segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pepino amarelo, maduro, tarator

Pepino não envelhece, amadurece. Tenho agora me deparado com legumes em fases de amadurecimento não convencionais. Sim, todas as fases são convencionais, o que não é é consumi-los nestes estágios.  

Abobrinhas, pepinos, maxixes, tomates e jilós, por exemplo, só chegam às feiras imaturos, estágio que se convencionou a aceitar como o melhor ponto deles. Comercialmente falando, colher ainda verde é um bom negócio - é como abater galinhas com menos tempo de vida. Dia a mais no campo ou na granja custa dinheiro, só isto. Nutricionalmente, legumes maduros podem diferenciar dos verdes no teor de alguns minerais, vitaminas e carboidratos, alguns são mais ou menos adocicados, amargos, crocantes, firmes, mas em todas as fases são saudáveis e gostosos desde que se use a técnica apropriada. 


Se, a depender do comércio, só consumimos estes legumes verdes, o mesmo não acontece com quem os produz para consumo próprio ou que tenha uma produção pequena, quando os mesmos são aproveitados em todas as fases. Há alguns dias uma amiga que vive no interior da França me contou que onde mora as abobrinhas italianas são preparadas verdes de um jeito e maduras, de outro, mas nada se perde. As maduras são cortadas ao meio e assadas com recheio. Ou, cozidas, elas próprias podem virar recheio de tortas e massas.  Tiram as sementes e consomem a polpa que fica macia, deixando a casca já quase tão dura como uma cabaça. Mais ou menos o que fiz intuitivamente outro dia sem o saber com uma abobrinha já quase totalmente madura. 

Agora é a vez dos pepinos maduros. Não dei conta de comê-los todos verdes os que colhi no sítio e agora eles amadurecem sem espera. Tive que ir atrás de opções de preparo e descobri um mundo de possibilidades incrível para eles na Ásia, no Oriente Médio, no mundo todo.  

Basta descascar e tirar as sementes e a polpa é consumida como qualquer outro parente como as abóboras maduras ou chuchus, também cucurbitáceas. E na China fazem com ele uma sopa com carne de porco em que os pedaços são cozidos com casca - vou fazer com os que sobraram. 


Por enquanto, se tiver pepinos maduros, aproveite para fazer este prato delicioso, refrescante, bom para um dia quente. O tarator é uma sopa gelada à base de iogurte feita com pepino, alho e ervas. Há muitas variações regionais na Grécia, Armênia, Hungria,Turquia etc. Esta versão é mais ou menos como se faz na Bulgária, que fiz com kefir. Aqui a receita:  


Tarator 

1 pepino maduro sem casca e sem sementes
2 xícaras de iogurte natural (usei kefir) 
1 xícara de água gelada
2 dentes de alho 
1/2 colher (chá) de sal 
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de ervas frescas picadas (use as que tenha por perto como manjericão e endro - usei hortelã, orégano e manjericão-anis) 
Pimenta-do-reino moída na hora, se quiser
Amêndoas em lascas douradas num pouco de manteiga - a gosto 


Rale grosso o pepino sem casca e reserve. Misture bem o kefir ou iogurte com a água gelada. À parte, soque em pilão o alho com o sal. Vá pingando o azeite devagar até formar uma emulsão. Junte esta emulsão de alho ao iogurte e misture bem. Coloque o pepino e misture. Se achar que a consistência da sopa pode ser mais fluida, junte mais água gelada. Acrescente metade das evas picadas e misture. Prove o sal e corrija, se necessário. Sirva bem gelada com pedras gelo. Divida em três pratos e espalhe por cima pimenta-do-reino, se quiser, as amêndoas tostadas e o restante das ervas picadas - se quiser, misture-as com um pouco de azeite (foi o que fiz).  E nhac! Serve três. 


15 comentários:

silvia lopes disse...

E eu já joguei tanto pepino maduro fora...

Naomi disse...

Legal, eu tenho problema de não saber o que fazer com alguns vegetais, porque somos apenas um casal para comer tudo e eles sobram, confesso que muitas vezes fico na indecisão se posso ou não comer depois de algum tempo. Só uma dúvida, você deixa a abóbora e o pepino fora da geladeira desde que chegam a sua casa até o consumo? Abs e obrigada pelas dicas!

Anônimo disse...

Tzatziki!!! Delicia!!!

DutchPrincess disse...

Nunca pensei em pepinos maduros! Como se consegue isso? deixamos no pé, como as abóboras ou colhe verde e deixa amadurar em local fresco e seco?

Replicas de Relogios Famosos disse...

mais de 1800 modelos de relogios famosos e 50 marcas de luxo. As melhores lojas de replicas de relógios famosos no Brasil a pronta entrega replicas de relogios, Replicas com qualidade superior premium AAA.

Anônimo disse...

Olá, gostei das dicas, assim aproveitamos bem todas as verduras. Mas estou procurando um tipo de pepino que eu tinha a muitos anos e não encontro mais, ele tem a casca lisa chega a pesar até um kilo, e quando fica maduro a casca é amarelo claro tipo uma gema de ovo, ai a casca parte e ele é bem farinhento, muito delicioso pra fazer sobremesas. Quem souber onde encontrar por favor me mande por email onde posso encontrar, egonelingen@yahoo.com.br

Book Fotografico disse...

uma boa alimentação é indispensável para manter o equilíbrio do corpo e alma. para quem quer ser modelo e ter o corpo belo para fotos sensuais, comer bem é uma das chaves de beleza..

http://www.replicasderelogiosbr.com.br disse...

As melhores lojas de vendas de réplicas de relógios.

A única importadora licenciada para revender réplicas italianas no Brasil.

Fuja de relógios chineses.


Conheça o maior site de vendas de replicas de relogios.

www.replicasderelogiosbr.com.br, Replicas com qualidade superior premium AAA.
www.relogiosimportadossp.com.br, Maquinário CITZEN e vidro Cristal Safira.
www.replicasderelogiossp.com.br, Replicas idênticas ao modelo ORIGINAL.

Nosso atendimento:
Segunda á Sábado dás 8:00 ás 18:00
Televendas: (11) 4063-4643 / (11) 97450-4644
Whatsapp 24hs: 011-96595-9339.

Unknown disse...

replicas Idênticas de relógios http://www.replicasde.com.br/

luiz disse...

tudo sobre os melhores Relógios do mundo, para mais informações acesse:http://www.replicasde.com.br/

Unknown disse...

tudo sobre relogios originais, as melhores marcas, com os mais inovados modelos ,tudo isso voce so encontra aqui, confira: www.relogiosdegrifes.com.br

Unknown disse...

No merdo livre tem
Pepino Caipira Antigo Grande Anos 60 E 70, 20 Sementes | Mercado Livre https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1490188062-pepino-caipira-antigo-grande-anos-60-e-70-20-sementes-_JM#position=19&type=item&tracking_id=ca6f77d4-ac83-413d-bf6e-40820b647e2d

Anônimo disse...

Deixe normalmente no pé até a coloração amarela. Boas receitas...

Anônimo disse...

O meus pepinos amadureceram na geladeira mesmo.Ficaram amarelinhos,eu não sabia como fazer ,fiz salada de tomates e alface e ficaram bons.

Anônimo disse...

Para de por propaganda nada haver com o artigo.

Graças a Deus tenho a resposta do que fazer com os meus...
Só descascar e tirar as semente.
Obrigada!