quarta-feira, 19 de junho de 2013

Quem quer mangarito? Já tem pra comprar

Para comer ou plantar.  Acabei de receber email do amigo Bernardo pelo grupo do Slow Food. Reproduzo para os interessados. Aproveite, que a hora é esta.  

"Olá amigos da rede Slow Food.
Um produtor conhecido meu aqui de Santa Catarina iniciou o plantio de Mangarito no Vale do Itajaí. O Mangarito é um tubérculo maravilhoso de casca roxa e interior bem alaranjado, com perfume e leve adstringência no paladar. 
Este tubérculo encontra-se em vias de extinção devido ao difícil manejo e crescente desinteresse dos produtores em produzi-lo, preferindo a produção de Aipim pela facilidade de manejo e venda.
O Mangarito só produz no mês de Junho, mas pode ser estocado descascado e congelado. Os interessados podem contactar Delmar pelo telefone 47-8421-1082. Grande abraço a todos, Bernardo Simões"

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Neide. Finalmente fui apresentada ao mangarito. Foi ontem, numa excursão do SESC de SJCampos à Paraibuna. Numa Oficina Gastronômica com João Rural, descasquei vários deles, comi e gostei. Ainda não posso comprar para plantar (preciso antes do terreno), mas já posso dizer que conheço, né? Em tempo, falei de você e do Come-se à nutricionista do SESC que nos acompanhava na excursão. Quem sabe te convidam para vir a minha cidade?? Bjs, Liliana.

Cozinha Pratika disse...

Boa noite, gostaria de saber qual a cidade do vale tem este produtor? Moro em Itajai.

Herbert disse...

Boa tarde! comecei minha plantação de mangarito ano passado e fui bem sucedido... Esse ano plantei cerca de quarenta quilos de semente e a plantação está maravilhosa; espero fazer boa colheita. Uma boa colheita se consegue com uma terra bem gorda, fofa e úmida. Carlos Roberto Schumann - Timbó,SC 47-91732287.

Luzia disse...

Bom dia! Há mais de 50 anos não vejo esse tubéculo e já havia até me esquecido de sua existência. Gostaria de saber como conseguir uma muda ou semente, lembro-me que o mangarito veio de Minas Gerais.

Unknown disse...

Eu consegui comprar 5 k .parece mentira . Fui apresentada ao mangarito uns 15 anos e não achava para comprar muita gente não conhece .Quando achei nem acreditei. Agora sei que no mês de junho até agosto posso comprar.

Anônimo disse...

Por favor, é possível alguém me vender uns dez mangaritos pra que eu possa começar a cultivá-los? Já comi quando era criança e gostava muito, mas infelizmente por aqui não encontro mais.
by: ElienaE.

silva paul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
silva paul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
silva paul disse...

mangarito vendemos mudas tubérculo brotando para plantio
agroruralmf@gmail.com

Maria Cecilia Alves Pereira disse...

Como faço para comprar?

erica tiburcio disse...

quero comprar mudas umas 20 mudas