terça-feira, 29 de outubro de 2013

O que é, o que é? Ou: que flor é esta?


No meu jardim quase tudo é comestível e não paro de ganhar sementes, mudas, bulbos, tubérculos. Às vezes guardo para quando tiver tempo de arrumar recipientes adequados, etiqueta, terra etc. Ou então deposito num canto de terra sombreado até o tempo aparecer. Acontece também de recolher vasos com plantas desacordadas por circunstâncias naturais ou negligência e cuidar até a recuperação. Não é raro me esquecer a origem. Quando percebo, a coisa está brotando e acontece de não me lembrar o que é. Foi o caso destas batatinhas. Forcei a memória pra me lembrar de onde vieram, mas que nada. Elas se parecem com ariá, cheguei a provar um pedaço, mas não reconheci. Vi que estavam começando a brotar. Coloquei como prioridade separar os tubérculos e encontrar vaso adequado, mas quando percebi já despontava uma flor branca e lilás. Depois, outra e logo outra mais. Na pressa, agora, enfiei todas batatas juntas num só vaso e não para de sair flor. As flores surgem diretamente do tubérculo à moda dos Crocus, cujas flores que brotam de bulbos são mais simétricas, rosáceas.  Nada de ariá, portanto, que tem folhas grandes.  Bem que podiam ser comestíveis, bem que eu poderia me lembrar como foram parar no meu jardim. Se esqueci o nome de quem me deu, peço desculpas desde já. Caso não seja de comer, ainda assim agradeço pela beleza das flores como candelabros. E, claro, qualquer dica de floristas de plantão será bem vinda. O que é, o que é?

12 comentários:

Anônimo disse...

Oi Neide,

Nunca comentei aqui mas te acompanho sempre!
Esta flor é a que minha mãe e minhas tias chamam de Segredo de Deus; o motivo é que elas dão umas folhagens lindas, que desaparecem, dando a falsa ideia de morte e então um belo dia nascem apenas as flores!
A da minha mãe também saiu semana passada. Se é comestível, não sei; mas é linda de viver, não é?


Beijossssssssssss

Léia

Emerson Rodrigues disse...

Oi Neide creio que se trate da Kaempferia rotunda,ou flor-da-ressurreição, também conhecida como cananga-do-japão. É da familia do gengibre, uma Zingiberácea.

Emerson Rodrigues disse...

Esqueci de dizer que seus tuberculos são usados gastronomicamente em alguns países da Ásia, tal como o gengibre nosso conhecido.
Vide mais aqui: http://perfildaplanta.blogspot.com.br/2010/07/falsas-orquideas-kaempferias-e.html

João Inácio disse...

Tuas estacas de ora-pro-nobis amarela seguem na sexta.

Agora é uma época em que várias flores de bulbos dão o ar de sua graça. Se for a flor da ressurreição, melhor porque é comestível, mas eu só conheço flores de bulbos BEM venenosas: lírio do amazonas, lírio de Natal, lírio da chuva gaúcho(flor branca), lírio da chuva cubano (rosa), tb chamado de lírio de temporal; amarílis, hiperastrum, etc. Todas lindas, venenosas hehehe.

João Inácio disse...

O Tio Google diz que a Kaempferia rotunda ou Crocus asiático é comestível e medicinal. Isto aqui é interessante:

http://plantfreak.wordpress.com/2012/11/12/one-for-the-gingers/

Neide Rigo disse...

Leia, super obrigada por me dizer o nome popular.

Emerson e João, muito bom contar com vocês. Adorei conhecer o nome da flor e mais ainda saber que é parente do gengibre e que come-se.

Com o nome científico a gente descobre um mundo infinito sobre a espécie. Obrigada.

Um abraço, n

Anônimo disse...

Amigos são mesmo um tesouro, né?

Esther disse...

Oi Neide, vc esqueceu de mencionar que o perfume desta flor é bom, agradável, lembra o talco. Minha mãe tem esta flor faz anos, nesta época do ano ela retira do chão para colocar em um vaso e coloca dentro de casa, para que as flores perfumem o ambiente na parte da manhã. Elas morrem ao final do dia, beleza curta.... Conheço como Kananga do Japão também.

Neide Rigo disse...

Esther, você tem toda a razão. A Kananga do Japão tem perfume de sabonete infantil Johnson!

Um abraço,n

Otávio Faria disse...

É Kaempferia, é usada como medicinal por nativos da Ásia.

Unknown disse...

Oi Neide!
Ganhei uma Kananga do Japão, mas me disseram que era orquídea.
Então postei no Face Book e me falaram que era Ressurreição ou kananga do Japão.fiquei muito feliz em sabe que tinha uma flor japonesinha linda enfeitando meu jardim.

Anônimo disse...

Aqui no ES é conhecida como orquídea da terra... quando a folhagem seca a gente retira as batatas da terra e as deixa em um recipiente colocando algumas gotinhas de água para não ressecarem, aí ela começa brotar e nascem flores perfumadas... depois das flores secarem as batatas são plantadas em terra fofas aí começa brotas lindas folhagens até secarem de novo e são retiradas da terra para florirem de novo... A batata é medicinal, eu coloco cinco batatas em um litro de vinho casal de velha e deixo curtir por vinte dias e depois é consumido para infecções urinárias e infecção de útero... abraço