quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Presentes de inverno

Antes de eu viajar, foi engraçado, pois estava sem tempo algum para ir pra cozinha e, de uma só leva, chegaram presentes daqueles que exigem da gente certo esforço para não botar tudo a perder. E perder preciosidades, nem pensar. Nem que tenha que sacrificar algumas horas de sono para dar um encaminhamento mínimo. 

Da Bahia, chegaram em dias seguidos dois pacotes. Um por sedex, outro pelas mãos da amiga Sofia Carvalhosa. No Sedex, presentes da minha amiga Silvia Lopes, que mora em Salvador. Docinhos de banana, biscoitos, cocadas, tabletes de chocolate artesanal, daqueles duros sem gordura, que eu adoro. E ainda colherinha de madeira e tigelas de cerâmica. O outro pacote trazido por Sofia, coincidentemente foi mandado pelo ex-marido de Silvinha, Alcino, dono da Pousada Estalagem do Alcino, em Lençóis, na Chapada Diamantina. Sem que um soubesse do outro. Por coincidência, a caixinha de cocada era exatamente da mesma marca. Ele mandou ainda ingredientes da feira de lá: hibiscos, licuri e batata da serra. Estas,  ainda me aguardam na geladeira. Os hibiscos já estavam começando a querer amolecer, mas consegui salvar a maioria. Lavei, tirei as sementes para plantar, e coloquei pra secar, aproveitando o tempo de sol e secura. 

Toranjas e limões sicilianos, do Embu
Já na hora de ir para o aeroporto, chegou aqui o amigo Jerônimo Vilas Boas trazendo meles de abelhas nativas do Xingu, além de toranjas e limões sicilianos, bem rústicos, do sítio dele, em Embu. Ainda estão na geladeira à espera de um destino.  Certamente vão virar compota e geleia.  

Limões zamboa, de Piracaia
E um pouco antes, ganhei dos caseiros Carlos e Silvana, um tanto de limão zamboa que foram deixados de molho por uma semana e foram para a calda de açúcar, mas deles falo depois. 

Ah, como é bom ter amigos! 


Um comentário:

Mariangela disse...

quero comer cocadas e docinhos de banana Neide rsrsrs...