terça-feira, 17 de junho de 2014

Verdes e temperos do Pará

No mercado Ver-o-Peso, em Belém, é possível fazer um retrato da comida paraense e de seus temperos. Muito peixe, mas muita carne também, mandioca, camarão seco, muita farinha, castanhas, coco, abóbora, batata-doce, limões, pimentas, chicória (não a chicória almeirão, mas o coentro de pasto, coentrão, da família do coentro mesmo), cebolinha, coentro, alfavaca, cariru,
 jambu - a erva que anestesia a boca, tucupi e frutos regionais como graviola, cajá, taperebá, pupunha, inajá, cupuaçu etc. A priprioca, embora seja usada como aromatizante pelo Alex Atala, ainda não foi incorporada como condimento por ali, mas pode ser encontrada facilmente nas bancas de ervas para banhos e chás.  E de quase tudo ainda se encontram as sementes para comprar na banca do Seu Zé, no Ver o Peso.

Tudo isto já mostrei muito aqui no Come-se, das outras vezes que estive lá. Por isto só deixo aqui algumas fotos para quem está chegando agora.

Chicória ou coentrão e alfavaca ao fundo 

Jambu

Limão galego é o nome deste limão parecido com limão siciliano

Priprioca 

Pimenta murupi

Alfavaca

Tucupi
Mulher triturando folha de mandioca para a maniçoba 
Folha de mandioca triturada 



Cariru 
Banca de sementes, também no mercado Ver-o-Peso
É o amor. Quem quer comprar uma ilha bem pertinho do mercado?

5 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Adorei a postagem, muitas coisas eu ainda não conheço e fiquei com vontade de provar! Um dia quero conhecer o mercado!
Beijos
CamomilaRosa

Angela Escritora disse...

Pra que se tritura a folha de mandioca? qualquer mandioca? não tem uma que é veneno?E como se tritura? cozinha antes?

Neide Rigo disse...

Vá, sim, Camomila!

Angela, a mandioca é triturada porque é mais fácil cozinhar. Como usam quase sempre da mandioca brava (com mais veneno), então deve-se triturar e cozinhar bastante para usar na maniçoba. Mas da mandioca comum também pode ser usada. Neste caso, basta cozinhar até amaciar. Pode ser triturada antes ou depois. Geralmente é antes. Um abraço,n

pesqueira disse...

bom dia vejo que muita gente tem interesse em adquiri produtos do mercado ver o peso,como alimento,remedio,frutas,sementes,mudas de frutiferas e outros.Posso atender as pessoas,e só entrar em contato que segue:
pesqueirarui6@gmail.com
ATT:PESQUEIRA

Unknown disse...

Minha namorada é do Pará. Eu adoraria poder conhecer melhor a culinária Paraense mas por aqui as vezes é difícil arrumar estes ingredientes.
Tenho certeza que quando for lá irei me apaixonar...
Adoro conhecer os mercados pois lá se conhece também a cultura local...