quinta-feira, 8 de maio de 2014

Quinta sem trigo: massa versátil de polvilho com queijo

 

Citei esta massa quando mostrei os presentes dos amigos de Fortaleza, Hermano e Manoela e o que cozinharam aqui em casa.  Também mostrei a massa quando falei de Fortaleza, onde, na casa deles, comi um tipo de beiju-pizza de frigideira feito com ela. Foi Hermano quem inventou de modificar a massa de pão de queijo para cozinhá-la no fogo. Já repeti a massa, mas também fiz como ele, sem medidas, pois o ponto é dado pelos ovos.

Basta misturar o polvilho já hidratado em um pouco de água, ou goma já pronta para tapioca, com ovos até formar uma massa pegajosa. Aí é só juntar temperos e queijo ralado a gosto. O queijo que tiver e o tempero que quiser.

Hermano costuma fazer a massa numa frigideira como um grande beiju ou panqueca ou pizza, a depender do que vai acompanhar. Na casa deles comi a delícia coberta com queijo e ficou como uma pizza. Aqui em casa,  Hermano resolveu usar minha frigideira de ferro para takoyaki, que comprei no bairro da Liberdade, não sei mais em que loja. Fez a massa com uns pedacinhos de queijo manteiga e pimenta e cozinhou em fogo super baixo, virando a massa com palitos,  para cozinhar por igual.  Os meus, fiz sem pimentas e usei 70 g de queijo manteiga para 3 ovos.  Se não tiver esta frigideira, é só fazer mesmo como pequenas panquecas. E, seja lá que frigideira escolher, não precisa untar, pois esta mistura de polvilho com ovo solta-se facilmente da placa quente, mesmo que não seja antiaderente.

E com a massa você pode ainda ir brincando na frigideira fazendo riscos e formar uma panqueca rendada. A Dendê preferiu os bolinhos redondos e bem recheados.  Espero que também explore a massa e me conte como ficou.
 
Estes são os meus, mais branquinhos, mas gostosos. Dendê está de olho
Vejam aqui algumas fotos da massa em Fortaleza e aqui em São Paulo.

A massa nasce assim. A partir do polvilho já hidratado
como se fosse fazer tapioca

Hermano mostrando a consistência da  massa
Na frigideira 
Com queijo e outros temperos
Com cobertura
Virando os bolinhos na frigideira de takoyaki
Brincadeira minha com a massa 

2 comentários:

remall disse...

Muito bom. Bom mesmo.
Como boa mineira, AMO ! por aqui chamamos de biscoito de goma, quando feito sem o queijo.
Essa semana assisti a um vídeo da Dona Dida em Gonçalves - MG, fazendo seus famosos biscoitos.
Bom final de semana

Anônimo disse...

Obrigado, Neide

Descobrimos que minha filha é celíaca (esse o nome?)e vivemos procurando coisas novas pra fazer.
O seu blog é um maná...Uma pergunta: quanto mais ou menos de polvilho para os três ovos? ou de goma da feira?

abraço
Pedro