segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Pêssegos em compota

Entre setembro e novembro tem pêssego para compota. Minha mãe sempre tinha um pote com compota de pêssego no final do ano, feita com as frutas colhidas no sítio de Fartura. Por sorte, logo descobri um pé na praça aqui perto de casa e todo ano tenho uma pequena colheita, quando não chegam antes de mim. Porque no mercado a gente não encontra pra comprar. Agora, finalmente, terei minha própria safra, ainda que pequena por enquanto. 

A pequena árvore foi presente do amigo Celso Fioravante que, como eu, vai enfiando na terra as sementes das frutas que come. No caso dele, na varanda do apartamento no centro de São Paulo. Às vezes o espaço está tão cheio, tão verde e com plantas tão altas,  que mal se percebe que aquilo está à altura de décimo quinto andar. Como o pessegueiro já estava ali sofrendo, ele me deu pra plantar no sítio em Piracaia. Assim que plantei,  um único pesseguinho amadureceu e eu comi. Era delicioso maduro - foto aí embaixo, e foi pouco. 

Neste ano, a produção foi um pouco maior. Poderia ter deixado no pé para amadurecer mais, porém, quando estive lá, há 10 dias, resolvi colher todos para fazer compota já que as formigas haviam acabado com as folhas, deixando o pé pelado, só com as frutas expostas. E se formigas comem até fruto da lobeira que é ruim pra caramba, imaginei que aqueles pêssegos aveludados, coloridos, doces e suculentos seriam as próximas iguarias que elas estavam reservando para a sobremesa. E tão chamativos assim, também seriam banquete para os pássaros. Pois fui mais esperta e trouxe todos comigo. Viraram compota -  pouca,  mas compota. Como aprendi com minha mãe, não se põe nem cravo nem canela neste doce em que o próprio pêssego e seu caroço - tem que ficar com o caroço -, são os aromatizantes perfeitos para a calda. Qualquer outra adição confunde. 

Tem um ano que ganhei
 
As formigas atacaram

O único colhido no ano passado nesta época 

A colheita 
A compota 
A receita da compota está aqui : 
http://come-se.blogspot.com.br/2010/10/um-pessegueiro-na-praca-uma-compota-de.html
Ou aqui:  http://come-se.blogspot.com.br/2007/11/verdes-em-fartura-ou-compota-de-pssegos.html

9 comentários:

Anônimo disse...

Neide, que delícia!! Também costumo plantar sementes, mas para meu desgosto não tenho terra para plantar e nem amigos para doar as mudas no momento ... Mas o post de hoje me fez lembrar da infância, na casa de meus avós havia pessegueiros que davam frutos deliciosos ... Saudades daquela época! Bjs, Liliana.

Gilda disse...

Bem lembrado! Vou pedir ao pessoal da feira para ver se consigo alguns verdolentos. No ano passado eles me enrolaram e não trouxeram. Fiquei a ver navios. É a única compota de pêssego de que gosto.E que lindeza de pessegueirozinho!

alexandre e alana disse...

essas formigas são danadas!

Naomi disse...

Legal de ver Neide! Tanto a foto dos pêssegos no pé como na compota. Abs

† Catarina Lazzaris † disse...

Hummmm compota de péssego é só amor♥

http://entrecaveiraserosas.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

A melhor compota de pêssegos do mundo! ♥ (pelo menos pra mim.. rs)
Já fiz várias vezes, e sempre tenho que dividir, pq todo mundo que experimenta ama! Fora que é uma ótima forma de aproveitar os pêssegos que sempre acabam bichados quando maduram no pé. =/
Neide, muito obrigada por sempre solucionar minhas dúvidas!
Abraços,
Vah

Yolanda disse...

Neide, como a vida é simples, nós a complicamos, basta uma semente e amor e tudo está pronto. Bjs.

Anônimo disse...

Oi! Muito legal o Blog.
Só quero deixar uma informação que, talvez, possa ser muito útil para o pessoal que gosta de conservas.
-se for fazer com pêssego que ainda estão "verdes" (duros), pode lava-los e colocar em agua quente com sal-amoníaco. o sal-amoníaco se coloca quando a agua estiver fervendo, e junta-se os pêssegos mexendo com colher.
Solta toda a casca e os pêssegos ficam lisos igual comprados.

Anônimo disse...

Olá Neide, lendo esse texto e percebi que o pessegueiro foi plantado de semente. Eu tenho uma muda de pêssego feita através de semente. Será que dará frutos? vc sabe me dizer com qual tempo? ele tem 8 meses.