika, por sua vez, também ganhou os cacaus de presente da Adélia, na Serra de Taubaté, descendo pra praia.  Resolvi tentar fazer as barrinhas, como aprendi lá em Belém, na Ilha do Combu. 

Como fiz:






Quebrei dois lindos cacaus, amassei sobre uma peneira, apertando para sair o máximo de suco. Bebi este suco que é delicioso. As sementes com resto de polpa, coloquei numa panelinha de barro, corri com pano e com a tampa e deixei fermentando num canto da pia por três dias. Borbulhou um pouco e soltou um perfume frutado maravilhoso.

Depois de fermentadas e secas ao sol, ficaram assim
Coloquei as sementes sobre um pano e levei ao sol para secar, bem espalhadas, recolhendo à noite por causa do sereno. Depois de uns três ou quatro dias, as sementes estavam secas.


Coloquei, então, as sementes numa frigideira de ferro e levei ao fogo, mexendo sempre, até que ficassem com a casca escura (da próxima vez não vou deixar escurecer tanto, acho que ficará com melhor sabor - pura falta de experiência).


Depois de torradas, as sementes devem se libertar das cascas torradas. Basta apertar com os dedos que elas se quebram e se soltam facilmente da amêndoa. Enquanto as sementes ainda estão quentes, é mais fácil triturar. Eles se quebram como amendoins torrados. Use pilão (é assim que se fazia no passado) ou máquina de triturar grãos. Eu fiz dos dois jeitos. Com a máquina é melhor, claro.

As sementes trituradas são gordurosas e podem ser moldadas rapidamente, antes que endureçam. Coloquei em forminhas de madeira forradas com plástico, pressionei bem e depois de 10 minutos (porque está frio aqui) já podiam ser desenformadas. Se quiser, pode moldar em cubinhos - fiz dois.

As barrinhas
Este mingau, fiz com leite, araruta e cacau. Na superfície ralei uma barrinha
As barrinhas podem ser raladas e usadas em leite, bolos ou mingau. Se bater o leite quente com elas no liquidificador, a diluição é facilitada.
O sabor é rústico, nada a ver com chocolates ao leite, por exemplo, mas é muito bom, lembra aquelas barrinhas mexicanas ou o chocolate da Ilha do Combu  (não tão gostoso, claro, mas se tiver mais cacau vou fazer outras experiências, aperfeiçoando).  No leite, no bolo ou no mingau, posso afirmar que é infinitamente melhor que achocolatados.

É claro, para quem tem apenas duas frutas como era meu caso, não é um negócio vantajoso, a não ser pela alegria de conseguir produzir a própria barra de cacau, mas imagine para quem tenha cacau perdendo ou facilidade em consegui-lo. O mesmo vale para o cupuaçu, da mesma família do cacau, que rende o cupulate - com a diferença que a casquinha não se solta com muita facilidade.

Agora, só para ilustrar, algumas fotos, entre elas frutas mencionadas entre os comentários da charada:

Cacau jacaré 

Cacau jacaré 











Cupuaçu 

Embondeiro ou fruto do baobá - a polpa é seca 



Cacau no pé

As sementes secando na rua em Belém 

80 comentários:

Mily disse...

Nossa Neide, nunca imaginei que isso seria possivel fazer em casa, ainda nao experimentei, mas quem sabe um dia eu nao tento, adorei o post.

Anônimo disse...

São lindas, essas forminhas.
Parabéns pelo petisco!
Beijos de chocolate (o seu post fez-me ir comer um quadrado...)
Manuela Soares

Valentina disse...

Neide querida, sempre um sonho vir aqui. Que bacana ver o processo aqui, com as explicações bem detalhadas tuas. Provei semente de baoba recentemente em uma feira em Londres. Achei tao interessante a textura, como 'auto seca', e sabor também. Achei tuas forminhas de madeira lindas. Obrigada pela eterna inspiração que es.

Gilda disse...

Que gostoso poder fazer isto em casa, com cacau duas vezes presenteado. Só por isto deve ter sido mais gostoso ainda. E eu também fiquei apaixonada pela forminha de madeira. Aqui aparece cacau para vender na feira e na estrada, na saída da cidade. Comprei uma vez mas estavam bem secos por dentro. Acho que vou comprar de novo. Suas experiências costumam me contagiar.

Leticia Cinto disse...

Puxa, que bacana ver como se faz chocolate! Nunca tinha pensado que daria para fazer em casa, gostei muito do post :)

Neide Rigo disse...

Mily, é fácil, mas ainda não ficou perfeito.

Manuela, obrigada! De onde vêm os chocolates de Portugal?

Valentina, pois é, o baobá parece um suspiro bem seco e pouco doce, não é?

Gilda, é emocionante fazer uma barrinha que seja, ainda que um tanto rústica.

A forminha de madeira, ganhei de um amigo.

Um abraço,
N

Eu que fiz disse...

Oi Neide, segui sua receita e consegui chegar nas sementes torradas, agora estou esperando esfriar para poder triturar e fazer os nibs!!! Posso dar o link do seu post no meu blog??
Obrigada, pela(s) receita(s) (todas!)
Abraço,

Thelma
http://euquefiz-sp.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Neide querida me responda uma coisa depois de fermentado pode se lavar as sementes? Obrigada.

Anônimo disse...

Menina moro aqui na Bahia e meu quintal é enorme e meu pai tem uns 15 pés de cacau ele vende as sementes depois de seca-las ao sol só que era doida pra fazer chocolate pois o cheiro e o sabor e inúmeras vezes melhor. Torrei uma vez e bati no liquidificador só que ficou estranho,depois que eu fui entender que tinha que tirar a casquinha como o amendoim.Cheguei até aqui para entender o resto, obrigada foi muito útil. Você é das minha tentou com apenas dois cacau, isso é que é vontade de fazer e nada vale mais que isso ver o seu desejo se materializando na sua frente parabéns amiga beijo se tivesse como lhe mandaria alguns frutos. Beijos e até a próxima parabéns
mais uma vez.

Anônimo disse...

Eu faço o cholate de outro jeito e fica delicioso, eu diria que melhor do que o que o industrializado, aprendir no sul da bahia com minha familia que moram lá e fazem o chocolate para o dia a dia, tanto o pó quanto as barras e vendem bastante, cholate amargo, mais doce, ao leite, com amendoim, com castanhas etc. Lá eles fazem assim, que aliás eu estou fazendo em casa tambem, consigo o cacau em Linhares aqui no norte do estado: Apósquebrar os cocos tira os caroços coloque ao sol pelo menos uns quinze dias até eles ficarem sem nenhuma umidade por fora, depois leve ao forno e torre até eles ficarem bem escurinhos, descasque um a um, leve na ao triturador e adicione para cada 500g de amendoa dois copos de leite, e 800g de açucar, após bater leve ao fogo em uma panela media para que possa mexer, não pode parar de mexer até ele dar o ponto de bala de noiva, (coloque um pouco em um copo com água se ele virar um bala está no ponto) desligue o fogo e continue mexendo e a medida que ele for esfriando vai conforme vai mexendo ele vai se desintegrando e transformando em pó, (repito esse processo não pode para de mexer até ele se transformar totalmente em pó) vai ficar um pó fininho tal qual o que vc compra e bom apetite. ATENÇÃO SE POR ACASO VC PERDER O PONTO NÃO SE ASSUSTE, FAÇA BARRINHAS OU BOLOAS COM A MASSA E RALE PARA USAR

Administrador disse...

Ótimas dicas. Parabéns. Você saberia informar como se faz para ele virar aquele pó sequinho? Sem açúcar, natural.

Erdna Sanches disse...

Ganhei umas frutas do cacau e não sabia o que fazer com elas.A princípio pensei deixar secar e envernizar para usar como decoração, mas fiquei curiosa como se faz o chocolate.Ao pesquisar me deparei com essa maravilha que é seu blog.Parabéns,aumentou ainda mais o número de fãs e vou indicar para meus amigos.Um grande abraço com muito carinho

Neide Rigo disse...

Erdna! Obrigada e seja bem vinda! Um abraço,n

Unknown disse...

Boa tarde, Neide. Segui o passo a passo explicitado em seu blog até a parte a da moagem dos grãos, aí fiquei com uma dúvida: quando moídos, eles viram uma pasta ou ficam granuladinhos? Porque tentei moer com uma espécie de pilão que tenho em casa, mas eles ficaram apenas granulados, e eu achei (e queria) que ficasse uma pasta para poder colocar em formas para moldar. Obrigada.

Unknown disse...

Fiquei deslumbrada com esta receita que vou chamar de "Chocolate caseiro". Cada dia mais estou dando preferência a uma alimentação mais saudável e sei também que o cacau é uma ótima fruta para o nosso organismo. Quero testar este chocolate na próxima semana pois irei passar os festejos de São João em Castro Alves, uma pequena cidade do interior baiano. Ficam os meus agradecimentos antecipados por esse verdadeiro tesouro que você nos ensinou, Neide.
Muita paz!

Neide Rigo disse...

Maria Gabriela,
quando moído na máquina ele fica granulado úmido, quase uma pasta.

Delma, depois me conte. Eu conheço Castro Alves. Adorei. Conheci com minhas amigas Solange Campos Coni e Silvia Lopes. Conhece?

Um abraço,n

Anônimo disse...

Achei maravilhoso esse post, lembro que minha avó fazia e achava muito bom o chocolate quente, o cheiro, o gosto, mas não lembrava de todos os passos. Hoje ganhei cacau e me deu muita vontade de fazer, que bom q achei esse blog e é exatamente como ela fazia. Obrigada!!

Anônimo disse...

Quem é aquela pessoinha que está à observar depois do moinho? rsrs

Anônimo disse...

Achei muito legal o post, após torragem eu já tinha ideia do que fazer (chocolate bruto ou ao leite), mas tinha dúvida em relação a secagem. Obrigado!
Em relação a pasta que forma, é o mesmo processo que acontece com outras oleaginosas. Quando torradas e moídas por longos minutos ainda quente viram manteigas (amendoim, amêndoas, pará, etc) integrais e sem adições. Bjos

pla disse...

Trabalho para uma fábrica de chocolate, e achei muito legal ver o chocolate sendo feito em casa. Parabéns pela postagem.

Thaís disse...

Todo mundo ganhou um cacau e achou esse post maravilhoso sobre o que fazer com ele rs... Eu também! Ganhei uma frutinha de cacau da minha mãe que acabou de voltar da Bahia. Mas fiquei na dúvida, como é a fermentação? É só colocar as sementes na panela e deixar lá por três dias? Não precisa fazer ou colocar nada junto com as sementes durante esse período? E não tem risco de "estragar"? Obrigada!

Unknown disse...

Oi Neide, eu coloquei para fermentar como na receita, faz 24 horas agora e começou a dar bolor, Coloquei os gomos dentro de um vidro, mas não cobri com água, tampei com uma fralda.Devo cobri-las com água na próxima vez? Voce fala em deixar por 3 dias fermentar... espero? o bolor só irá aumentar...

Unknown disse...

Amei esse blog. Ganhei um cacau e perguntei a quem me presenteou como preparar. Ela não sabia. Colheu porque achou a fruta muito bonita e trouxe para as amigas. Não me conformei em deixar essa fruta tão linda só como enfeite. Pesquisei e achei esse blog. Vou passar essas informações. Obrigada!
Neusa

Unknown disse...

Olá Neide, tenho dois pés de cacau no quintal e um deles está dando frutos e eu queria juntar pra fazer com uma quantidade maior já que são poucos e eles nao amadurecem juntos e aí não sei se os guardo nas cascas ou se tiro a polpa e se posso congelá-la e é realmente necessário fermentar, acho que vai dar bolor, aqui em casa ( Mangaratiba - RJ ) é muita umidade. Obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde, meu nome é Ricardo,moro na Bahia e vendo cacau orgânicos, vendo muito pra São Paulo, Rio de Janeiro e algumas cidades do Sul do país, vendo os frutos com casca e sem casca,sem fermentar e já fermentado e seco,pronto pra ir pro forno.meu zap é 73 91387337,e email ricardo.olivei@bol.com.br,já envio com frete pago por mim.Abraços.

Abacate disse...

Boa tarde! Estou secando há mais de um mês as amêndoas de dois cacaus que compramos na estrada. Hoje encontrei seu blog e me animei a continuar a experiência! Coloquei-as numa panela grande e fui mexendo em fogo baixo com colher de pau até escurecerem (mas não tanto). Soltei as cascas cuidadosamente e agora vou moer as amêndoas num pequeno triturador de café. Os dois frutos renderam 220 gramas de amêndoas torradas. Depois vou ver o que faço pois queria evitar usar açucar, mas isso já é outra história. Parabéns pelo seu blog, as fotos e o texto estão ótimos! Obrigada. Renata
www.tenhoumacoisaparatecontar.wordpress.com

Unknown disse...

Muito obrigada Neide pelas informações tão valiosa!!!!
Vou fazer chocolate em casa para meu filho e, tenho certeza que será uma experiência única em nossas vidas, uma aula. Nunca iremos esquecer o que iremos viver aqui, e graças as suas explicações.
Bjs e obrigadão.

Miriam disse...

Adorei ler suas experiências, tenho um pé de cacau no sítio carregado de frutos cor de ouro....lindos e vou fazer esse seu processo. Grata por compartilhar essa experiência.

Anônimo disse...

amei eu fiz e ficou maravilhosos

Anônimo disse...

concordo com você

Unknown disse...

Neide, descendo a serra entre Saquarema e Ponta Negra comprei a fruta cacau, lembrei de uma viagem que fiz a Bahia na infância, mas fiquei curiosa em saber como era feito o cacau em pó já que tinha a fruta, pesquisando achei seu poster, adorei os detalhes simples como se eu estivesse fazendo, obrigado por dividir conosco essa experiência, vou fazer e te digo se ficará bom, se ficar, nunca mais compro achocolatado rsrs bjs

Unknown disse...

Tenho um pé de cacau no meu quintal e ele semprecarrega com lindas frutas, sempre tive vontade de fazer o chocolate e agora estou muito feliz ao ver seu post, vou tentar mas antes gostaria de saber se: ao colocar as amêndoas para fermentar eu cubro o recipiente com água ou simplesmente deixo sem.

mahe caldas disse...

Oi Neude to aqui pelejando com as sementes de cacau saisas do forno mas ao quebra-las, as cascas se partem em mil particulas e tá dificil e demorado p separar uma.coisa da outra.. como vc n mencionou isso como vc fez ? vc teve esse problema ? Bj

mahe caldas disse...

Oi Neude to aqui pelejando com as sementes de cacau saisas do forno mas ao quebra-las, as cascas se partem em mil particulas e tá dificil e demorado p separar uma.coisa da outra.. como vc n mencionou isso como vc fez ? vc teve esse problema ? Bj

mahe caldas disse...

Teclado errado * Neide * saídas

Plural Natural disse...

Lindo de se ver!
Adorei suas forminhas de madeira. Onde posso achar, por favor.






Anônimo disse...

fiz e ficou otimo... super saboroso ....mahe n'ao torra no forno e sim em uma panela no fogo

Unknown disse...

Tb estou em dúvida se ao fermentar as sementes, cubro com água. E qual o ponto para saber se já fermentou?

crnicasdantunin.blogspot.com disse...

Gostei muito, pois ganhei alguns cacaus e plantei as sementes e espero ter a oportunidade de extrair o chocolate destes cacaus por sua receita!
ASS:. futurotempoavir.blogspot.com

Anônimo disse...

O link está quebrado, está indo para http://se.blogspot.com.br/2014/07/o-que-e-o-que-e_18.html
ao invés de http://come-se.blogspot.com.br/2014/07/o-que-e-o-que-e_18.html

Unknown disse...

Parabéns, você explica e escreve muito bem!
Abraço

Unknown disse...

Moro em Ipeúna em São Paulo e nas minhas caminhadas encontrei vários pés de cacau. Apanhei e fui ao google e vi seu post. Vou fazer como você escreveu tão bem explicadinho e espero ter o mesmo sucesso seu. Um grande abraço...
Regina Bianchini -recabia@hotmail.com ou recabiaip@gmail.com

Anônimo disse...

Oi Neide, belo blog , muito gemtil a expliCacao, Eu tento fazer chocolate tambem mas na etapa de descascar as sementes depois do processo da secagem as minhas sementes se deintegram e acaba ficando restos de casca junto. O gosto e muito bom mas eu queria saber porque as minhas sementes se esfarelam na hora de descascar

Fânia Guerra disse...

obrigada pela explicação quase não deu para entender direito, mas não vou fazer achei complicado


leide disse...

Gostei muito do seu post, mas fiquei com uma dúvida, no caso da pessoa que não tem o moedor de grãos, ela pode bater no liquidificador vai ficar a mesma coisa?

michele disse...

eu gosteu da dica parabens a pessoa que fez mas quando eu piso no pilao ela fica uma massa fina e eu fiz com leite condesado ficou otimo parabens de novo

Ana Vargas disse...

Bom dia pessoal !!! Estava lendo os posts de vcs e pensando aqui... E se eu fizesse todo o processo de secagem, moagem e retornasse com a pasta do cacau para o fogo e acrescentasse uma lata de leite condensado??? Com uma textura bem firme, colocar nas forminhas e colocar recheio de frutas, por exemplo, o morango ou uma fruta da época??? bombons caseiros e recheados

Ana Vargas disse...

As cocadas preparadas a partir da pilagem das sementes do cacau também ficam ótimas. só levar ao fogo com açucar e leite e mexer sempre. Vigiar o ponto da cocada para não passar. pode-se fazer isso colocando um pouco na agua fria. Qdo estiver dando "liga" já está no ponto de cocada. Só espalhar numa tábua úmida e após alguns minutos, cortar as cocadas. É MUIIIITOOO BOM !!!

Cintya Bastos disse...

Shooowww. Vou fazer!!

Nat disse...

Adorei a receita do chocolate caseiro. Vi em um vídeo do YouTube que pra separar a casca da amêndoa de cacau basta soprar com um secador de cabelo a uma distância de uns 50cm. Vai fazer sujeira, mas é bem eficiente.

gabrieljardine disse...

Fiz e ficou muito bom. Um gosto rico e único, melhor ainda saber que foi feito com cacau plantado aqui em casa. Fiz varios testes, com leite, misturando com açucar mascavo, ficou sensacional.
Boa explicação e imagens.

Thais Ataides disse...

Gostaria muito que me respondesse.. coloquei para fermentar há 4 dias e elas estão com bolor. É assim mesmo? Agora seco ao sol ou jogo fora??

Unknown disse...

Tenho umas sementes de cacau já torradas na geladeira ha muito tempo.
Será q ainda dá pra usar?

liege saboya disse...

Pesquisando como poderia fazer chocolate na rede , fui dar no seu blog . Parabens , o texto é excelente e as fotos são ótimas .Seria mesmo impossivel fazer algo mais ilustrativo e animador . Tambem nos comentarios achei o Ricardo e ja pedi pra ele ver o custo e o valor da remessa de cacau pra mim. Votos de muito sucesso e saúde ; ah , alem do cupuassú tem tambem o cacau-do-brejo , uma arvore do mesmo genero , muito usada em arborização no Rio . Suas sementes podem ser usadas tambem pra se fazer chocolate .

Anônimo disse...

Não tenho o pilão e nem a máquina de triturar grãos
Posso usar o liquidificador para triturar as sementes??
Ass: vitória

Unknown disse...

A minha vó fazia como esta moça ensina
http://escolachocolate.com/como-fazer-chocolate-caseiro-em-barra-e-em-po/

Unknown disse...

estava aqui procurando o que fazer com as amêndoas de cacau que ganhei uma faixa de cinco quilos de amêndoas torradas,obrigado pela ideia

Unknown disse...

Ganhei 3 cacaus vou fazer amanhã vlw

BENARA MODESTO DE SOUSA disse...

Fiz com um Cupú. Segui exatamente a receita (só improvisei um pouco, pois não tenho o moinho e nem pilão, então bati dentro de um copo utilizando o cabo de uma colher de pau- quem não tem cão caça com gato rsrs). Ficou maravilhoso,sabor natural, fiz brigadeiro e presenteei alguns amigos, todos aprovaram. Irei comprar um moinho, com certeza, sou do Norte e Cupú tem demais.

Obrigada ;)

Delson Sampaio (www.delsonclickshow.com.br) disse...

Neide, bom dia, eu percebi um pé de cacau aqui em casa esse ano, foi uma descoberta pra gente que mora no Rio de Janeiro, felizmente com seu auxílio, darei um ótimo destino as frutas que já estão maduras, gostaria de saber com quem entende do assunto, como faço pra semear esse cacau pela minha região que com certeza tem condições ótimas pra ele, rsrs, descobri depois de estudar um pouco com essa descoberta no meu quintal.
Caso alguém saiba, depois me manda um zap 21993929544 e fica aqui meu agradecimento pela dica que ainda não consegui praticar mas já dei início.

Fernandayumirock disse...

Tentei fazer mas não deu certo :/
Ficou seco, extremamente seco e não moldou.... Ficou apenas um pó amargo... :(

Unknown disse...

oi querida, obrigada pelas dicas. Mas queria saber quanto tempo duram essas barras de cacau fora da geladeira. Ganhei uma barra e já fez aniversário.kkk. Será que ainda posso consumi-las?

Unknown disse...

Oi, fiz hoje, e a experiência foi ótima, mas como não havia lido essa matéria, confesso que não deixei fermentar dessa vez, na outra deixarei e farei tudo como foi falado aqui.

Unknown disse...

Boa tarde, Eu há tenho uma quantidade enorme de amêndoas torradas queria fazer outras coisas além do nibis

Rosãngela disse...

Ótima dica. unica duvida é se não tem moedor como fazer?

José Ricardo disse...

Nossa... fiquei impressionado com a qualidade desse artigo. Sem duvidas nenhuma ele esta ajudando milhares de pessoas! Pode ter certeza que serve de inspiração para pessoas que, assim como eu, estamos começando aqui nesse mercado gigante que é a internet. Sou dono do site https://pospartofitness.com.br e lá nós possuimos um método simples e prático de como voce pode voltar a ter o corpo de antes da gravidez facilmente! Não fique de fora dessa, o material é de extrema qualidade e vai se encaixar perfeitamente pra voce que acabou de ter um bebê e quer voltar a forma fisica de antes!

José Ricardo disse...

Nossa... fiquei impressionado com a qualidade desse artigo. Sem duvidas nenhuma ele esta ajudando milhares de pessoas! Pode ter certeza que serve de inspiração para pessoas que, assim como eu, estamos começando aqui nesse mercado gigante que é a internet. Sou dono do site https://pospartofitness.com.br e lá nós possuimos um método simples e prático de como voce pode voltar a ter o corpo de antes da gravidez facilmente! Não fique de fora dessa, o material é de extrema qualidade e vai se encaixar perfeitamente pra voce que acabou de ter um bebê e quer voltar a forma fisica de antes!

Paty disse...

Impressionante a riqueza desse alimento e o quanto ele faz bem a saúde se consumido de forma correta, gostei bastante do site...muitos assuntos relevantes! Parabéns!

Renata DS disse...

Boa tarde, Neide. Eu já tinha escrito aqui em 2015 quando fiz a minha primeira tentativa de transformar sementes de cacau em chocolate, foi emocionante! Seu blog me ajudou a não errar. Estou fazendo de novo! Ganhei de presente alguns frutos e tentarei chegar nas barrinhas. O gosto é mesmo diferente, por isso mesmo interessante. Farei a calda do bolo de cenoura com ele!!

Abacate disse...

SE alguém estiver interessado.... https://tenhoumacoisaparatecontar.wordpress.com/?s=cacau+em+chocolate

Perla Amorin disse...

Muito bom gostei muito das informações obrigado

Unknown disse...

Boa tarde, eu moro em Campinas interior de São Paulo e tenho dois pés de cacau no quintal aproveito os frutos fazendo suco da poupa e com as amêndoas faço cocada de cacau ficam deliciosas!

Abacate disse...

Cocada de cacau? Nunca imaginei! Que interessante. Se faz como cocada de côco?!

medgiant disse...

Oie vc consegue fazer o chocolate de barra ao leite?

Abacate disse...

Nunca fiz mas não deve ser difícil. Acabo usando o chocolate em caldas de bolo e no leite. Na internet tem muita gente fazendo, e explicando. O que eu sei é que se voltar à panela depois de usar o liquidificador, e continuar mexendo, o chocolate vai chegar no ponto de barra, e se continuar mexendo, acaba ficando em pó (!). Foi o que eu li.

Rafael disse...

obrigada pelas dicas. Os alimento faz bem a saúde se consumido de forma correta. Vou fazer como você escreveu tão bem explicadinho e espero ter o mesmo sucesso seu. Um grande abraço...

Val Portela disse...

O meu tava mofando eu lavei e deixei secar no forno eu aqueci o forno coloquei na forma e desliguei o forno aí só depois coloquei pra torrar e ficou bom

Val Portela disse...

Eu só bati no liquidificador e ficou sequinho o pó aí vc pode passar na peneira.

Rafael Vinicius disse...

Muito bom gostei muito das informações. Os alimento faz bem a saúde se consumido de forma correta.

Mary Lima disse...

Adorei demais Neide tudo mesmo, muitas dicas incríveis, vou tentar fazer em casa também... E vu voltar aqui sempre para ver mais receitas e dicas como essas, parabéns demais. Bjs de luz.