quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Festa Gastronômica Nossa Pitada, em Goiânia: Cúrcuma de Mara Rosa

Gosto de oficinas assim, escolhe um ingrediente e explora, mostra tudo, como é plantado, como é processado, o que se faz com ele. Foi deste jeito a aula sobre cúrcuma de Mara Rosa no festival Nossa Pitada em Goiânia.  As chefs Monick Braga e Gabriela Borges, professoras da PUC-GO, mostraram um vídeo sobre plantio e secagem do açafrão-da-terra na cidade de Mara Rosa, cidade responsável por 90% da produção goiana e que faz até festa para a cúrcuma.  E mostraram receitas. 

É uma cultura fácil, farta e limpa  - não requer uso de adubos e defensivos industriais. Foi introduzida na cidade de Mara Rosa pelos bandeirantes, que a plantaram em fileiras para demarcar a terra onde se encontrava ouro.  Hoje há uma cooperativa (Coperaçafrão) que processa os rizomas e manda para todo o país. Quem puder comprar direto desta cooperativa, não deixe pra depois, pois Goiás exibe a melhor cúrcuma que já provei, talvez por causa da pureza do produto, a maioria vem de Mara Rosa. 

Antes de produzir o pó, a cúrcuma é lavada, cozida e desidratada em fornos - tanto o rizoma principal como os dedinhos que ficam em volta dele. Com o calor, a coloração fica mais forte. A cúrcuma fatiada, seca ao sol e socada em pilão, tem coloração mais fraca. 

Na aula, Monick e Gabriela mostraram o uso da cúrcuma não só em pratos salgados como tantos que há em Goiás  - não dá pra fazer uma galinhada sem cúrcuma, por exemplo. Mas também em sobremesas. Mil folhas em texturas cúrcumas, bolo amanteigado, brigadeiro branco, crocante de massa de harumaki, compota de peras... tudo com cúrcuma. 

No fim, ainda ganhamos potinhos de cúrcuma em pó. E os dedinhos secos, quem quis, levou embora. Imagine se minha bolsa não ficou cheia deles. 




Remédio bom para garganta
Estava neste dia quase sem voz por causa da combinação de falar em local barulhento e resfriar o corpo em ar condicionado e o chef Marcus, marido da Monick, me ensinou um remédio de cúrcuma com mel. Fizemos na hora com o mel de florada de jabuticaba que trazia na bolsa e não é que a garganta foi melhorando.  É só fazer uma pastinha com o pó e ir comendo um pouquinho de vez em quando. 


25 comentários:

Na Cozinha da Leonor disse...

5 *****
Beijocas
Leonor

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

marta disse...

Oi Neide,
Vc.Tem a referencia do video sobre a curcuma? Amo curcuma fresca e aqui impossivel de achar. Vou tentar entrar em contacto com a cooperativa e ver se é possível receber aqui. Imagina receber este prato de curcuma via cabo.

Leili disse...

Neide, gostei de saber que o melhor açafrão que já provou é de Goiás. Aliás, cada artigo que escreve tem sido muito útil para melhorar nosso conhecimento sobre os ingredientes. Muito obrigada pelo seu maravilhoso trabalho. Sou sua fã!

juju gago disse...

oi Neide!

estou aqui me mordendo de curiosa por uma receita de bolo amanteigado de cúrcuma...! isso deve ser muito bom! não quer ensinar, não? !!

Caso a Marta volte a ler isto, aqui em São Paulo eu consigo comprar, de tempos em tempos, do Fernando, do Alimento Sustentável. Este ano já comprei um montão, e ainda delivery e orgânico.!

Adorei esse post, Neide.

sorte,

Ju

juju gago disse...

opa, vejo que a Marta está na Europa.
mas fica a informação pra quem quiser!

Ju

marta disse...

Oi Neide,
entrei em contato com a cooperativa e vou receber pelo correio a cúrcuma em pó e em natura. Espero não ter problema com o departamento de agricultura aqui em receber a curcuma em natura (rsrsrsr). Uma amiga,mandou sementes de couve, há mais de dois meses e nunca recebi. Obrigada pela dica da cooperativa.

Neide Rigo disse...

Marta, já pedi o vídeo para a Monick. Quando ela me responder, eu te passo.
Que bom que vai receber as cúrcumas. Eles estão acostumados a exportar. Será que a cúrcuma in natura não é a desidratada? É assim que ela é aceita no mercado internacional. Mas se for fresca, você pode plantar.

Juliana, vou pedir pra Monick. Bem, a Marta já resolveu.

Um abraço,n

Produtor Musical disse...

Bom saber sobre remedio para limpar a garganta, sou produtor musical e preciso para limpar a voz dos cantores na hora da gravação..

Replicas de Relogios Italianos disse...

Mais de 1700 modelos e 40 marcas de relógios feminino e masculinos para os amantes de relógios sem gastar muito. As melhores lojas de replicas de relógios famosos no Brasil a pronta entrega replicas de relogios , Replicas com qualidade premium AAA...

Unknown disse...

Guia replicas de relógios famosos, lojas no Brasil especializadas em relógios replicas, preços e condições especiais a pronta entrega com qualidade premium aaa, relógios masculinos e femininos com movimento a quartz e automático.
São mais de 1700 modelos de Replicas de Relogios e 60 marcas de relógios famosos... aproveite preços imperdíveis.

Relogios Famosos disse...

as melhores replicas de relógios famosos masculino e feminino, com alto padrão de qualidade, replicas italianas premium aaa, relógios automáticos e quartz..mais de 1700 modelos de relógios replicas importados. veja mais em: Replicas de Relogios Famosos

Perder peso rapido disse...

Interessante notar que Dama Fitness funciona de modo prático. Isto é, ao acompanhar as lições dos ciclos de exercício você já pode praticar hoje, neste exato momento, sem perda de tempo.

acesse: Saúde e Emagrecimento

como perder 10Kg rapido disse...

Como emagrecer 10 Kg rapido

Camila B Melo disse...

Maravilhoso, cúrcuma realmente é um alimento incrível.
Desde pequena minha avô já usava nos temperos e aprendi com ela a amar cúrcuma.

Como Emagrecer Rápido e Fácil disse...

Adorei o artigo. Excelente!
Gastronomia é tudo de bom...

como ganhar dinheiro rápido e honesto disse...

Amo culinária e tudo que envolve Gastronomia. Top demais!

marcos disse...

achei muito legal sobre a parte do açafrão daquele lugar especifico e muito bom, tenho sonho de conhecer e depois disso provar essa folha.

Como Emagrecer Rápido disse...

Muito interessante! Como Emagrecer Rápido e Fácil é o desejo de milhares de mulheres em todo Brasil. E este artigo ficou sensacional.
Seguindo as informações, dietas e exercícios é possível emagrecer 5kg em 1 semana.

Anônimo disse...

Até aqui no nordeste essa Feira é bastante conhecida. Espero um dia possa conhecê-la pessoalmente.
Parabéns pela homenagem.
Valeu

Claudio Pralon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudio Pralon disse...

Bom saber sobre remédio para limpar a garganta. Adorei!

Dieta de 21 dias

Réplicas de Relógios disse...

Desde o ano de 2004 uma nova sensação de modelo replicado vem fazendo a sensação dos entusiastas por modernidade a preços mais baixos, sem perder o lado charmoso no look. Estamos falando da réplica de relógio Hublot Big Bang, uma verdadeira raridade mesmo em níveis mercadológicos informais, principalmente no que tange às primeiras edições norte-americanas que chegaram no aquecido mercado brasileiro de réplica de relógios de luxuosas.

Máscara phytopeel disse...

O Phytopeel é uma máscara indicada para todos os tipos de pele, com fórmula inovadora para o tratamento contra manchas de melasma, acnes e cravos.

Phytopeel disse...

Phytopeel Fórmula Desenvolvida com Alta Performance Cosmética, Começa a Agir desde a Primeira Aplicação.
A Máscara Phytopeel é uma máscara indicada para todos os tipos de pele, com fórmula inovadora para o tratamento contra manchas de melasma, acnes e cravos.

Réplicas de Relógios disse...

Em termos de réplicas de relógios essa é uma notícia interessante, tendo em vista que com o seu simples jeans e com a sua camisa Polo básica dá para conquistar uma verdadeira valorização na estética, uma forma de mostrar ao mundo que você não é uma pessoa qualquer, principalmente pelo relógio Hublot réplica no pulso que não deve em nada para as versões originais.